Feliz Ano Novo para todos! \O/
Que delícia é começar tudo de novo né? Ter oportunidades e desafios novos. Eu sei que no fundo não passa de uma data e que a mudança do calendário não muda nada, mas a atmosfera ao redor parece colaborar para algo. Pode ser besteira, mas eu gosto de pensar assim. Uma página em branco é sempre bem vinda.
E foi pensando nisso que criei essa TAG, para premiar os melhores livros lidos no ano passado e encerrar 2015 mostrando o que ele teve de melhor, para seguir com obras novas (ou não tão novas assim) daqui em diante. Vamos brincar?
O prêmio será essa incrível (e digital) Estatueta:
Quer participar dessa TAG também? Se você tem um blog está convidado desde já. Clique AQUI e veja como fazer. Vou adorar ver todo mundo participando.
Todos os livros indicados e premiados que possuem resenha aqui no blog estão destacados e com links embutidos. É só clicar no título para conhecê-lo melhor. Algumas resenhas serão publicadas agora em 2016 e irei atualizando os links desse post.
Então vamos ao que interessa. Eis aqui o meu Oscar Literário 2015
1 - Melhor Descrição de Cenário
Sabe aquela descrição da mesa de jantar que chega a cheirar bem? É essa que eu quero.
Indicados:
- Crônicas do Gelo e Fogo (R. R. Martim)
- Os Miseráveis (Vitor Hugo)
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
Vencedor: Crônicas de Gelo e Fogo (R. R. Martim)
Decidi premiar essa obra pelo fato de que eu simplesmente gostaria de visitar Winterfell. Sério, as descrições no livro são magníficas, os banquetes chegam a cheirar bem e os guerreiros azedam tudo com seu cheiro de suor. Ao passo que visualizo cada Lord e cada cavaleiro, sem precisar recorrer à série para isso. É tudo muito completo. Em Os Miseráveis ganhamos muito em descrição também, o mesmo acontece com Harry Potter, mas o mundo de R. R. Martin é simplesmente deslumbrante.
2 - Melhor Personagem Coadjuvante
Aquele que quase se destacou mais do que o protagonista. Tem obras que isso acontece e chega a confundir o coração do leitor.
Indicados:
Vencedor: Enquanto eu te Esquecia (Grady)
Apesar de ter me apaixonado perdidamente pelo divertidíssimo Gravoche de Os Miseráveis, resolvi premiar Grady do livro Enquanto eu te Esquecia, porque me faz falta um personagem consistente e confiável nos romances atuais. Grady estava sempre lá, firme e decidido. Sabia o que queria, lutava por seus ideais e se mantinha acessível, mesmo nos piores momentos. Um romance para funcionar bem (em minha opinião), precisa de um porto seguro desse tipo e é por isso que esse me conquistou tanto. Pedro do livro Clube dos Herdeiros também me chamou atenção, mas como ainda não sei o seu desfecho, acabei decidindo por Grady mesmo.
Ps: Eu quase indiquei o John Smith do livro Um Romance Inesquecível, mas estaria deixando meu fetiche falar mais alto em uma indicação séria.
3 - Melhor Personagem
Aquele que você até acha possível encontrar na rua de tão real que ele é. Nem sempre é o "mocinho", vilões nos encantam também.
Indicados:
Vencedor: Os Miseráveis
Seria impossível não premiar Vitor Hugo pela construção do personagem mais profundo que já conheci na literatura. Durante a leitura dessa obra, Jean Valjean muda diversas vezes e se transforma de acordo com a necessidade que a vida lhe impões. Seu final é de derramar lágrimas também. Ele merece. Jake está em meu coração, assim como a interessantíssima Karou, mas Jean Valjean é “O Cara”.
4 - Melhor Escritor Veterano
Aquele que você sabe que irá te salvar de uma ressaca literária. O que parece escrever apenas para você no mundo.
Indicados:
Eu escolhi Stephen King, mas não pense que fui imparcial por conta da minha paixão pelo escritor, Adoro Neil Gaiman e seu livro foi genial, assim como acredito que Laini Taylor descobriu uma formula nova com sua trilogia, mas King saiu de sua zona de conforto, deixou o terror de lado e mesmo assim brilhou intensamente com essa obra. Difícil passar despercebido com isso tudo.
5 - Melhor Escritor Revelação
Um rosto novo é sempre bom, histórias frescas, melhor ainda. Quem chegou, "causando" na sua estante, esse ano?
Indicados:
- Raphael Montes (O Vilarejo)
- Jussi Adler-Olsen (A Mulher Enjaulada)
- Sue Monk Kidd ( A Invenção das Asas)
Vencedor: Jussi Adler-Olsen (A Mulher Enjaulada)
Esse escritor trouxe de volta a magia da investigação para a minha vida. Um livro policial, com uma trama verdadeiramente boa era o que estava faltando. Já estou com outro livro dele e esse ano teremos mais desse escritor por aqui. Raphael Montes só não levou esse estatueta, por conta de outra obra que li dele (veja aqui) e que comentei sobre a incrível semelhança com outro livro que eu havia lido. Não achei isso legal. Sue Monk Kidd merecia o prêmio também, mas eu só posso escolher um...
6 - Melhor Livro Nacional
O Brasil tem se destacado tanto na literatura que merece uma categoria só dele. Que venham os nacionais.
Indicados
Vencedor: O Vilarejo (Raphael Montes)
O prêmio estava pronto para ir para minha amiga e parceira Karen Alvares. O livro Inverso me conquistou de tal forma que antes mesmo do ano acabar eu decidi que ela merecia levar esse prêmio, mas então apareceu O Vilarejo desse escritor que vem se destacando tanto e... Gente, o terro que ele coloca nestas páginas é a coisa mais deliciosa que eu li em 2015. Não posso deixar passar batido, uma obra que me causou tantas reações. Estou realmente apaixonada por esse livro e por isso, o prêmio é dele. Ele escapou na categoria acima, mas ganhou nessa! A vida é assim...
Clube dos Herdeiros foi paixão também e não pensem que não sofri com essa escolha. São 3 obras excelentes e para vários tipos de leitores. Recomendo que leiam!
7 - Melhor Livro Infantil
Não precisa ser necessariamente infantil, livros que você leria para o seu filho também contam. Aquelas fofuras da literatura merecem ser premiadas.
Indicados:
Vencedor: O Livro do Cemitério (Neil Gaiman)
Porque não existe um escritor mais sensível do que Gaiman quando o assunto é a morte e seus monstros. Se você está procurando uma forma bacana de introduzir algo assustador no cardápio literário do seu filho, eis aqui a solução. Gaiman é sutil e delicado ao lidar com esse tema e desconfio que, é capaz de escrever sobre as piores coisas do mundo, de uma forma tão branda que parecerá lindo e romântico. Ele merece esse troféu!
Mas minha escolha foi difícil dessa vez. Ana e a Trilha Secreta é, de fato, o único livro infantil dessa lista e não premiá-lo me deu uma tristeza. Já o do King é, novamente, aquela questão de ver o mestre saindo de sua zona de conforto e brilhando intensamente mesmo assim. Todas são obras imperdíveis e merecem ser lidas por crianças e por adultos.
8 - Melhor Conto
Contos são obras pequenas e, independente do gênero, nos tiram o fôlego também. Grandes escritores se rendem à eles.
Indicados:
Vencedor: 1922 - Escuridão Total Sem Estrelas (Stephen King)
Porque neste primeiro conto, de um livro com 4, King traz à tona tudo que tem de melhor em sua mente diabólica (pior talvez? rsrs), de uma forma brilhante, que só ele sabe fazer.
Ninguém da Karen Alvares é tão assustador quanto o do King e O Vilarejo conta com 7 deles. Foi difícil escolher apenas um.
9 - Melhor Editora
Algumas editoras conseguem trazer para o leitor o melhor da literatura e transformam os livros em verdadeiras obras de arte. Sempre tem uma que se destaca mais do que as outras de tempos em tempos.
Indicadas:
Vencedora: DarkSide
A Edição de Os Miseráveis da Martin Claret é a coisa mais linda que já vi e nem sei como não premiei essa editora por isso. O mesmo aconteceu com a Suma, que arrasou no livro O Vilarejo e vem fazendo esse mesmo trabalho com todas as obras do King, mas a DarkSide parece ter vindo para ser a nossa “cereja do bolo”.
Não só pelo Hellraiser, mas também pela edição linda de Os Goonies que ficou tão fofa e divertida, que me senti no clima do filme, antes mesmo de ler. Sem falar que, não li, mas conheço outros livros deles, lançados em 2015, que possuem o padrão que tanto queremos. Eles merecem.
10 - Melhor livro
Aquela obra que tirou seu sossego por dias ou que você leu em uma "sentada" só. Que te fez pensar, refletir, amar e desejar ter escrito isso antes do escritor.
Vencedor: Novembro de 63
Foi uma grande surpresa, até para mim, classificar essa obra, sendo a melhor do ano, quando ela concorre com outra de terror do mesmo autor. Está certo que eu prefiro o Stephen King perverso e sanguinário, mas Novembro de 63 é uma obra tão incrível que eu seria injusta se não a premiasse. (Isso não aconteceria se eu tivesse lido IT esse ano. Certamente ele levaria o prêmio).
Os Miseráveis só não levou esse título, porque sofri um pouco com a leitura. É imenso e denso ao extremo, mas merecia também. Pena poder premiar apenas um.
UFA! Como é difícil escolher apenas um em cada categoria. Certamente, se eu indiquei a obra é porque a leitura merecia o prêmio e daí já fica de dica para você, que está procurando uma nova leitura.
Espero que tenham gostado! Vamos em frente agora. Que 2016 venha com tudo, cheio de trabalhos e recompensar. Com melhores notícias, não só na área cultura, mas também na social. Um excelente ano para todos nós!
Êêê... Estava louca pra saber as respostas da criadora da Tag... Suas respostas me deixaram muito curiosa pra ler alguns livros q já vou marcar na minha imensa lista... Camila, parabéns pela tag... E obrigada pelo convite... Adorei responde-la...
ResponderExcluirLivros Terapias
Gostei dos resultados, Camila. Ano que vem, quero ver "O País de Outubro" concorrendo. Por falar nele, não deixe de ler o conto "Havia uma Velha Senhora", meu favorito no livro todo. É uma fofura macabra, sensível e divertida. Beijos!
ResponderExcluirAdorei sua tag, Muito boa, nao tinha visto desta ainda.
ResponderExcluirOtimo post, adorei os looks.
Tem um super sorteio rolando no blog e vc não pode ficar de fora.
Venha conferir. seguindo já, segue de volta meu novo blog.
Blog Estilo.Quem tem?
Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #
Seja um afiliado Egrana e ganhe dinheiro na internet de um jeito bem fácil.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAcabei de ver essa tag em outro blog e gostei demais dela. Gostei dos seus indicados, mas ainda não li nenhum dos livros que venceram as categorias.
Apesar disso, tenho interesse em "O Livro do Cemitério", pois sou fã do Neil Gaiman, e "Os Miseráveis".
Abraço!
Tudo Online | Participe do sorteio do livro "A caixa de Natasha"
Oi, Caaa! Ainda tô revoltada com esse monte de imagem que eu tive que fazer pro meu post iuHAUIhOUAHUAI mas enfim, logo ele sai ♥
ResponderExcluirVocê realmente curtiu Os Miseráveis né haha só de olhar para esse livro eu me assusto de tão grande que ele é. Não sei se pegaria para ler :(((
Adorei a participar da brincadeira. Logo logo sai meu post. Beijos
SIL ~ Estilhaçando Livros
Camila, no finzinho do ano passado fiz uma lista de livros que quero ler esse ano e advinha onde eu fui buscá-los?
ResponderExcluirClaro que aqui!
Alguns estão no seu Oscar!
Bjs
www.digoporai.com
Olá Camila
ResponderExcluirEu não li nenhum dos livros mencionados acima, mas morro de curiosidade de ler os miseráveis é um clássico e meu padrasto vive falando dele!Esta na minha lista também feito de fumaça e osso, já li diversas resenhas sobre este livro e estou bastante ansiosa para lelo, adorei a tag *-*
Beijinhos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
Oi, oi!
ResponderExcluirComo já era de se esperar, em 2015 eu fiquei só livros de amorzinho e não li nenhum outro gênero. Esse ano quero mudar!
Vi que nos indicados tem muito o Stephen King. Minha amiga leu "O cemitério" e adorou. Lerei ele em breve.
Bjs e feliz 2016!
Não me venha com desculpas
Vc precisa ler O CEMITÉRIO. É um dos melhores livro que já li do mestre!
ExcluirAdorei essa TAG e adorei muito mais suas escolhas. Amo Neil Gaiman e Stephan King e fiquei muito feliz que eles ganharam algumas estatuetas. Mais que merecido também a estatueta pro Jean Valjean, é um personagem sensacional.
ResponderExcluirAbraços
http://www.desconstruindooverbo.com.br
Exceto pelas Crônicas de Gelo e Fogo que eu já li, eu vou procurar esses vencedores porque os indicados foram ótimos então os que ganharam devem ser um badalo! (ainda usam esse termo em pleno 2016?) Já ouvi tantas coisas boas sobre Stephen King e ainda não li um único livro dele #fail, preciso adicionar isso as minhas metas de 2016!
ResponderExcluirFeliz 2016 e até mais :*
http://thesecretshoot.site90.com/
Oi
ResponderExcluirlegal os escolhidos, ainda não li nenhum desses livros ganhadores, mais quero ler As cronicas de gelo e fogo e Enquanto te esquecia.
Achei muito legal sua ideia desse oscar.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Adorei essa tag que você criou, Camila! :)
ResponderExcluirFiquei muito feliz de estar aqui, ao lado de tantos escritores ótimos e obras fantásticas. Obrigada, sua linda!!!
Você merecia um prêmio Karen, pena que só pude escolher um de cada categoria, mas fiz questão de te colocar ali ao lado deles!
ExcluirAmo suas histórias!
Oi Camila! Que tag show ein?
ResponderExcluirParabéns pela criatividade ❤️ Fiquei meio triste por Feita de Fumaça e Osso não ter levado nenhuma, adoro esse livro. Acho que entre os vencedores o único que tenho vontade de ler de verdade é O Vilarejo. E espero que consiga a oportunidade de lê-lo em breve. Nossa
Menina da Livraria
Que excelente, Camila!!
ResponderExcluirVocê é muito criativa!!
Beijo grande :*
Sankas Books
Oi Camila !
ResponderExcluirAmei essa tag, sem contar as ótimas indicações e as categorias !
Adoro essa coletânea dos melhores do ano *-*
Beijos
www.sorvete-literario.blogspot.com
Queria ter lido mais nesse último ano para participar desse tag :/
ResponderExcluirLi tão pouco que não compensa.
Parabéns para os seus ganhadores hehe