Introdução - A ordem certa das coisas (Especial Hannibal 1/9)


Com este texto, começaremos um #EspecialHannibal durante o mês de Agosto. Será tipo um "esquenta" para o nosso mês do Halloween que já está sendo preparado, e também, por que eu simplesmente não consegui me conter e guardar estes textos até lá!


Falaremos sobre os a quadrilogia de livros e também sobre os filmes e a série, traçando comparações entre eles e sua fidelidade (ou não) às obras literárias. O que ficou melhor e o que não funcionou. Também quero conversar um pouco sobre os vilões e os mocinhos (se eu encontrar algum), além de destrinchar todo o requinte do canibal mais charmoso do planeta.


E hoje quero falar um pouco sobre a ordem que o escritor Thomas Harris escreveu os livros e como isso afetou suas adaptações. Acredito que nem ele esperava que seu personagem Hannibal Lecter fizesse tanto sucesso.


Thomas Harris não era tão principiante assim, quando começou essa saga. Em 1975 terminou um romance chamado "Black Sunday" (Domingo Negro) que foi adaptado (1977) para o cinema com o mesmo título. A obra falava de terroristas islâmicos que queriam jogar uma bomba durante um evento esportivo, usando um dirigível publicitário.


Apenas 6 anos depois, e após ter mergulhado profundamente nos estudos de investigações criminais, acabou lançando seu segundo livro e este sim, trouxe pela primeira vez o psiquiatra Hannibal Lecter e todo seu intelecto, para os leitores. Era o ano de 1981 quando Thomas Harris escreveu Red Dragon (Dragão Vermelho) e deixou sua marca no mundo.

O problema é que a obra já começa no meio de uma história. Hannibal já está preso e tem um passado glorioso com o investigador Will Grahan, mas não o conhecemos, porque a obra começa aí. Nesse caso a SÉRIE foi muito generosa com os leitores, pois trouxe toda a história ANTES de Lecter ser preso (Um ponto para a série).


Logo em seguida, Thomas Harris escreveu Silêncio dos Inocentes (1988) e essa é sua obra mais famosa, tanto nos livros, quanto nos cinemas. Hannibal aparece bem mais nesse volume e ganha um destaque assustador com sua inteligência quase sobrenatural e seu faro infalível.

A relação que ele cria com a estudante Clarice Starling é enlouquecedora e foi belíssimamente retratada na série, mas com outro personagem, tão famoso quanto ela: Will Grahan, citado acima e que nos livros participou apenas do Dragão Vermelho, mas é citado em todas as obras, pois foi o policial que mais se aproximou de Lecter, antes de ser preso.

Na série, Will é o grande destaque e talvez por isso eu tenha sentido tanto sua falta nos livros seguintes de Thomas Harris. Infelizmente a série foi cancelada antes que pudéssemos conhecer Clarice Starling, mas os filmes estão aí, contando com duas atrizes incríveis em sua pele.


Após estes dois volumes - ambos com um final sangrento - Thomas Harris escreveu a continuação direta de Silêncio dos Inocentes que leva apenas o nome "Hannibal" e tem um desenrolar fantástico. É a primeira vez que acompanhamos o psiquiatra tão de perto.


Então, Hannibal Lecter ficou famoso no mundo todo e Thomas Harris resolveu criar o ultimo livro, chamado "Hannibal, a origem do mal", mas que na realidade deveria ser o primeiro, porque conta a história desse personagem desde criança. Como ele se tornou o canibal mais procurado do mundo.

Acredito que esse "início" fecha com chave de outro toda a história de Hannibal. Apesar de pensar que mais alguns volumes dessa serie não seriam de todo mal. Um antes de Dragão vermelho também me deixaria muito contente.

Enfim, essa é a ordem certa para sua leitura de acordo com os lançamentos do escritor:

  1. Dragão Vermelho
  2. Silêncio dos Inocentes
  3. Hannibal
  4. Hannibal, a origem do mal
Espero que essa introdução ajude na sua localização nos próximos posts que virão por aí e lembre-se:

"Sempre que possível, tente "comer" o rude." - Hannibal

19 comentários

  1. Oi Camila!
    Vou adorar essa série de posts porque adoro Hannibal Lecter!
    No geral, acho que as adaptações funcionam muito melhor do que os livros. Li Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes e detestei ambos. Acho que o Thomas Harris desperdiça as coisas que tem mais potencial e se foca em coisas pequenas que vemos em qualquer livro de suspense. A começar pelo próprio Hannibal que era para ser um personagem secundário, por isso aparece tão pouco no primeiro livro.
    Gosto bastante da abordagem da série (principalmente da primeira temporada).
    Curiosa para ver o que mais você vai trazer sobre o assunto :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Finalmente começou, Camila! Eu não aguentava mais esperar pelo mês do Hannibal. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila!
    Eu fui direcionado ao seu blog esta tarde por conta deste especial! E sério quero muito participar ativamente dele, recebendo os conteúdos e inclusive já coloquei dois livros da série na minha TBR (já que são os unicos que eu tenho).
    Gostei muito do post e espero muito mais.
    Não conhecia os outros livros e foi muito bom conhecer mais da série.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, li Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes, quero ler os outros dois, agora fiquei mais interessada, rsrsrs Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi,Camila! Assisti O Silêncio dos Inocentes e gostei muito, mas não li os livros. É muito interessante o assunto tratado, gosto das investigações psíquicas. Ainda fiquei com uma dúvida: cronologicamente na história, Hannibal acontece antes do que é relatado em O Silêncio dos Inocentes?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Camila.
    Eu já conferi os filmes e gosto bastante, mas nunca tive a oportunidade de ler os livros. Sua postagem, porém, fará com que eu mude esse detalhe. Impossível não querer acompanhar pelo livro, que é sempre mais profundo, toda a trajetória de Hannibal.
    Amei demais essa postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    legal a postagem, eu nunca li nada que envolve-se esse personagem e para falar a verdade nunca senti vontade, mas parecem ser interessante e nossa já está entrando em um aquecimento para o Halloween, eu nem planejo nada para quando for essa época.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu só conhecia "O Silêncio dos Inocentes", não sabia da série de livros e de sua cronologia, muito menos sobre o autor Thomas. Gostei muito do post e da ideia do "esquenta" para o Halloween.

    Abraço!

    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Conhecia O silêncio dos inocentes e Hannibal, a origem do mal. Mas ainda não li nenhuma obra do autor.
    As capas são surpreendentes e achei super legal o especial.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bha, prevejo muito sangue pingando, hehe.
    Claro que o único livro/filme que eu já conhecia é O Silêncio dos Inocentes, quer dizer, já vi o filme, mas não li o livro, a trama no filme é incrível e fiquei com vontade de assistir novamente.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila! Tudo bem?
    Conheço a autor, conheço os livros, muitos viraram filmes, mas nunca li ou assisti nada dela. Acho Harris genial mas não consigo tem empatia pelas obras dele. Quem sabe um dia ele entre para minha lista de leituras, mas atualmente não! Adorei seu post!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila!
    Nossa, um mês inteiro de Hannibal? Já vou indicar para umas amigas porque elas amam tudo o que tem a ver com ele. Lembro que li os livros quando era mais nova e tem aquela coisa né? Ao mesmo tem que deixa com uma sensação de choque, envolve e a gente não consegue largar D:
    Adorei o post e vou ficar de olho nesse mês!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  13. Não acho esse canibal nada charmoso, tenho horror dele! Há muito tempo assisti O silêncio dos inocentes, foi um erro, não quero ter contato com mais nada dessa história. Mas tenho certeza que seu especial fará sucesso, muita gente curte as obras!

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila.

    Eu adoro os filmes e sempre que passa eu eu assisto, mas os livro eu li apenas O Silêncio dos Inocentes e tem muito tempo. Eu peguei ele emprestado na biblioteca da minha cidade. Gostei bastante do seu post porque eu não sabia a ordem para leitura e com certeza é uma série que preciso ter na minha estante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Agradeço por essa postagem, uma vez, eu vi anunciarem o filem Dragão Vermelho e não entendi nada, risos... Eu não sabia que os filmes eram baseados em livros. Eu adorei O silêncio dos inocentes, então, é claro que quero ler os livros. Adorei esse especial, estou curiosa para ver os outros posts.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Muito bacana esse projeto e o post tá bem completinho.
    Eu nunca li nem assisti nada dele, quem sabe acompanhando suas postagens eu me animo um pouco.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Cá, mas perai que me perdi UAHSUHAS A origem do mal viria antes de Dragão Vermelho por ordem cronológica do Hannibal em si, certo? Porque conta desde criança, mas A origem do mal da pra introduzir Dragão Vermelho? O unada a ver, precisaria mesmo de mais um livro contando como ele foi preso? Aaaah, O Silencios dos inocentes não é continuação direta de Dragão Vermelho né? Nunca li nem vi nada do Hannibal (shame), por isso to curiosa kkkk mas olha, morro de vontade de ler/ver, só falta o tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath... A ORIGEM DO MAL é o primeiro em termos de história. Entre ele e o DRAGÃO temos uma lacuna... Depois, todos são seguidos. O SILÊNCIO muda de agente (do Will para Clarice) e por isso parece outra história, muuuuito tempo depois, mas não é tanto assim.
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Nath... A ORIGEM DO MAL é o primeiro em termos de história. Entre ele e o DRAGÃO temos uma lacuna... Depois, todos são seguidos. O SILÊNCIO muda de agente (do Will para Clarice) e por isso parece outra história, muuuuito tempo depois, mas não é tanto assim.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...