Trilha sonora e fotografia (Especial Hannibal 3/9)


Uma história, por melhor que seja nunca é o suficiente em uma série se não vier acompanhada de uma boa fotografia e uma trilha sonora de impacto. Se a combinação entre os três não funcionar, enfraquece a obra.

No caso do visual de qualquer adaptação de Hannibal, o mundo pode colecionar imagens chocantes e mágicas que estão presentes na mente, até mesmo daquele telespectador que nunca assistiu aos filmes.

Quem não reconhece esse personagem:


Mas a fotografia de uma série (ou filme) vai muito além de imagens chocantes e clássicas. Estou falando disso:




E nesse caso, a série ganhou de longe em qualidade, graças ao diretor de fotografia, James Hawkinson. As ilusões de Will em relação ao serial Killer que ele perseguia, e nem sabia que era o seu psiquiatra que ele caçava:


As mortes expostas de forma artística, elaboradas por Lecter e posicionadas quase como um presente para Will:


Sem falar nos banquetes magníficos, a base de carne humana, mas preparados e expostos de tal forma que dava água na boca se quem assistia:




Não podemos esquecer também, das inúmeras apresentações culturais que Lecter compareceu e se deixou embalar em magníficas melodias, com visuais como esse:



É aqui entramos em outro destaque: TRILHA SONORA 

Bem, o próprio escritor deu uma mãozinha nesse sentido. Thomas Harris deixou em evidência uma das músicas clássicas mais lindas que existe, colocando como vicio de Hannibal por toda sua vida.

Estou falando de "Variações de Goldenberg - Bach". Uma das composições mais deliciosas dele e que acompanhou Hannibal nas cenas mais importantes de sua saga.

Com várias interpretações, "Variações de Goldenberg" está presente em todas as adaptações dessa obra e embala a penúltima cena da série. (O vídeo abaixo está com o nome errado, mas a música é Variações de Godenberg com certeza).


Também está presente na cena - sanguinária de fuga do Hannibal Lecter, depois de 8 anos preso:


Não posso deixar de compartilhar a belíssima “Le quattro stagioni: L'Inverno” de Antonio Vivaldi que tem todo o ritmo e força das cenas em que aparece.


Outra faixa que remete qualquer fã às cenas inesquecíveis da série e dos filmes é “Vide Cor Meum”.
Esse vídeo que escolhi tem o som melhor e imagens lindas:


E depois dessa música, preciso ressaltar a importância da ópera na vida de Hannibal. Na série ele assiste a uma apresentação linda, embalada pela belíssima “Piangero la sorte mia (Giulio Cesare in Egitto)”.

Cena da série:


Música completa:


A parte que aparece na série começa aos 3 minutos e 13 segundos desse vídeo acima. 

Além dessa, ainda podemos encontrar "Se pietà de me non senti" que teve um enorme destaque no terceiro filme "Hannibal" que se passou em sua maior parte em Florença:


Eu sou uma amante de música clássica desde criança. Em casa, sempre tive contato com esse tipo de música e foi fácil encontrar estas faixas em minhas coleções, por isso, acabei fazendo um álbum no YouTube que chamei de HANNIBAL, e agora compartilho com vocês. Estou sempre atualizando as faixas e aumentando a coleção.


Espero que se deliciem com essa trilha sonora que é de pura qualidade. Refinada, assim como Hannibal Lecter.



3 comentários

  1. Oi, Camila! Sou mais de punk rock que de música erudita. Espero que isso não me torne demasiadamente rude. Prefiro ficar pra sobremesa. Talvez o Hannibal esteja de dieta e me deixe pra lá. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, eu amo a série, já falei por aqui, principalmente por causa da fotografia e também dos atores que interpretam o Will e o Hannibal, eles têm uma sintonia impressionante... Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Nossa, realmente a fotografia da série é incrível.
    Mas vou ser sincero e confessar que não sou tão fã assim.
    Assisti a todos os filmes e gostei, mas não fiquei viciado. Até comprei o livro Silêncio dos Inocentes, mas nao consegui terminar. Mas ainda pretendo dar outra chance ao livro pq acho que era muito novo quando fui ler pela primeira vez...
    E tbm preciso dar uma chance para série, que é super elogiada.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...