Mostrando postagens com marcador Escuridão Total sem Estrelas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escuridão Total sem Estrelas. Mostrar todas as postagens

[Conto + Filme] Gigante do volante - Stephen King

Livro no Skoob
Este é o segundo conto dos quatro que pertencem à obra Escuridão Total Sem Estrelas do Stephen King. 


Eu adorei esse conto e descobri esses dias que existia um filme dele (sério, o King arrasa com essas adaptações) e por isso resolvi trazer a resenha de ambos para o blog.

Gigante do volante trás o pior (melhor no caso) da escrita de King. É dinâmico, aterrorizante e chocante em medidas absurdas. Nesse quesito o filme é idêntico e, pelo menos para mim, serviu apenas para dar mais vida aos personagens e cenários porque foi exatamente como eu havia os imaginado tudo durante a leitura. 

Essa é a história de Tess uma escritora (mais uma vez escritores hein?!) que é convidada para dar uma palestra sobre seus livros em uma cidadezinha próxima. 

Tess escreve livros investigativos e já possui uma coleção de casos solucionados por quatro senhoras da Sociedade do Tricô de Willow Grove, que passam o tempo todo tricotando e discutindo sobre investigação. Sua relação com estas senhoras é quase real e divertida, já que "passa o dia com elas" há algum tempo. 

No final da palestra, Ramona, responsável pelo evento lhe indica um atalho que promete a levar mais depressa morre casa, evitando trânsito e engarrafamentos, dica que Tess aceita na hora, mas que vem a ser sua ruína. 

Então viu – tarde demais - vários pedaços de madeira espalhadas no meio da estrada. Haviam pregos enferrujados cravados em vários deles.

Após sofrer um acidente, a escritora se vê no meio do nada com um dos pneus do carro estourado, mas consegue ajuda - quase por milagre - de um homem gigante que passava por lá no exato momento.

Tess e Doreen, uma de suas senhores tricoteiras

Resumindo: Tess é estuprada, espancada e deixada para morrer em uma tubulação ali perto por esse gigante. 

Em algum lugar, pessoas escutavam música, e compravam coisas pela Internet, e tiravam cochilos, e falavam ao telefone, mas aqui havia uma mulher sendo estuprada, e ela era aquela mulher.

Mas ela não morre e volta, mais forte do que nunca para se vingar do gigante.


A história é eletrizante do começo ao fim. Dá "faniquito" na cadeira e se você é mulher, se sentirá transtornada, assim como Tess se sente do meio do conto em diante. 

O filme é igualmente apavorante. As cenas são fortes e profundas. Impossível não se colocar no lugar de Tess e torcer por sua vingança. As falas são, em alguns momentos, idênticas ao conto, mas em outros, até melhores e com mais efeito, como essa em que Tess divide suas dúvidas com uma de suas senhoras tricoteiras: 

Tess: Eu acabei de me enviar ao inferno.
Doreen: Argumento aceito. Mas porque não se certificar que o outro cara chegue lá primeiro? 

Para quem já leu o conto e vai ver o filme: Tudo que ficou gravado em sua memória aparece no filme e agora farei você surtar: 

  • O detalhe do brinco.
  • O GPS quase assombrado
  • A placa de promoção de refrigerante (arrepio)
  • O maldito furgão dos Padeiros Zumbis
  • O gigante e sua dança assustadora
  • O beliscão no mamilo (Socorro)
  • A confusão e o quanto ela se perde em pensamentos após ser atacada.
  • Etc... 
É uma obra para ser apreciada. É tensa. É realmente do Stephen King. É imperdível. 


Conto e filme: Eu recomendo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...