Uma lição para mim



Para quem não sabe, sou bióloga, mas não trabalho na minha área, atualmente trabalho em uma empresa de metalurgia no setor administrativo e me deparo com opiniões muito fortes o tempo todo, com realidades distintas o tempo todo e com atitudes que me dão desde nojo até orgulho. Agora, sentado na minha frente está o mais novo funcionário da empresa, e estava até agora a pouco me contando sua história.

Ele trabalhava aqui na empresa já há 10 meses como pedreiro e recebia por semana. Por conta da idade (que deve ser mais de 60 anos) esse funcionário pediu demissão porque não aguentava mais o serviço e coisa e tal. Triste, mas é uma realidade que temos que convier infelizmente.
Hoje ele apareceu aqui na empresa, entrou na sala do chefe, ficou um tempão, saiu, foi pra outra sala e voltou aqui para tirar uns xerox de uns documentos e esperar para falar no Departamento Pessoal e nessa hora começou a me contar um pouco da sua vida.


Esse senhor sempre trabalhou em banco, no caixa e em frente ao computador. Dai perdeu o emprego e começou a trabalhar como vendedor, não sei do que mas em escritório também, o fato é que a empresa que ele trabalhava fechou e ele ficou sem emprego. Com mais de 60 anos, ninguém dava mais emprego para ele, e sem ter como pagar as contas ele aceitou trabalhar com um visinho de PEDREIRO.


Gente trabalho de pedreiro não é pra qualquer um não, ainda mais para uma pessoa que trabalhou a vida toda na frente de um computador. Pensem na reviravolta que esse homem teve que fazer para sustentar a família. O fato é que com a idade vieram as dores e ele não aguentou o trabalho e pediu demissão. Eis que hoje meu Patrão o chamou e o contratou para o cargo de Serviços Gerais e ele aceitou e está sendo registrado com mais de 60 anos de idade.


Isso me fez pesar em tanta coisa, eu teria coragem de mudar para um emprego dessa maneira? Não estou desmerecendo os pedreiros, longe de mim... Mas não é qualquer um que dá conta de fazer o que eles fazem. E outra, estudei para ser bióloga e hoje trabalho como administradora (auxiliar) e já me sinto infeliz porque não consigo o que eu queria, fico imaginando esse homem que teve um salário muito melhor em um lugar muito melhor e agora trabalha limpando uma empresa, buscando as coisas fora e por ai vai.


Isso é coragem, é garra, é esperança de que um dia tudo vai melhorar. É o que me falta, lutar de olhos fechados sem se importar com diploma e sim com a possibilidade de dar certo na vida.

Os meus mais sinceros parabéns para esse homem que me deu uma lição de moral sem falar quase nada, hoje olho pra ele com mais orgulho e com um certo (enorme) respeito. Espero ser assim quando eu crescer!

Beijos a todos e excelente final de semana!

19 comentários

  1. Cah... amei o post!

    O mercado de trabalho, principalmente, nas grandes cidades tem se tornado cada vez mais inchado... não há espaço para todos e as pessoas precisam especializar-se cada vez mais para cnquistar as poucas vagas que restam. O problema é que especializar-se é caro! se o governo não dá subsídios ao cidadão para que ele melhore, ele, claro, não vai melhorar! Daí, acontecem essas coisas: pessoas que atuavam e até são formandas, como vc, em outras áreas, passam a trabalhar em outras, que, muitas das vezes, não tem nada a ver com elas...

    o caso desse senhor até digo que é raro. Pq ele é um cara virado. Não se deixou ser completamente vítima desse sistema esmagador... mas, infelizmente, a grande maioria, não faz isso... prefere esperar até surgir uma oportunidade, que muitas das vezes não chegará...

    resultado disso é uma população cada vez maior de miseráveis no nosso país..

    é triste. mas é a realidade....

    seria bom se isso mudasse, né?!

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Cah... amei o post!

    O mercado de trabalho, principalmente, nas grandes cidades tem se tornado cada vez mais inchado... não há espaço para todos e as pessoas precisam especializar-se cada vez mais para cnquistar as poucas vagas que restam. O problema é que especializar-se é caro! se o governo não dá subsídios ao cidadão para que ele melhore, ele, claro, não vai melhorar! Daí, acontecem essas coisas: pessoas que atuavam e até são formandas, como vc, em outras áreas, passam a trabalhar em outras, que, muitas das vezes, não tem nada a ver com elas...

    o caso desse senhor até digo que é raro. Pq ele é um cara virado. Não se deixou ser completamente vítima desse sistema esmagador... mas, infelizmente, a grande maioria, não faz isso... prefere esperar até surgir uma oportunidade, que muitas das vezes não chegará...

    resultado disso é uma população cada vez maior de miseráveis no nosso país..

    é triste. mas é a realidade....

    seria bom se isso mudasse, né?!

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    NUnca trabalhei de pedreiro, mas já passei por fases na vida e algumas nada fáceis. Qse sempre estive em cargo de direção e chefia, mas me vi fazendo faxina em empresa, pois meu ex-marido me humilhava ao máximo, era o tipo de pessoa que para se sentir bem precisava rebaixar alguém e eu me tornei uma vítima dele (não gosto de lembrar, por isto não vou me estender).
    Tb me vi desempregada por um tempo e comecei a pintar panos de prato, pois pintar telas é muito lindo mas não vende e eu tinha uma filha para sustentar.
    Tenho que parabenizar este homem pela coragem, mas parabenizo tb o seu chefe que teve a coragem de contratá-lo na idade em que ele está e mudá-lo de função. Poucas pessoas t~em coragem e humanidade para dar uma chance para alguém recomeçar.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Flávia, vc tem todarazao, seria otimo mesmo se isso mudasse, e tb acho que esse senho é raridade, por isso tirei dele uma licao muito grande, espero ter essa força de vontade um dia!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!
    Realmente é uma lição de vida...
    Fiquei aqui repensando minha vida, suas prioridades e o quanto reclamo "de barriga cheia"...
    Bjs!
    Déia

    ResponderExcluir
  6. Camila, no Brasil está cada dia mais complicado, tanta gente trabalhando em algo que não tem nada a ver com o que estudou. Mestrado e doutorado não fazem nenhuma diferença se o mercado de trabalho não absorve empregados em determinadas profissões.
    O exemplo desse funcionário é mais comum que se imagina, muita gente acaba aceitando qualquer ocupação, afinal trabalhar e sustentar a família é preciso. Aí entra a dignidade, humildade e quem tem um salário fixo tem mesmo muito que agradecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Camiiiiii, querida!
    Lógico que não te odeio pq vc não gosta do BBB e do chilete! Eu te respeito né flor?! Tem tanta gente q não gosta, rs. Agora eu sou viciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiada, amo de paixão e amooooooooooooooooooooooooooo chiclete com banana! rsssssssss
    Cada um com seu gosto né?!
    Somos xarás ma diferentes, imagina se fossemos iguais que coisa chata?
    rsssss Beijão viu?

    ResponderExcluir
  8. Ca, vai atrás dos seus sonhos. Você gosta da área de biologia? O que queria fazer de verdade? Aproveite essa força e pense melhor do que te fará feliz profissionalmente.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Sua sensibilidade é muito interessante... adorei o que postou...
    bjs c cuida...

    ResponderExcluir
  10. Tia Betty, imagino o quanto deve ter sido dificil essa época ruim que vc passou, mas aqui d efora sei que foi ela que contribuiu e muito pra ter feito vc assim como é hj, vc é linda, sensivel e inteligente. Só te adimiro mais agora!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Camila minha mae costuma dizer uma frase que acho justa: "O que seria dos BONITOS se os FEIOS não existissem..." hahahaha
    Adoro doferenças!!!

    Nanda, acho que ando é sem essa força viu... sem essa coragem toda!!! Eu adoraria trabalhar na minha area mas ta difiiiicil!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  12. Não consigo entender o preconceito contra o emprego de pessoas de mais idade. Elas tem mais sabedoria e experiência que as jovens, por que não dar a elas também uma chance de demonstrar a sua capacidade? Espero que isso aconteça com esse senhor e que sua honestidade e esforços sejam recompensados.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  13. Ca, q realidade dura e cruel.. mas verdadeira... coragem ele teve e força de vontade, pq recomeçar com esta idade nao é facil.

    beijao e bom final de semana, desculpe a minha demora em respoder os posts.. mas ando sem tempo, trabalhando mto.

    ResponderExcluir
  14. Ca, vc perguntou sobre o make up da coleção da Rodarte... entao eles escolheram aquela forma de representar a tendencia que o estilista quer passar e inspiração da sua coleção, agora o ar blasé delas, é uma forma q elas encontram de mostrar o carão nas fotos.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. A VIDA É MESMO DURA
    AS PESSOAS NAO PENSAM Q SUA VIDA IRA MUDAR DEPOIS DE UM CERTO TEMPO MAS ND SAI COMO PLANEJAMOS

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. É realmente uma lição de vida. Espero que ele encontre um nova caminho que possa retribuí-lo por todo esforço. Beijos (te seguindo)

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila!

    É bom ver que em algumas empresas as atitudes estão mudando, ficando menos preconceituosas, parabéns para o contratado e p/ o gestor.

    Não sabia que vc era bióloga, vc tem afinidade com alguma área específica? Estou organizando um post só de bichos silvestre que tiramos fotos aqui na região, tem uma borboleta linda, tirei a foto dela dentro de casa, nunca vi uma igual...

    Bella um bom fds p/ vc.

    Beijooooooooos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila, não sei se já disse isso mas o fato é que estou cada vez mais encantada com seu blog! Textos com temas variados, e escritos de forma maravilhosa.
    Esse em especial passa uma mensagem sim. Adorei!!

    bjoo
    http://feedbackpositivoagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...