Mostrando postagens com marcador Leitores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitores. Mostrar todas as postagens

O que leio agora?

A maior dúvida na vida de um leitor, que não vive sem livros, sempre foi e sempre será essa: Qual livro eu devo escolher agora? Eu sempre sofro com essa decisão e não consegui, mesmo depois de anos como leitora, estipular uma regra para isso.


Alguns criam listas: Tem leitor que consegue essa façanha incrível que é criar uma lista de leituras, onde é possível seguir uma ordem - de compra ou lançamento - e não sofre com o próximo.

Eu: Vou ficar sempre olhando o resto da lista e inventando desculpas para burlar um ou outro item e nós sabemos bem que isso acabaria me deixando na mesma situação de loucura

Alguns compram apenas o que vão ler: Tem certas pessoas (e eu as invejo) que conseguem se controlar quando entram em uma livraria (física ou virtual) e saem de lá apenas com o tal próximo. Isso é ótimo, sem acumulações desnecessárias, mas...

Eu: Com certeza teria que comprar dois: e se o que eu escolher for chato? E se for pequeno demais? E se eu quiser intercalar? Mas esse está tão em conta! Aquele é a sequência do que terminei ano passado, e por aí vai.
Sim, eu curto acumular.


Alguns criar uma meta: O Skoob tem isso. Você estipula uma meta de tempo e escolhe algumas obras que deverá ler, daí a quantidade a ser escolhida é bem reduzida. Interessante para quem quer alcançar algo, tipo: Ler todos os livros do John Green, por exemplo.

Eu: E se o Stephen King lançar um livro novo? Eu jamais conseguiria me prender a uma meta. E ler por obrigação, realmente, não é a minha praia.

E tem maluco de tudo quanto é jeito e eu acredito que sou um deles. Sabe como eu escolho? Começo a ler uns cinco de uma vez. Pego tudo e vou pra sala, parecendo uma louca. Leio um capítulo de cada e aquele que me fizer ficar mais curiosa, é o escolhido!

Eu já escolhi os meus próximos cinco. E você, como decide qual será sua próxima leitura?


O livro dita a idade do leitor?

Não gosto de rotular as coisas. Quem me acompanha aqui sabe o quanto isso me incomoda e agora, com o lançamento do meu segundo livro: Kamaleon (Cata-vento 2014), eu tenho ouvido muitas classificações que não me agradam.

Pergunta: Você escreveu o livro para qual idade?
Resposta: E leitor lá tem idade?

Sim, minha obra atraí mais crianças e pré- adolescentes, mas isso não quer dizer que eu escrevi para eles. Eu nunca pensei nisso em toda a minha vida e talvez seja esse o motivo da minha surpresa ao atingir tal faixa etária.

Na verdade, ao conhecer esses jovens, alguns com 13 anos, me surpreendi tanto com os tais rótulos errados que resolvi escrever este post.


Esses dias, falei com um garoto desta mesma idade citada acima e ele me perguntou se o livro era de fantasia, como as obras do Neil Gaiman ou rumava mais para o lado de Harry Potter.

O que? Esse garoto leu Gaiman e entendeu? E discutiu comigo um dos livros mais lindos que já li (O oceano no fim do caminho) e as pessoas ainda rotulam obras por idade?!

Se for isso e se for para essa juventude inteligente eu digo: SIM! Escrevi para crianças! Eles são incríveis.

Mas a verdade é que NÃO. Eu nunca pensei na idade do leitor que leria a minha obra. Apenas coloquei no papel aquilo que minha imaginação preparou para mim e muitas vezes me surpreendi com o que escrevia.

O grande lance de escrever é bem esse, ler novamente e se maravilhar como se fosse a primeira vez. Eu nunca troquei palavras do texto para agradar jovens de 13, 14 anos. Nunca pensei em tirar ou colocar alguma cena porque isso agradaria mais ou menos. Aliás, algum escritor faz isso?

A questão é que algumas pessoas pegam a obra - e aqui estou falando abertamente de Kamaleon - já com certo preconceito. Esperando algo infantil ou até o contrário, esperam algo adulto, talvez por causa da minha obra anterior e isso causa certo espanto.

O bom é que no final - depois do susto - Kamaleon agrada qualquer idade (Na maior parte das vezes)


Mas uma obra precisa necessariamente ter foco em uma idade? Conheço uma garotinha de 15 anos que leu Os Miseráveis do Vitor Hugo e eu estou penando há cinco meses com essa obra sem conseguir terminar. Ela amou e partiu para Crime e Castigo (eu desisti de tentar acompanha essa garota).

Conheço adultos fascinados por obras infantis. Eu mesma adoro várias delas.

Entendo que precisa haver uma classificação indicativa, talvez para nortear os leitores, mas se isso separá-los de alguma forma, eu prefiro não dar atenção para isso.

Bom mesmo é pegar um livro nas mãos porque a sinopse te atraiu. Abrir na primeira página e perceber só na última que a obra te levou para lugares incríveis.

Para mim, bom é agradar um publico que eu nem imaginava que olharia para mim e receber o retorno dessa geração tão nova e tão ávida por livros. Ainda assim, poder unir jovens e adultos no mesmo reino encantado de Kamaleon, parece um presente muito maior do que eu mereço.

Seria um crime, classificar qualquer obra por idade e esse é meu ponto de vista. Uma boa obra merece ser lida por todos e, caramba, como eu quero que a minha seja assim!
Meu conselho: Leia o que agradar e o que aguçar seu faro de leitor. Não se importe com rótulos, eles só servem para dividir as pessoais e como dizia Cazuza:

Meu negócio não é somar é multiplicar. Sozinho eu não dou conta".


Para se identificar e participar

Achei uma coisa muito bacana no Facebook esses dias e trouxe pra cá para conhecer melhor meus leitores!
Quero que cada um se encontre nas opções e me diga com número ok?! hahaha


Que tipo de leitor você é?



1- O FLASH: Cada livro é lido rapidamente, mas isso não significa que ele não vá aproveitar cada leitura...

2- O AMANTE: Livros lidos por este tipo de leitor são lidos em momentos roubados escondidos, nos momentos e locais mais inesperados e pouco prováveis para uma leitura...

3- O PRÉ-OCUPADO: Ainda no começo da leitura de um livro, já está pensando no próximo da lista a ser lido...

4- O VICIADO: Os livros são uma conquista para esse tipo de leitor. Ele compra mais livros do que pode ler...

5- O CLÁSSICO: Livros do passado são um presente para este leitor. Prosa no estilo dos primeiros autores contemporâneos, ou histórias escritas há muito tempo, são seus os favoritos...

6- O CONTEMPORÂNEO: Livros mais recentes e os mais lidos pelo outros são o foco desse leitor. Todos os lançamentos precisam ser lidos...

7- O CRÍTICO: Julga o livro pela capa e, mesmo sem ter lido, imagina que o enredo não é bom. É até capaz de desvalorizar o livro diante de outras opções...

8- O DISCÍPULO: Vive pedindo recomendações de livros para os outros, pois só lê o que indicam. Se o livro é bem visto, deve ser bom. Se não, exclui logo da lista...

9- O ANTI-MORALISTA: Lê o livro que der vontade no momento, sem dar a mínima para a opinião dos outros que criticam a história do tal...

10- O ADVOGADO: Ele não é apenas um leitor, mas um defensor da leitura, sempre incentivando quem não lê - na esperança de que no futuro possa existir mais leitores...


***

Gente, aproveitando esse post que tem tudo a ver com livros, quero falar de uma obra (que ainda não li), mas que me parece legais demais:

O livro é intitulado "Os Dias Voláteis?, por se tratar de um período muito volátil de nossas vidas, que é a transição da juventude para a idade adulta. O protagonista, Carlos Manfredo Júnior, às vésperas de completar a maioridade, vê-se a frente de um período de sua vida que irá marcá-lo profundamente, um período de muitas transformações e descobertas e que, apesar de seu caráter de transitoriedade, deixa marcas profundas e um rastro indelével em nossas memórias em um torvelinho de emoções. E, em meio a todas estas questões próprias da juventude, ele se vê dividido entre a amizade e o bom senso, da fidelidade a um amigo ou a supervisão e admoestação paternas e a jovem de personalidade forte que carrega consigo vários segredos ou a menina que é um completo mistério para ele, a qual deseja ardentemente encontrar que pode ser a resposta a todos os seus anseios mais profundos e desejos mais secretos. A partir daí vários conflitos envolvendo Carlos e outros personagens irão se deflagrar em sua jornada pelo autoconhecimento, abordando vários temas: a influência marcante dos amigos nessa época, o primeiro emprego, abismo entre gerações, drogas na escola e gravidez na adolescência. Tudo acontece em um ritmo vertiginoso, pois os dias parecem acelerar sua marcha com a conclusão de diversos acontecimentos, revelando o epílogo para todos os personagens e conduzindo a um final inevitável para o nosso protagonista.

Ficou animado? Quer comprar o livro dele? Clica AQUI!!!


 E agora a parte mais legal do post!!!

O Escritor MARCELO RUA Vai mandar um **marcador autografado** para o vencedor do SORTEIO EXPRESSO que estou lançando agora, aqui nesse post!

É fácil participar! É só deixar sua opinião nos comentários (APENAS DESSE POST) e se identificar nos tipos de leitores li de cima! 

Quer um exemplo? Aí vai o meu:

Definitivamente sou uma mistura do tipo 1, 2 e 4 de leitor. 
Estou doida pra ler esse livro do Marcelo Rua, porque gosto de histórias que falam de Pessoas e suas Vidas Complicadas com problemas e superações! Vai para minha estante com certeza!

Viram? É fácil! Faça o seu no comentário e eu vou responder cada um deles com um NUMERO e sortear no dia 09/11 pelo RANDON e o resultado será divulgado aqui aqui mesmo neste post!

Não precisa deixar o email, vou entrar em contato pelo link do Nome, que geralmente me leva ao blog de vocês! Então... BOA SORTE!!!!

Comentem...

***  \O/ ***

RESULTADO DO SORTEIO!!!


Meus leitores arrasam!

Vocês são pessoas muito loucas!

Sério, me deram uma enxurrada de comentários muito interessante e me fizeram mudar de ideia.

Consegui aprender com vocês e agora me sinto realizada de verdade com esse blog!

Quero mais disso! Quero mesmo!



Quero mudar de opinião, quero aprender! Como eu gostei dessa experiência!

Para quem não percebeu ainda, estou falando do post USANDO MINHA VOZ onde falo sobre Bolsa Família e vocês tem razão, não se deve DAR dinheiro a ninguém porque o ser humano tem uma habilidade incrível de encostar e acomodar.

Devem-se dar oportunidades!

Mas o que me revolta é que o governo não vai fazer isso, e nem vai DAR o dinheiro também. Não vai acontecer NADA!

Mesmo assim eu aprendi algo aqui! Hahahaha

Agora vocês entenderão se eu disser que sou Anarquista de verdade!

... Mas o que importa é que meus leitores arrasaram!

\O/      YEAH!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...