[Livro] A Matéria dos Sonhos - Valéria Martins

E para quem me pediu um romance sério, honesto e sem frescuras, eis aqui uma dica imperdível. Esta parceria surgiu logo no finalzinho de 2015 - quando eu já havia fechado o blog para parcerias - mas a apresentação da autora me conquistou.

Enfim, aceitei resenhar o livro, mas avise que poderia ler apenas no fim de janeiro. Acontece que a curiosa aqui pegou a obra no começo do mês, só para dar aquela espiada, sabe e no mesmo dia eu já havia devorado a história toda! SIM, no mesmo dia. \O/


Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.




Classificação

O que eu mais gostei nessa obra foi a forma despretensiosa com que a protagonista lida com as coisas. Algo que me irrita profundamente em todos os romances é que a fórmula da Disney (felizes para sempre) precisa estar presente naquela ordem já conhecida. Na vida real, nós sabemos que não é assim. 

Mariana levou uma surra da vida e caiu até o fundo do poço. Curtiu sua foça como todas nós já curtimos um dia na vida e foi arrastada para a realidade quando menos esperava (e queria). 

Após acordar e se permitir viver novamente, Mariana descobriu que o mundo era muito maior do que aquilo que ela vivia. Encontrou as belezas no nosso país e conheceu pessoas diferentes, daquelas ao qual ela estava acostumada. Diferentes até demais em alguns momentos e pensa que ela se deixou levar por isso? Nesses momentos é que sua personalidade se sobressaia, nos mostrando o quando ela estava cada vez mais preparada para voltar à realidade que havia deixado de lado, por um tempo.

Chapada Diamantina
(uma das maravilhas do nossa país, ressaltado nessa obra)

Aquele "sacode poeira" aqui foi delicioso. Mas engana-se quem pensa que Mariana seguiu o caminho mais fácil. Ela buscava se conhecer e foi o que fez. Usou todo o tempo que pode para descobrir quem ela realmente era fora daquele relacionamento falido em que vivia há anos e também encontrou seus limites.

Respeitar os limites é a ordem dessa obra e foi exatamente o que me fascinou. Eu juro que não esperava menos dessa protagonista que me conquistou logo na primeira página da obra. Não só ela, mas também Alex e Claudia, duas pessoas que eu gostaria de conhecer, se existissem!

Queria muito que não terminasse a história, mas o final foi simplesmente fantástico. Deu aquela vontade de pegar o carro e partir para longe também, em busca dos meus limites, sabe? Esse livro me fez pensar de verdade. Queria poder seguir os mesmo passos que a Mariana seguiu.

Chapada Diamantina
Impossível não sonhar com esse lugar agora!

Quero ressaltar novamente, a qualidade das nossas obras nacionais. Esse romance não fica atrás de nenhum outro estrangeiro e abriu meu 2016 com um toque de sutileza. Pretendo ler qualquer outra obra dessa escritora que chegou tímida no meu Facebook e me conquistou quando eu já não queria mais parcerias. 

Valéria Martins, obrigada por ter me encontrado. Seu livro me trouxe momentos valiosos de reflexão bem no começo do ano. Foi um presente para mim. 

Leiam "A Matéria Dos Sonhos" e duvido que não escape ao menos um suspiro durante sua leitura.

Acompanhe a escritora: Facebook | Blog | Amazon | Livraria Cultura 


***

Este livro faz parte do meu projeto #LendoDeGraça, que consiste em ler sem pagar nada, conseguindo obras por meio de trocas on line, em sebos etc... Leia mais sobre esse projeto AQUI. >>> Essa obra foi lida em formato digital e fornecida pela própria escritora, como forma de divulgação.

15 comentários

  1. oi, oi.

    mais legal do que ser um romance (gênero que eu amo!), é que a história se passa no Brasil. gosto muito quando os autores brasileiros focam em alguma terra daqui, porque, no fim, a gente tanto se diverte com o livro quanto conhece novos lugares do nosso país.

    adorei a dica. bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando livros possuem um alto nível de qualidade e ainda nos fazem pensar.
    Excelente dica. Anotadíssima.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Ahá! Então a resenha foi publicada! Eu gostei quando li na sinopse sobre um cenário com a Chapada Diamantina. Vou procurar alguns trechos da obra...
    Beijo, Camila! Adoro você!

    ResponderExcluir
  4. É muito bom quando o livro nos faz querer estar em determinado lugar, né? Pior que é muito dificil algum autor realmente causa esse tipo de reação (pelo menos em mim). Bom, se você gostou desse romance é porque ele realmente tem algo de bom, né Camila? Por isso fiquei um pouco curiosa, mesmo achando que a história em si parece ser aquele água com açucar. ><

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oie Camila =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas a sua resenha me deixou bastante curiosa.
    Dica anotada ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Esse é um problema que ainda tenho, um pouco de preconceito com obras nacionais que preciso eliminar da minha vida. Valeu pela dica!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila!
    Os autores nacionais estão mandando ver! Não conhecia a autora, mas fiquei muito curiosa!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  8. "Romance sério, honesto e sem frescuras"? Acho que vou gostar, Camila. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,
    Não conhecia o livro ainda, mas sua resenha me deixou super curiosa sobre esse romance. E a capa é linda.

    Sucesso para a autora.

    Tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Camilaaaaa, onde compro este livro?????!!!!! hehehe... já até vi na amazon.... muito interessante... e para vc tá falando que é bom, pq é... Olha, tá ai uma verdade.. comecei a ler mais nacionais desde o ano passado e tenho gostado de tudo que li... mais uma dica de leitura para este ano..

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!
    Gostei, o livro parece ser muito bom! Um ponto super positivo é ele se passar em um dos lugares mais bonitos do nosso país. Fiquei curiosa para conhecer a Mariana.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Que capa mais maravilhosa é essa?
    E esselivro so passa em lugar lindo meu DeusssE
    E vc devorou
    e fiquei com vontade de lerrrr
    e esse Alex como é minina? rsrs
    super parceria essa sua viu!!!
    Sim sim Camila! Bem assim, a midia nao para com a 5ª Onda tambem rsrs
    dorei!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia esse livro, mas achei bem legal a questão da valorização da cultura nacional e todas essas coisas, não sei se leria o livro, mas gostei da proposta dele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Esse livro parece bem interessante. Acho que nunca li nenhum parecido.
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Cah,

    cade você por aqui? :(

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...