Aranhas e suas teias


Algumas pessoas aqui no blog não deve saber, mas antes de qualquer coisa EU SOU BIÓLOGA. Formei-me faz uns anos, mas ainda corre em minhas veias essa paixão pelo mundo natural, principalmente na área de zoologia, e como o mundo está cada dia mais "especializado", eu não fui diferente, minha ênfase durante o curso foi com ANIMAIS PEÇONHENTOS, ou seja: aranhas, serpentes e escorpiões e outros. Venho planejando falar disso há algum tempo e hoje surgiu a oportunidade!


Passeando pela minha leitura diária de atualidades (Estou culta hoje) encontrei essa notícia: Aranhas tecem teia gigante em cima de árvores na Amazônia.

Lindo né?! Não é a primeira vez que vejo essa notícia.


Essa pequena colônia de aranhas pode passar de 1000 indivíduos e são chamadas aqui na América do Sul de aranhas sociais ou cientificamente seu nome é Anelosimus eximius. Ao contrário do tamanho de sua teia elas são bem pequenas.


Aranhas são verdadeiras artistas, suas teias possuem uma beleza incrível além de contar uma magnífica engenharia. Não é a toa que os fios se dispõem daquela maneira.


Mas hoje vim só mostrar algumas fotos legais de teias já que sempre foi uma das coisas que sempre me encantou demais! Meu forte dentro dos peçonhentos não são as ARANHAS e sim as SERPENTES, estou preparando um post sobre isso também!


Impossível não gostar de animais né?!


Antes de finalizar com esse post gostaria de dizer que nem sempre gostei dos ARACNÍDEOS, alias, sempre tive receio deles, mas quando se começa a estudar esses animais a admiração supera o medo. Não que eu saia por ai pegando aranhas na mão, mas aprendi a não matá-las à toa e a respeitar sua existência!


Como bióloga é o melhor conselho que posso lhes dar: Aprenda a respeitar antes que a admiração vem automática, seu medo não irá passar e você ainda matará várias delas, mas a visão vai mudar com certeza!

Excelente final de semana a todos!

14 comentários

  1. Pôxa Camila, achei interessantíssimo o post. E agora vejo essa sua paixão pela vida refletido em todos os posts.

    Um abraço meu, que embora também gosto de escrever, sou matemático de formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo que gostou Will, pretendo trazer mais natureza aqui pro blog! Bjão!

      Excluir
  2. Ai Camila! eu tenho verdadeiro pavor de aranhas...
    Êi vc é bióloga? que massa!
    beijos um fim de semana lindo também pra vc

    ResponderExcluir
  3. Argh! Me desculpe mas...que nojo!
    Tenho verdadeiros ataques de pânico qdo tem uma aranha por perto! e realmente eu não as mato pois morro de medo) mas grito para o Leandro vir a matar!
    Aliás, quase que não leio o post de hoje qdo vi o título!

    Mas até que as teias, se conseguirmos isolá-las das aranhas, saõ bonitinhas, sim...
    E só!
    Afff!

    Fale logo das serpentes!
    Delas não tenho medo, afinal elas não se enfiam em qualquer canto de nossas casas prontas p/ correr por cima de móveis, paredes e, se bobear, até por cima de nós mesmos... Afff!

    ;)
    bjs amiga querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila! Adorei as teias de aranha. Vou aguardar a postagem sobre as serpentes. Gosto delas. Confraternizei com umas peçonhentas despeçonhadas no Butantan. Mas a única na qual me enrolei pra tirar foto foi uma constritora mansa de dar dó. Era uma piton albina que morava em Atibaia. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. ADOREI SEU POST! AS TEIAS DE ARANHAS SAO POETICAS
    BJS
    JULIANA

    ResponderExcluir
  6. Nossa que maravilha, doutora da vida vc é.
    Lindas imagens.
    beijos querida ***

    ResponderExcluir
  7. Ei Camilinha, que beleza essa postagem hein! Puxa você poderia biologar mais aqui pra gente!

    Legal!

    ResponderExcluir
  8. As aranhas são verdadeiras artistas mesmo. Seu post foi muito sensato , as fotos bem bonitas. Algumas aranhas me metem medo, mas os aracnídeos são bichos interessantes.
    Agora, serpente, é um dos animais que menos gosto.rs

    Bom final de semana, Camila!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho curiosidade sobre a vida dos animais peçonhentos em geral, mas morro de medo deles e não sei se saberia trabalhar diretamente com eles. De aranha eu tenho fobia total, se aparecer uma dentro do meu apartamento ou seja onde for eu abandono o lugar... rsrs

    Achei super interessante essas aranhas da árvore.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Andreia (sua amiga do cursinho)12 de fevereiro de 2012 14:38

    Oi Camila lindo seu blog adorei!!!E essas teias sao perfeitas mesmo..totalmente intrincadas ..algo como as aulas do Heron e do Ze junto...rs..
    Serio..eu amo e sou a mais ardua defensora dos animais..sejam eles quais forem..vc sabe..
    Beijos..ate amanha..e a partir de hj serei visitadora(existe isso) assidua do seu blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que medo kkkkk Eron e Zé juntos?! uhauahuahua

      Acho que visitadora nao existe, mas fico feliz mesmo assim (acredito que seja visitante) kkkkkk

      Bjão Andréia com I porque teu nome é um ditongo aberto ..... kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Vc não poderia se especializar em flor ou alogo mais normal??? :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. noxa gostei muito de td q vc postou, por favor nao para de posta nao isto td sobre o mundo dos ANIMAIS PEÇONHENTOS e muito hilario.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...