O Vício de LER

Hoje quero falar sobre um vício que ando notando cada vez mais frequente aqui na blogosfera. É um vício como qualquer outro e acredito que não seja assim tão bom como todos falam, é o de COMPRAR MAIS LIVROS DO QUE SE PODE LER.


Bem, todos aqui sabem que amo ler, é um dos meus hobbies favoritos, compro diversos livros pela internet e não há como descrever a excitação que sentimos quando um exemplar chega a sua casa, novinho em folha, com cheirinho de livraria, embalado, pronto para você. Mas o ideal é com certeza abri-lo para ler se não imediatamente, assim que terminar o outro que está lendo. Guardá-lo para depois e comprar outro e outro e outro sem necessidade é um pouco estranho.


Admito que tenho loucura para montar uma biblioteca em minha casa, mas do que adianta ter várias estantes recheadas de livros se não li nem metade deles? Não use a desculpa de que você irá parar de comprar um dia e irá ler todos porque não vai. Pode até le-los mas continuará comprando desenfreadamente e isso não é saudável em hipótese nenhuma.

O ser humano consegue fazer de um hábito maravilhoso uma doença, é incrível isso!

Comprar mais do que se pode usar é algo que vemos com frequencia, principalmente nas mulheres, podemos citar ai roupas, sapatos, bolsas, maquiagens, esmaltes (meu caso), mas se é um vicio a própria palavra já diz, não faz bem!


Ultimamente comprar livros é fácil e barato. Existem sites que facilitam ainda mais, entregam rápido, dão descontos, portanto, esse vicio é algo muito fácil de ser adquirido. Eu mesmo me controlo para não cometê-lo e consigo. Exclua os vícios da tua vida, ela ficará mais leve, acredite!

Excelente final de semana a todos!

18 comentários

  1. Olá Camila,
    Minha filha é uma leitora impressionante. A quantidade de livros que ela possui é algo assustador. Gosta demais e herdou do avô (meu pai). Eu sou mais devagar, aliás, bem mais devagar.
    Uma ótima sexta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Post polêmico... Não tenho esse vício. Inclusive o último livro q li, "Eram os Deuses Astronautas?" foi há uns 11 anos atrás. Mas tenho o vício de adquirir e escutar música. Tenho mais de 800 cds, baixados na internet. Tenho uns 1300 vinis e uns 400 e pouco cds originais. Pior q a gente baixa constantemente, e acaba nem escutando os discos direito...

    Ando meio viciado tb na internet...

    Bom final de semana, Camila!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Ontem eu estava aqui no escritório e resolvi dar uma olhadinha no Submarino. Não deu outra, comprei 4 livros (um deles vai ser sorteado no blog). Qdo comentei com uma colega de trabalho, ela disse que o irmão dela está com o mesmo vício, ou seja, como nós, ele compra o que não consegue ler, de tanto que compra. Ela perguntou se ele tinha um livro do Içami Tiba para emprestar e ele lhe entregou um livro ainda embalado, pois tinha comprado há um bom tempo, mas nem abriu, pois não tinha tempo para ler.
    Consumismo é vício e acho que o consumismo literário me pegou antes do fashionismo, pelo menos com o primeiro não me sinto tão culpada.
    Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Aiii Ca... eu tenho tal compulsão acredita!?
    compro mais livros do que sou capaz de ler... acredito que a biblioteca que eu tenho, nem se eu não fizesse mais nada da vida eu conseguiria ler tudo... hehhehe... bjs c cuida...

    ResponderExcluir
  5. "Pode ser que sim,pode ser que não."
    Um velho sábio oriental dizia toda vez que alguém se aproximava dele para indagar se algo era bom ou ruim.Para ele nada deve ser revestido desse caráter definitivo com que costumamos catalogar o que nos acontece....
    Vício de ler parece o "toque",
    as borboletas...!
    Ótimo fim de semana,
    um abraço,Camila...

    ResponderExcluir
  6. Camila, ler é uma delícia e vira vício mesmo e desde que se tenha bom senso é algo muito bom. Confesso que nunca fui de comprar muitos livros, o dindim sempre foi escasso,assim fui uma frequentadora assídua de biblioteca no passado. Agora as estantes virtuais estão aí nos proporcionando condições de ler obras maravilhosas e eu vivo baixando livros e é uma terapia para mim, adoro ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final da pagina das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  8. oi Camis,

    que doida compulsão as nossas,
    já me disseram que antes de comprar,
    devo me fazer a pergunta:"eu preciso disso?"
    eu até pergunto,
    mas respondo rapidinho:
    "não sei se preciso,
    mas quero tanto..."

    e aí já foi!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. A vida não é complica, nós é que a colicamos. Olá sou a Lindalva da Ilha e administradora do Ostra da Poesia e teu voto foi computado com sucesso no Pena de Ouro. E não deixe de comparecer na festa de encerramento/premiação no domingo, dia 17. Muita luz, uma sexta feira de paz, um FDS com sorrisos e muitos ♥☆Jinhosssssssssssssss♥☆ Já estou a te seguir.

    ResponderExcluir
  10. Ave Maria, Cami! Tomei um tapão na cara agora... Hehehehe!
    Para ser bem franca, eu tenho mais livros do que consigo ler...
    Ok, agora eu tenho a desculpa de estar na finaleira do mestrado e tal mas...ainda assim, me da uma dorzinha no coração vê-los todos na estante, só "me olhando"... Ai, ai... Mas sabe que já fui mesmo viciadérrima em comprar livros?
    Não podia entrar em uma livraria sem sair com um em mãos...Um horror!
    Hoje sou "normal", nesse quesito. Ou quase. Ainda sinto ímpetos de comprar muitos e muitos livros, mas consigo me controlar... Hehehehe!
    Amore, hoje não vou conseguir entrar no GT. MAs entre no findi e conversamos, ok?
    AMEI esse post, viu?
    Bjão amiga!
    Déia

    ResponderExcluir
  11. Tenho tantos livros na estante me esperando pra ler rsrs! Eu aamooo ler, mas a internet vem me tirando desse vício e me fazendo adquirir outro kkkkkk! Porque quando você está lendo um livro "real", você não come o tempo todo... não dá pra ficar segurando comida com uma mão e o livro com a outra. Agora, quando vc tá na net, você tem como tomar algo, comer algo, digitar, falar c/ alguém, ler... fazer de tudo e quase ao mesmo tempo...
    Gente, que comentário longo, deixa eu ir embora kkkk!
    =*

    ResponderExcluir
  12. Você tem razão. Mas negar um vício é tão mais difícil... Tenho vício de comprar discos, livros e filmes e isso me alimenta, sabe? Satifaz. Mas o pior é que você tem razão, buáááááá!

    ResponderExcluir
  13. OMG! Sinto vergonha de mim mesma e do meu marido, porque somos destes também! hahaha Cada um de nós tem no mínimo 30 livros para ler aqui, porque sempre compramos mais e nunca conseguimos ter tempo para acompanhar o nosso ritmo de "vontade" de ler. rsrss Atualmente estou lendo "O Símbolo Perdido" do Dan Brown, que era o último que faltava do autor para mim. E às vezes é um pouco isso que acontece. Tanto eu como meu marido somos colecionadores dos livros dos autores que gostamos, não sossegamos enquanto não temos a obra completa... e aí vamos lendo conforme dá. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Passando para dizer que deixei um selo pra vc lá no meu blog. Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. oi, eu sou completamente viciado em livros, em le-los e inclusive em comprar eles , amo comprar livros, compro mais do que consigo ler...rs - eu acho um vicio bom,..... adoro esse vicio por livros.... :)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu na verdade não vejo mal algum em ser "viciada" por livros, que enriquecem tanto os leitores se comparado à vícios legitimamente nocivos. Óbvio que na vida tudo precisa de uma dose de equilíbrio, bom senso e controle. Esse mês comprei 8 livros! claro que não vou ler todos de uma vez, tenho consciência disso ! Digo por mim, que tenho uma lista de mais de 100 livros ainda.. existe um receio de ficar sem aquele exemplar, por isso compramos mais do que podemos ler de imediato.

    Um beeijo, linda !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...