O livro, o filme ou a série? (Especial Hannibal 7/9)

Vamos deixar claro, cada obra tem seu valor, cada uma delas foi feita para um público diferente e o mais importante, em épocas diferentes.


Livros: São a base de tudo. É onde pegamos a essência da história, imaginamos a coisa toda, criamos figuras em nossa mente e conhecemos tudo da forma mais crua possível, preto no branco. Arrisco dizer que é a mais genial delas, porque você é responsável por criar aquele mundo todo na cabeça.


Filmes: A adaptação mais fiel dos livros. Segue as ordens cronológicas e coloca personagens como eles são descritos, perfeitamente, na tela. É uma reprodução, algumas vezes bem rasa, do que foi criado por Thomas Harris, mas em outras vezes é como se realizasse nossos sonhos, colocando diante dos olhos algo que só podíamos imaginar. Veja bem, digo rasa, porque todo filme precisa acelerar algumas partes, mas não estou aqui criticando a qualidade da obra. Silêncio dos Inocentes deu ao Anthony Hopkins um Oscar de melhor ator e quem pode contestar isso?


Série: Feita para quem é apaixonado pelos livros. Traz profundidade para tudo, só que embaralha a sequência toda, além de trocar sexo e cor de diversos personagens. Mas é o único que CRIOU algo que os leitores não tinham: o antes.

O diferencial aqui é bem isso, ter o ANTES que nem mesmo Thomas Harris criou. A série começa com Will Graham conhecendo Hannibal e termina quando aparece o Dragão vermelho, exatamente o ponto de partida do escritor.

O detalhe é que durante esse caminho da série, foi introduzido, mesmo que com outros personagens, partes das histórias seguintes que não chegaram a ser contadas na série. Algumas frases que foram ditas à Clarice, por exemplo, são ditas para Will Graham e por aí vai. Quem é fã reconheceu todas elas, tenho certeza.

Todos os atores que fizeram Hannibal. Pela ordem:
Superior esquerda - ManHunter / Superior direita - Filmes
Inferior esquerda - A origem do Mal / Inferior direita - Série

Então você me pergunta: Qual você prefere? Eu já digo de cara: Prefiro a série porque li os livros. Em minha cabeça o Hannibal interpretado pelo *lindo* Mads Mikkelsen se parece mais com o que foi descrito nos livros. Ele parece mais sedutor e muito mais calmo do que o Hannibal interpretado por Anthony Hopkins (não se esqueçam, essa é MINHA opinião. Conheço pessoas que pensam diferente).


Quanto aos outros personagens a coisa varia muito. O Jack Crawford me agradou demais na série também, interpretado pelo Laurence Fishburn , trouxe esse jeito impiedoso do agente e ao mesmo tempo “cuidadoso”. Ele consegue "explorar" as pessoas de forma sutil e fazer com que o amem mesmo assim. 

Já os filmes possuem um Jack para cada e isso me desagradou imensamente, detesto quando mudam o ator no meio da história! Se eu precisasse escolher, seria o do Dragão Vermelho, interpretado pelo ator Harvey Keytel (Na imagem acima é o de baixo, na esquerda). Penso que ele é o mais inteligente e maduro. Mas repito, Laurence Fishburn é, de longe, o melhor.


Como eu falei sobre troca de gêneros e cor de personagens, ele é negro na série e enquanto eu lia, não conseguia tirá-lo da cabeça. Para mim, não havia uma escolha melhor o que fez com que os "Jacks" brancos não me agradassem (rs).


O mesmo acontece com a Clarice Starling que foi imortalizada pela Jodie Foster, mas substituída pela Julianne Moore no filme seguinte. Não que tenha ficado ruim, de forma alguma. Gostei das duas atuações, mas custava ficar na trama Judie? Era o Anthony Hopkins ali do seu lado, poxa! Mas ambas fizeram um trabalho incrível.


Agora um personagem genial: O Dr. Allan Bloon pouco aparece nos livros e nos filmes. É um psiquiatra que acompanha os casos do FBI. Essa foi a maior transformação que eu notei (e adorei). Allan vira Alana Bloon na série e tem um caso, tanto com Will Grahan, quanto com Hannibal! Amor incondicional por ela (rs). Seu papel se estende até o final, quando ela se envolve com outro personagem (sim, ela "pega" geral na série) e fecha sua historia maravilhosamente!

Na ordem: Will Grahan em ManHunter / Dragão Vermelho / Série

Só para fechar o arco de atores que, para mim fizeram a diferença, quero falar de Will Grahan. Bem, como de costume preferi o da série, interpretado pelo Hugh Dancy, mas Edward Norton no filme Dragão Vermelho arrasou também.

O que? O que eu digo sobre o Willian Perteson? (Will de ManHunter)Bem, por mim ele poderia ressuscitar o CSI LasVegas e ficar por lá mesmo!

Talvez esse tenha sido o único personagem que eu gostei demais nas duas versões (Notem que estou ignorando ManHunter ainda). O da série é mais jovem e mais sensível. Muito mais apegado ao Hannibal, mesmo porque eles colocam uma relação bem mais profunda entre eles. Já o do filme é mais justiceiro, parece mais esperto e preparado em relação ao Hannibal. Você vê claramente que ele não facilitaria para o doutor em momento algum, coisa que deixa dúvidas na série.


Mas o ponto que me faz escolher a série ao invés dos filmes é justamente o presente que ela nos dá:

O ANTES.


O que aconteceu antes do primeiro livro de Hannibal: Dragão Vermelho? O que houve antes do Acidente que desfigurou Will Graham e antes de Hannibal ir preso. O caso Jacob Hobs que é apenas citado no livro e é tão bem desenvolvido na série, dando um sentido em toda aquela química que existe entre o Agente Will e o psicopata Hannibal. Isso, nós não encontramos em lugar algum, nem nos livros e é por isso que eu prefiro a série.


Anthony Hopkins faz um Hannibal mais sádico. Ele demonstra o quanto está adorando o caos ao seu redor. Ele grita com Starling (coisa que ele jamais faz nos livros) enquanto na série, apesar de ter a cronologia mais "bagunçada" traz um Hannibal mais fiel aos livros. Mais centrado e muito mais cínico!

Bem, sejamos francos, o mundo não estava pronto para a série que trouxe romantismo para assassinatos e canibalismo. Trouxe arte para o mal e beleza para o que tem de mais podre no ser humano. Poucas pessoas conseguiram aproveitar a poesia de todas aquelas cenas grotescas regada a sangue e servidas em um banquete!


Os fãs de Hannibal escolherão a série, por gostarem de um personagem tão profundo. Os mais clássicos, ficarão com os filmes que seguem, à risca, os acontecimentos dos livros e eu...

Bem, eu gosto de todos, mas estou revendo a série pela terceira vez!

3 comentários

  1. Oi, Camila! Pra mim: os livros, a série e, por último, os filmes. Os filmes perdem longe, por causa do Manhunter e por falta de um Mads Gatérrimo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu amo a série é uma das minhas favoritas.
    Até hoje reclamo do cancelamento sempre que posso haha

    tenha uma ótima terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila... eu amei a série... e que final heim? perdi o fôlego... achei o Mads e o Hugh com uma química sensacional!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...