Opinião: Zoológicos


Então me senti meio suja quando me peguei adorando e curtindo ver um elefante no zoológico. Eu como bióloga deveria estar levantando bandeiras de protesto em frente à pequena “prisão” desse animal que tanto amo. Mas não, estava eu lá, babando por sua doçura.


Como já disse provavelmente ele era de circo porque quando se aglomeravam curiosos ali perto ele dançava! E juro que me deu vontade de abraça-lo por isso! Por outro lado como não sofreu esse animal magnifico para aprender a rebolar daquela forma?


Aí consigo elaborar dois pontos de vistas, porque o JIM do blog PALAVRA VADIA me deu uma espécie de “chaqualhão “ (essa palavra existe?) em relação a esse assunto e desde então não parei mais de pensar . #ObrigadaJim

É simples, zoológicos deveriam ser abolidos da face da Terra, pronto! Por outro lado, alguns Homo sapiens (espécie mais destrutiva) insistem em usar animais selvagens para espetáculos em circos e para que aprendam truques perfeitos são maltratados. Quando estes envelhecem e ficam feios o circo simplesmente os abandona e é ai que entra o lado bom do zoológico!


Sim, alguns podem ser reabilitados e ganham sua liberdade na natureza, existem pessoas trabalhando com isso e alguns são especializados em determinadas espécies. O detalhe é que reabilitar um animal é caro demais, conta com muita despesa e geralmente isso tudo é pago com doações daí o obstáculo.
Mas outros animais se tornam dóceis demais ou medrosos demais e já não conseguem caçar para se alimentar. A morte para essas feras é algo certo!


O que acho dos zoológicos é o seguinte: Um mal necessário ainda, porque sei que muitos animais ali de dentro poderiam estar vivendo livremente, mas arrecadam GR$N$ e os parques não querem perder isso né?! Mas outros são salvos de cativeiros muito piores!

O ideal seria que: Donos e administradores de zoológicos fossem responsáveis e mais humanos, seria ideal adequar tamanhos de jaulas compatíveis com animais de grande porte, higienização e alimentação adequada e por ai vai...

E você o que acha de zoológicos?!

26 comentários

  1. Olá Camilinha

    Vou pensar sobre o assunto e comentarei depois.

    BJ00000000.................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. oi Camis,

    sabe que amo animais,
    não tolero violência de nenhum tipo,
    nesse assunto sou extremamente radical,
    mas acredito que muitos zoos respeitam ao máximo a habitat de seus moradores,
    só acredito que precisam ter mais cuidado com a limpeza dos lugares,
    pois a alimentação na grande maioria,
    é muito bem cuidada...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não sou contra, desde que os animais sejam bem tratados! bjo

    ResponderExcluir
  4. GOSTO DELES , DE VER OS ANIMAIS LÁ.claro, SEMPRE QUE FOREM BEM CUIDADOS, COM RESPEITO AOS BICHINHOS.

    AQUI TEMOS UM LINDO, GRANDE, BEM CUIDADO!DAÍ VALE A PENA E É SEMPRE UMA ALEGRIA PRA CRIANÇADA! BEIJOS,ÓTIMA SEMANA,CHICA

    ResponderExcluir
  5. Camila,
    Ando tão apegado à liberdade que tenho achado qualquer forma de prisão uma extrema maldade. Mas entendo também que há situações e situações. O que é preciso não perder de vista é a relação de respeito e cuidaddo com o que é vivo.Infelizmente, em muitos casos,como muitos animais receberam o contrário disso,os zoológicos são sua única chance de vida.Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Houve uma época que um dos poucos lugares que eu frequentava, era o zoológico, no entanto, mesmo não sendo ecologista, mesmo não sendo engajado, questionei que os animais, mesmo com um certo conforto e com boa alimentação, são prisioneiros. Não estão no seu habitat natural. E creio que deve ser estressante para os bichos serem observados pelo bicho homem. Há anos que não vou ao zoológico... Enjoei também... rs

    Boa semana pra vc, Camila.

    ResponderExcluir
  7. Acho que os zoologicos deveriam ser abolidos da face da terra...porém, concordo com você, já que é caro reabilitar os animais que estavam no circo (outra coisa que deveria ser abolida), entao o zoologico serve como "casa" a esse animais.
    Eu nao vou a zoologicos, eu fico muito triste quando vejo os animais ali. Acho uma crueldade sem tamanho...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu apoio santuários animais e até zoológicos que são conscientes e responsáveis com a saúde e qualidade de vida do animal. Mas apenas para animais que foram mantidos em cativeiro e que não puderam ser reintegrados à fauna e flora natural.

    ResponderExcluir
  9. Concordo 100% com você, Camilíssima. Enquanto os zoos forem necessários, devem oferecer o melhor ambiente possível. Gosto de visitar os animais e interagir com eles. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila,
    Se os animais estiverem mal cuidados e emm jaulas pequenas, sou contra. Não gosto de bichos confinados, mas tb sei que estes animais vivem muito mais do que se estivessem na natureza. Veja o caso da Chita (que era macho), morreu há pouco tempo, bem velho, se estivesse na natureza não viveria aquele tanto, não viveria sequer a metade. Se é para preservar a vida, então que ela seja longa.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    ResponderExcluir
  11. Sou bem radical quanto a isso, sabe?
    Acho uma pena que os animais tenham que viver fora de seus habitats apenas para satisfazer a curiosidade humana.
    Mas, como vc levantou a questão do circo, então que a proibição começasse aí...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto de zoológicos são raros os que cuidam direito dos animais.Cada macaco no seu galho..
    beijão Camila!

    ResponderExcluir
  13. Camila,

    discussão beeem complicada essa, viu?! Tanto que eu não sei nem como me posicionar... pq é como vc disse... se soltar os animais que são abandonados pelos circos, eles podem morrer... talvez - e acho que realmente seja - a solução seja proibir definitivamente circos com animais. Lembro que uma época havia sido proibido, mas outro dia vi um circo que tinha mil tipos de animais... =/

    Gostei do post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila !

    Quando eu disse aquilo, foi uma pergunta na verdade, porque realmente não sabia.

    Eu observando de fora, não condeno a reabilitação e sei que muitos perdem o "instinto" de caçar e para se enturmar em outros animais da espécie. O problema, é o espaço que dão. Um tigre tem que ter espaço, alguns hectares de terra para se movimentar e correr. E não um espaço mínimo, como se tivesse cometido um delito e agora estivesse cumprindo pena.

    E tem o outro lado que tu citou, que muitos estão ali, não para se reabilitar, e sim, dar lucros para quem os ostenta.

    Mas isso tudo, é mais uma vez pelo descaso do governo, que investe pouco nessa área.

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. É Jim, nem falei do governo nessa! Certamente se tive uma ajudazinha a reabilitação seria maior! Mas zoológico atrai grana, não vao deixar essa boquinha de lado né?!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc Camilinha ...
    situação complicada... e acho q todos pensam assim
    apesar da dor de ver os bichinhos encarcerados,
    aproveitamos a oportunidade de ver essa raridade.
    Animais lindos, que a maioria só veria por tv.

    Mas ainda assim, torço pela reabilitação.
    Claro que com supervisão assistida (de longe)
    para melhor adaptação.
    beijos querida ***

    ResponderExcluir
  17. Olá Camilinha.
    Sabe eu acho que em alguns anos algumas expécies só existirão nos zoológicos... Infelismente.
    Realmente eu sei que os animais enjaulados deverias ser mais bem tratados e ter muito mais espaço, isso é verdade.
    Muita coisa tem que mudar!

    ResponderExcluir
  18. Sim, tem um lado bom e outro ruim nos zoológicos, mas sem dúvida que nos circos os bichinhos sofrem muito mais. Então melhor que estejam no zoológico, onde não é não desumano.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. A que é considerada como a mais bela livraria do mundo é a Selexyz Bookstore, Maastricht, Holanda.
    Grata pela visita e gentil comentário.

    Um beijo da Nita...:)

    ResponderExcluir
  20. Quem diz que os zoológicos servem para proteger os animais está sendo hipócrita, já que os animais que vivem lá estão sendo protegidos de nós, humanos.
    Ou seja, a justificativa para a existência dos zoológicos nada mais é do que a falibilidade humana em conviver com as demais espécies do planeta.
    Hoje em dia, com internet e a facilidade da veiculação de informações, os zoos são completamente anacrônicos e fúteis.
    A justificativa da proteção dos últimos espécimes de determinada espécie também não se aplica, já que, quando temos poucos exemplares de uma determinada espécie, ela acaba por se extinguir naturalmente (como é o caso do pandas).
    Sou completamente contra zoos e acho a existência deles lamentável, assim como a de circos que ainda utilizam animais que são adestrados à força e sofrem maus tratos.
    Abraço, Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelênte comentário!
      Sabe, as vezes equecemos por alguns minutos que o culpado é acima de tudo e ANTES de tudo o ser humano, que não tem mesmo capacidade de se relacionar com outras espécies sem destrui-la!
      Gostei do teu argumento!
      Bjos!

      Excluir
  21. Wuuaaaaaa.. your blog very attractive n interesting, i love it...

    Come and see my simple blog too if u have time..

    Herry-tan.blogspot.com, but i still new member on blogspot, thks..

    ResponderExcluir
  22. FALA CUNHADA! MUITO LEGAL ESTA POSTAGEM! PODE DEIXAR QUE JÁ ESTAMOS PREPARANDO UM NOVO ROTEIRO! ESPERAMOS SUA VISITA, EU A CARLA! NÃO POSSO ESQUECER DO LEOPOLDO I!

    FABIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Áhh que ótimo, arruma outro roteiro ai que daqui uns dias estamos visitando Itu de novo hahahahaha
      Beijos para vocês e claro pro Leopoldo I!
      Saudades!

      Excluir
  23. Sou a favor de zoologicos, mas as jaulas para animais de grande porte deveriam ser maiores, fácil falar em soltar os animais na selva, mas lá com certeza tem grandes riscos de ser eliminado e extinto, zoo de Bueno Aires vai fechar, soltar os animais nas floretas será que essa é a solução? Precisamos acabar com o a caça de animais, chega de hipocrisia.

    ResponderExcluir
  24. Sou a favor de zoologicos, mas as jaulas para animais de grande porte deveriam ser maiores, fácil falar em soltar os animais na selva, mas lá com certeza tem grandes riscos de ser eliminado e extinto, zoo de Bueno Aires vai fechar, soltar os animais nas floretas será que essa é a solução? Precisamos acabar com o a caça de animais, chega de hipocrisia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...