Há muito tempo li uma experiência interessantíssima.
Não sou a favor de experiências com animais e muito menos tortura, todos sabem que sou bióloga e já vou avisando para não me apedrejarem aqui, esse post é sobre comportamento ok?!
Voltando ao post, lembro-me que li sobre essa experiência, mas não me recordo o local porque faz muito tempo, mas era mais ou menos o seguinte:
Foram colocados em uma jaula 5 macacos e no alto dessa um CACHO DE BANANAS com uma escada embaixo para facilitar o acesso. Imediatamente os primatas tentaram subir na escada para pegar as bananas, mas, nesse momento, um jato de água bem forte os atingiu derrubando-os. E toda vez que um macaco tentava subir para pegar seu alimento todos os outros recebiam o jato de água. Algum tempo depois nenhum animal se atrevia a tentar pegar as bananas com medo do castigo.
Então, um macaco foi substituído por outro que nunca esteve lá dentro e, ao entrar imediatamente tentou subir na escada para ganhar todas aquelas bananas, mas surpreendentemente os outros macacos que lá estavam o puxaram para baixo e o impediram de subir evitando assim, um enorme jato de água. Esporadicamente os macacos eram trocados, mas nunca os novos conseguiam pegar as bananas porque os que já estavam lá impediam tal ato.
O mais interessante é que um tempo depois de iniciada essa experiência nenhum macaco dentro da jaula havia levado o tal jato de água, mas ainda sim impedia os outro de subir as escadas, sem nunca nem saber o porquê!
Não sei se realmente essa experiência foi feita (se alguém tiver conhecimento disso, por favor, me informe), mas se foi, mostra exatamente o que afeta os seres humanos. Aliás se colocássemos Homo sapiens ali dentro talvez o resultado fosse o mesmo porque nunca vi raça mais difícil de aprender como essa!
Definitivamente, são os animais mais dependentes que existem. Obrigatoriamente vivem com seus pais pelo menos 14 anos (claro existem exceções, mas são poucas), são alimentados mais de 4 anos pelas mães, só assumem seus atos aos os 18 (e olhe lá!), sem falar que é o animal que mais têm leis e o que menos as respeitam.
Realmente, podemos dizer que somos os únicos animais com capacidade de raciocínio lógico, mas do que adianta toda essa evolução se paramos de evoluir moralmente de uma hora para a outra e parecemos mais selvagens do que nunca! Acho que estou precisando parar de assistir o noticiário!
Talvez um dos melhores posts que eu já li na minha vida.
ResponderExcluirNao sei se já realizaram essa experiência, mas é bem possível.
Os humanos se comportariam de forma igual. Como muita gente leva dentro de si por anos preconceitos e pensamentos que foram passados pelos pais e as vezes nem sabe o porquê de tal coisa.
Conheço pessoas com mais de 18 anos que ainda nao sao responsáveis por elas e por aí vai...
PS: pq os macacos nao derrubaram a escada? hahahahahaahaha
beijos
www.theangelica.com
Poxa, muito obrigada pelo elogia... hahaha e nao sei porquenao derrubaram a escada!!!
ResponderExcluirAlias nem sei se ja fizeram essa experiencia memso, mas da pra aprender com ela nao da?! hehehehe
Beijao e valeu pelo carinho!
Bom dia amore,
ResponderExcluirTd bem?? Está revoltada em plena segunda? Vamos mudar isso!!!
Mas a sociedade capitalista é assim mesmo, um querendo subir em cima do outro e seguimos estas regras que fomos passadas como corretas.
Beijos e uma maravilhosa semana.
oi Ca,
ResponderExcluirmuito bom esse post,
mas uma vez mostra que temos muito a aprender com os animais...
é sempre assim será que isso ainda vai mudar um dia?
beijinhos
sabor garoa paulistana
Camila que maravilhoso esse seu post...e acrescento o fato da tal raça Homo Sapiens ainda abandonar seus filhotes ao nascerem....algo indecifravel á natureza animal....
ResponderExcluirBjos querida e uma ótima semana pra vc.
Muito bom seu post, explicou direitinho, rs. Beijuh, boa semana! http://popnewsmusic.blogspot.com/
ResponderExcluirA falta de coragem e iniciativas é o que limita os homens. Penso que assim nascem os seres mais metódicos do planeta!!!
ResponderExcluirMuito boa essa pesquisa Ca!
Tem sorteio de uma linda surpresa da Disney no meu blog, participe...
ResponderExcluirBjss e uma ótima semana...
http://toutlamour.blogspot.com/
Adorei o post! Faz a gente pensar mesmo em quem é o animal inferior!
ResponderExcluirBeijocas
Passando pra desejar uma excelente semana.
ResponderExcluirBJÃO!
www.daniesuasdicas.blogspot.com
nossa que legal esse texto adorei.Vou ficar te esperando por lá viu.
ResponderExcluirMeus cantinhos:
http://plantaodabeleza.blogspot.com/
http://coloridas-artes.blogspot.com/
Te admiro de montão viu.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss simara
_| |_................
Gostou da Vogue neah... beijos
ResponderExcluirCami, querida, que post excelente! Seus posts são sempre muito bons mas nesse vc se superou! Parabéns! bjs! Saudades. Déia
ResponderExcluirOI Camila,
ResponderExcluirJá tinha lido sobre esta experiência sim e acima de tudo ela mostra que por mais que os macacos repetissem o comportamento, os seres humanos continuavam torturando-os por nada!
Bjkas e uma ótima 3ª-feira para vc.
http://www.gosto-disto.com/2011/05/sorteio-de-maio-mays-giveaway.html
Não sei se essa experiência é realmente verdadeira, mas eu já conhecia a história, pois meu marido a conta em suas palestras sobre leis de trânsito, e ele tbm fala como vc, se "nós" que inventamos as P... das leis pq sempre tentamos infringi-las? Acho estamos retrocedendo... bjoo
ResponderExcluirMas é exatamente o que penso, mesmo que seja tudo mentira, o que ja conhecemos de comportamento sabemos uqe é assim que funciona e agora levando para o nosso lado, se fazemos tantas lei porque desrespeitamos e porquefazemos tantas entao ... sei lá!
ResponderExcluirSe fosse o ser humano, fazia imediatamente uma lei em que proíbia que as bananas fossem comidas. com uma ligeira excepção, para o legislador as poder comer!
ResponderExcluirBjo
Gostei do texto
Adoro blo que postam coisas super relevantes como essa! Obrigada por compartilhar conosco informações desse tipo!
ResponderExcluirBjim =)
Interessante. Já o conhecia de outros sites, mas acho que isso faz mais parte de uma parábola. Não sei se é algo científico! Mas a ideia é boa. Pelo simples fato de alguns tomarem uma atitude, acabamos sempre sendo influenciados. Quem nunca ouviu aquela velha história: "E daí jogar o papel no chão, já tem outros no chão mesmo!" São poucos os que tomam atitudes próprias sem a influência dos demais, ou se quer, pensar como seremos vistos depois!!
ResponderExcluirOi Camila, parar de ver o noticiário é bom, eu já parei rsss só fico na parte da previsão do tempo e outras coisas lights
ResponderExcluirMuito bom o seu tema, também não sei se isso foi uma experiência ou não, mas que é uma ótima reflexão isso é...
É que nesse planeta tem todos os tipos de níveis evolutivos, então uns são selvagens e outros mais evoluídos, os selvagens convivendo com os civilizados acabam aprendendo algo, se não aprendem nessa vida vão vindo e vindo até aprender
Os que sofrem suas maldades estão também de alguma forma aprendendo
Gostaríamos que fosse diferente, eu pelo menos adoraria, mas quem sabe um dia né amiga?
Dizem que o planeta está passando de provas e espiações para de regeneração, mas ainda vai levar um tempinho até tudo se ajeitar
Beijos pra ti com carinho!
Somos únicos e como únicos cometemos autênticas diatribes...
ResponderExcluir(chamemos-lhe,assim...)
O homem é o ser mais imbecil porque é o único que destrói a casa onde mora. Abraços!
ResponderExcluirO homem é o ser mais imbecil porque é o único que destrói a casa onde mora. Abraços!
ResponderExcluirOi amiga, eu já havia lido sobre essa experiência e sabe eu aqui refletindo penso o homem destroi onde vive e depois sofre com as consequencias, mas não muda. É triste. Bjoooooooo
ResponderExcluirPois é, eis a prática de nossa Teoria da Involução.
ResponderExcluirCamila,
ResponderExcluirPosso definir tudo com uma simples frase? Respondendo por você já digo que sim, então vai:
O ser humano é um bicho esquisito.
Beijo e ótima quarta feira pra ti.
Sabe que já ouvi falar dessa experiência mas não sei se foi memso feita. Adorei esse post, verdadeira ou não mostra uma realidade interessante.
ResponderExcluirSomos muito mais parecidos com eles do que eles conosco né?
Beijos Cá.
E pensar que os cientistas nazistas faziam experimentos nos seus semelhantes
ResponderExcluirR E F L E X Ã O
Na realidade, não sei exatamente se essa experiência foi realizada. Porém analisando o contexto da história pode-se dizer que é verdadeiramente difícil entender o ser humano, que apesar de ser considerado um animal racional, muitas vezes toma atitudes egoístas e que podem trazer males para outras pessoas.
ResponderExcluirNo caso desse texto várias mensagens interessantes ficam explícitas para nossas vidas:
O homem, muitas vezes se deixa levar por medo e assim não luta por seus ideais, como no caso dos macacos novos que entraram na jaula e não subiram na escada devido à fala e o pensamento dos outros, que ficavam apavorados com o provável jato de água. É nesse ponto que percebemos como esse assunto pose ser abordado em nosso dia-a-dia. Afinal, quantas vezes deixamos de fazer algo por medo, insegurança ou então por acreditarmos nas idéias dos outros?
Outro aspecto que pode ser abordado é o fato de que o homem ao invés de evoluir está regredindo, no que se diz respeito à moral e apesar de ser regrado por tantas leis é o que mais as desobedecem.
Apesar de completar 18 anos e ser considerado “dono” de si mesmo, é o homem e não o anima dito irracional que muitas vezes não tem responsabilidade no trabalho, nos estudos e inclusive no que se diz respeito ao convívio social, pois uma coisa é fato: Quem nunca presenciou uma briga no trânsito seja ela verbal ou física?Ou então uma discussão familiar que atualmente é tão comum?
É necessário que o homem fale e também demonstre através de suas ações que é um ser dotado de razão e inteligência e além de saber utilizar o computador e as inovações tecnológicas, pode entender que agressões aos filhos, negligência no trânsito, abandono e desprezo dos animais são questões polêmicas e típicas de seres que não devem ser considerados humanos e nem tão pouco animais irracionais , pois estes pelo menos seguem seu extinto e aprendem conforme o ensinamento de seus donos.
Por fim, posso dizer que o texto apresentado está ótimo, com uso de um vocabulário simples, de fácil compreensão e que, além disso, poder ser considerado filosófico, pois levanta questionamentos sobre o comportamento humano, fazendo com que o leitor reflita sobre sua própria posição na sociedade e assim possa entender que é possível transformar o mundo se estivermos dispostos a dar nosso primeiro passo que só depende de nós mesmos.
Sthefani Hellen G. de Lima n:30 3°G
Período: Noturno