Mostrando postagens com marcador Neil Gaiman. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Neil Gaiman. Mostrar todas as postagens

[Coluna] Não funcionou para mim #3

Hoje eu trouxe duas obras, relativamente famosas, aqui para essa coluna. É um exemplo de que não adianta ter um marketing bom, ou cair nas graças da grande massa de leitores que vai - obrigatoriamente - te agradar.

Bem, eu tenho muito disso. Quando vou com muita "sede ao pote" acabo me decepcionando. Isso aconteceu com esse primeiro livro e me fez questionar, mais uma vez, de onde estou tirando as dicas de livros que eu me interesso.

O Último Policial - Ben H. Winters 

Sinopse: Qual o sentido de se investigar um crime quando o planeta tem apenas seis meses de vida? O detetive Hank Palace enfrenta essa questão desde que o asteroide 2011GV1 foi avistado em rota de colisão com a Terra. Em face da tragédia iminente, a maioria das pessoas abandona seus trabalhos, casas e famílias e as instituições começam a ruir, mas Palace insiste em investigar um suposto suicídio. Ganhador dos prêmios Edgar, dedicado à literatura policial e de mistério, e Philip K. Dick, voltado para livros de ficção científica.O Último Policial é a combinação perfeita do clássico romance noir com o melhor da ficção científica atual. Primeiro de uma trilogia, o livro pinta um retrato fascinante dos Estados Unidos pré-apocalipse através de um enredo original e envolvente e de um protagonista carismático.


Classificação
Editora Rocco

Um livro que prende a atenção no começo. Li rapidamente até a página 60, mais ou menos, mas depois a coisa começa a se arrastar, porém, a ideia é muito boa. Mostrar as reações das pessoas que perderam a esperança na vida é bem interessante. Quer dizer, um asteroide VAI atingir a Terra e já tem até uma data. Você ai morrer em breve e isso é fato. O que vai fazer da vida até lá? Muitos param de trabalhar, outros se dedicam ainda mais e muita gente simplesmente se mata. Mas o caso apresentado aqui é chato e para falar a verdade, não me afeiçoei ao protagonista, o que torna tudo mais desinteressante.

Decepcionou demais, um livro cheio de prêmios que só foi elogiado em todos os blogs que vi. Bem, aqui vai o outro lado, não é uma obra prima. Está longe disso, na verdade! 


Deuses Americanos - Neil Gaiman


Sinopse: Deuses Americanos, o melhor e mais ambicioso romance de Neil Gaiman, é uma viagem assustadora, estranha e alucinógena que envolve um profundo exame do espírito americano. Gaiman ataca desde a violenta investida da era da informação até o significado da morte, mantendo seu estilo picante de enredo e a narrativa perspicaz adotados desde Sandman. Neil Gaiman oferece uma perspectiva de fora para dentro - e, ao mesmo tempo, de dentro para fora - da alma e espiritualidade dos Estados Unidos e do povo americano: suas obssessões por dinheiro e poder, a miscigenada herança religiosa e suas conseqüências sociais, e as decisões milenares que eles enfrentam sobre o que é real e o que não é.





Classificação
Editora Conrad

Ah, como é difícil criticar um autor tão querido dessa forma. Ninguém é perfeito e esse livro, para mim, é o exemplo clássico disso. A história, assim como o livro acima, é muito boa. Um homem, chamado Shadow, sai da cadeia e encontra com vários deuses no seu caminho. O porquê desses encontros e o motivo de tudo que acontece ao redor de Shadow é explicado bem lá no final e é sim, interessante. É legal também ir descobrindo quem é quem nessa história...

Mas o desenrolar da coisa é muito chato. O vai e vem do Shadow com seu novo trabalho e as ideias que ele tem junto com os personagens ao seu redor. Não. Quase desisti do livro mesmo. A melhor parte fica com as histórias paralelas à dele que aparecem entre os capítulos.


É isso aí. Duas obras famosas que não caíram nas minhas graças. A segunda está ganhando uma adaptação em série e eu espero que seja excelente. Algumas obras funcionam melhor na televisão. Fazer o que!

Você já leu alguma dessas? Gostou?


[Livro] O livro do cemitério – Neil Gaiman

Livro no Skoob

Neil Gaiman pode ser conhecido pelos seus quadrinhos mundialmente famosos chamados Sandman, ou também pelos episódios que escreveu na série Doctor Who, mas para mim, ele sempre será lembrado através do livro O Oceano no Fim do Caminho, que certamente me marcou e o levou para o segundo lugar da minha lista de melhores escritores do mundo.

O primeiro é o Stephen King, claro!

Neste livro, no entanto, Gaiman se supera na arte de ser doce e sombrio ao mesmo tempo. O livro do cemitério – influenciado pelo clássico, O livro da Selva de Rudyard Kipling em 1894 (Mogli) - desenvolve o dia a dia de um garoto órfão em um cemitério habitado por pessoas interessantíssimas. É esplêndido!

A obra começa com uma família sendo brutalmente assassinada pelo Homem Chamado Jack, mas não totalmente, pois o bebê daquela casa simplesmente consegue fugir e vai parar em um antigo cemitério abandonado onde é encontrado por um casal local (mortos) que expressa sua vontade de adotá-lo.


Depois de uma grande discussão muito interessante e de ganhar ninguém menos do que Silas como guardião, o garoto é aceito e adotado pelos Owens, ficando assim, sob a proteção e os privilégios do lugar. Ele é até batizado como Ninguém Owens e passa a ser chamado carinhosamente pelos habitantes do cemitério de Nin. (fofo)

O homem chamado Jack continua a procura-lo pela cidade e por isso Silas – seu guardião e único habitante que pode entrar e sair do cemitério quando bem entende – decide que ele precisa viver escondido ali dentro do cemitério para sua própria segurança até que tenha a capacidade necessária para entender sua situação e se defender dos perigos que existem do lado de fora.

Neil Gaiman é conhecido por criar universos dentro de universos e, ao passo que as páginas vão virando (praticamente sozinhas) em nossas mãos, vamos conhecendo histórias paralelas, vidas perdidas de diversas formas, costumes mórbidos e incríveis ao mesmo tempo – Mesmo porque esse cemitério não é habitado apenas por fantasmas...


Dessa forma, Nin vai crescendo e tendo aulas com as pessoas mais malucas daquele cemitério enquanto Silas o ensina a ser um garoto vivo no cemitério, saindo e voltando com roupas e coisas necessárias para ele. Cada capítulo parece um conto independente do outro, como se ele fosse a uma missão por dia e no final do livro tudo se funde de maneira espetacular. 

Os personagens criados por Gaiman nesse livro são únicos e devo dizer que quem leu O Oceano no fim do Caminho terá uma bela surpresinha, mas todo meu amor fica para Silas – o guardião – que carrega esse manto de mistério onde quer que esteja, pois até a última página não sabemos exatamente O QUE ele é. Silas parece ser o único ali que conhece a história toda de Nin verdadeiramente e por isso o protege com tanto cuidado.

O ritmo da leitura é suave, mas ao se aproximar do final fica bem acelerado e impossível parar até mesmo para respirar. Devo dizer também: O último capítulo quase me arrancou lágrimas. A mensagem que Gaiman passou sobre amadurecimento e toda a vida de Nin, finalmente revelada foi tocante.

Para quem nunca leu nada do Gaiman, esse é um bom começo, apesar de achar que O Oceano no fim do Caminho ainda merece o grande troféu de ouro em sua carreira.


[Livro] - Lugar Nenhum de Neil Gaiman

Uma versão moderna de um clássico conhecido?

Talvez sim, mas Gaiman nunca escreve apenas um livro de fantasia. Gaiman é um artista profundo que faz mais do que uma bela crítica, portanto não vou comparar essa obra com Aline no País das Maravilhas, como andei vendo por aí em alguns blogs, porque vi muito mais em suas páginas.

Livro no Skoob

A Obra Lugar Nenhum mostra a realidade!

Sabe aquela realidade nua e crua que não queremos ver? Está toda ali, camuflada em baixo de roupas esfarrapadas, esgotos habitados por ratos e pessoas esquecidas por nós.

Richard MayHew é um rapaz comum que mora em Londres. Um pouco desajeitado, mas muito adorável que trabalha em uma grande empresa fazendo seu “trabalho de formiga” ao lado de uma noiva meio possessiva, até que... Um dia andando pela rua "tropeça" em uma garota toda machucada e contrariando Jessica - sua noiva - a socorre e a leva para casa.

O problema é que essa garota chamada DOOR (Porta em inglês) pertence à Londres-de-Baixo e estava fugindo de dois perigosos assassinos do Submundo. Abrigá-la simplesmente coloco Richard no radar dessas criaturas e a partir desse momento sua vida não voltou mais ao normal.

Neil Gaiman - Um dos meus escritores preferidos atualmente

Não voltou mesmo, porque ele se torna INVISÍVEL para todos que faziam parte de sua vida e é aí que a aventura começa.

A Londres-de-Baixo é habitada por pessoas que nasceram ali e também por habitantes da Londres-de-Cima que escorregaram para lá de alguma forma. Após ter protegido Door, Richard escorregou para esse submundo e passou a ser um deles, mesmo contra sua vontade e ainda sem ter escolha embarcou na aventura de Door e seus companheiros mais do que malucos.

As páginas são recheadas de magia e pesadelos e ao passo que vamos caminhando pela trama o "estranho" passa a fazer sentido para nós, assim como para Richard e essa é a habilidade secreta de Neil Gaiman em todas as suas obras. AS coisas absurdas em sua escrita passa a fazer um completo sentido para nós que ao final ficamos querendo conviver com aquilo por mais tempo.

Não posso terminar essa resenha sem falar sobre os vilões:

Senhor Croup e Senhor Vandemar

O primeiro, que me pareceu mais inteligente e de alguma forma um líder é o Senhor Croup, um homem baixinho com cabelos oleosos de cor laranja e pela muito pálida. Croup gosta muito de falar e divagar sobre as situações mais malucas do mundo e esses discursos parece um ensaio para os assassinatos mais perigosos.

O outro é o Senhor Vandemar, irmão de Croup e bem mais alto (meu preferido). Vandemar é mais sombrio e silencioso, com seu sorriso de lápide e dentes que lembram um acidente no cemitério. Seu humor negro e desinteressado é delicioso. Quase torci para ele!

Existe uma adaptação para essa obra que na verdade veio antes do livro! (Então a adaptação é o livro né?). Criada em 1996 no canal inglês BBC TWO conta com 6 episódios de 30 minutos de baixíssima qualidade. Particularmente prefiro LER Gaiman, pois essa série ficou mesmo estranha! (rs). Mas, é interessante ver, pois é sempre divertido conferir na TV o que lemos no papel né?

O que mais preciso falar? É uma obra de Gaiman e isso já basta. É mágico e reflexivo. As pessoas do submundo da Londres-de-Baixo são invisíveis para nós e vivem nos esgotos e telhados, assim como alguns moradores de rua que "tropeçamos" diversas vezes na vida e logo nos esquecemos. São praticamente invisíveis, mas cada um tem sua história, cada um tem sua importância na vida e uma importante contribuição a essa aventura.

Talvez essa obra não seja de fantasia coisa nenhuma... Talvez.

TAG - Um livro por dia da semana

Olá, pessoal!

Esses dias, eu vi uma TAG no Blog Leitora Incomum da Fernanda e fiquei com vontade de trazer para cá.  Essas brincadeirinhas são divertidas, pois trazem de volta à nossa mente títulos lidos há muito tempo, por isso vale a pena conferir.


Fique a vontade para replicar em seus blogs ou até mesmo deixar, nos comentários,  suas escolhas. Vou adorar saber e quem sabe tiro algumas dicas de vocês também! Então vamos lá. Cada dia da semana tem sua característica, portanto o livro tem que combinar:

1- Domingo: um livro que você não quer que termine ou não quis que terminasse.

Tantos, mas vou citar dois apenas:



A Culpa é das Estrelas do John Green: Esse livro me partiu ao meio. Me desconstruiu de verdade. Eu precisava de mais tempo ao lado daquele casal, eu queria mais daquelas conversas e daquelas confissões. Queria aprender mais com eles e dar mais gargalhadas com as inúmeras sacadas geniais que foram escritas ali. Esse com certeza é um livro que se tornará um Clássico.








Perdida da Carina Rissi: Nem é um Best Seller, mas me tocou. Acho que foi porque eu assisti a um filme parecido na escola e me tocou muito. Ler esse livro me obrigou a mostrar o lado da Camila romântica que quase ninguém conhece (nem mesmo eu). É lindo e eu queria mais. Bom que terá o 2 \0/




2- Segunda: um livro que você tem preguiça de começar.



Deslembrança: Esse livro ficou por meses parado na minha estante e eu olhava para ele sem a menor vontade. Até que li, influenciada por resenhas magníficas e me decepcionei. Acho que eu estava prevendo que não me agradaria. Foi mais do mesmo, entendem?!





3- Terça: um livro que você empurrou com a barriga ou leu por obrigação.



Divina Comédia: Inferno de Dante Aliglieri: Um clássico super interessante, mas muito maçante. Li apenas para entender melhor o livro com o mesmo Título do Dan Brown.  Nem consegui fazer resenha. É bem complexo e cheio de descrições ainda vem todo em forma de versos! Muito “terça-feira” esse livro.





4- Quarta: um livro que você deixou pela metade ou está lendo no momento.



Crime e Castigo do Dostroieviscky: Não deixei pela metade, pois ele tem mais de 600 páginas e eu parei na 100 (rs). A historia não é das piores, mas a narrativa é extremamente cansativa (pelo menos para mim). Foi um livro proposto no Clube do Livro e eu falhei, não dei conta. Os Russos me venceram.





5- Quinta: um livro que você não recomenda. (Apesar de eu amar a quinta!)



Divergente - A série toda. Na verdade o primeiro livro é muito bom, me deixou apaixonada, mas as sequências são tão ruins que estragaram qualquer sentimento bom que eu tinha pela obra. O segundo livro é maçante e o último livro é revoltante. Dei graças a Deus que terminou e também por eu não ter COMPRADO os livros. Não recomendo jamais.



6- Sexta: um livro que você quer que chegue logo (lançamento ou compra).




O Rei de J. R. Ward - Quero demais, demais, demais esse 11º livro da série Irmandade da Adaga Negra, para mim é a melhor escritora de ficção vampírica (?) da atualidade. Esse livro foi lançado na bienal (2014) e eu estou "em cólicas" por ele!!!! #TeAmoWrath




7- Sábado: um livro que você quis começar novamente assim que ele terminou.



O Oceano no Fim do Caminho do Neil Gaiman: Meu mais novo amor literário. Esse é o típico livro “sábado”: Delicioso. Uma leitura bem agradável com uma linguagem diferente que te leva para um mundo surreal e faz o que os livros devem fazer: Encanta!






E a semana acabou! 
Deixe suas escolhas aí nos comentários pra mim. 
Vou adorar pegar ideias!

Clube da Leitura e Livro de Junho


O Clube dos Blogueiros Leitores está caminhando finalmente, gente! \O/

Nossa reunião do mês de MAIO está marcada para Sábado (31/05) lá na página mesmo e eu estou bem ansiosa.


Esse mês, nós lemos o livro A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, uma obra bem bacana que eu não conhecia. Esse é exatamente o objetivo do Grupo, sair da nossa zona de conforto e se aventurar em obras que jamais entraria em nossa estante.

O livro do mês de JUNHO já foi escolhido e dessa vez ficamos com um suspense.

Sinopse - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman


Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio.

O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso.

A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


***

Eu tive um pouco de dificuldade em adicionar pessoas ao grupo lá, portanto deixarei o link aqui e quem tiver interesse pede para participar lá, nem que seja só para matar a curiosidade:


Vamos ler, gente! Vamos interagir mais!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...