Dobradinha: Outono e um pouco de Física

Que venha o outono!


A estação que mais amo das quatro que temos. Hoje me dia não são tão bem definidas, mas na sua essência é, em minha opinião, a mais gostosa! Caracteriza-se pela queda da temperatura e das folhas das arvores. A paisagem tende a ficar mais linda, olha as imagens:


Até parece que é assim auqi no Brasil! (haha) Queria viver no Canadá nessa época!


20 de março do ano de 1916 também deve ser lembrado aqui.


Foi nesse dia que nosso querido e mais amado cientista Albert Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade que é nada mais do que a generalização da Teoria da gravitação de Newton. A nova teoria leva em consideração as ideias descobertas na Relatividade restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais. Esta generalização tem implicações profundas no nosso conhecimento do espaço-tempo, levando, entre outras conclusões, à de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo.


Entendeu?


Vou tentar traduzir: A teoria de Einstein tem importantes implicações astrofísicas. Ela aponta para a existência de buracos negros - regiões no espaço onde o espaço e o tempo são distorcidos de tal forma que nada, nem mesmo a luz, pode escapar.

Mas o que isso quer dizer?

Bem, a relatividade serve para explicar o movimento de todos os corpos do espaço, e através dela é possível calcular fenômenos espaciais como: nascimento de uma estrela, buraco negro, buraco da minhoca, Big Bang até a expansão do universo, sua importância se submete há novas formas avançadas de tecnologia como: GPS, satélites artificiais, entre outros.


E=mc2, serve para calcular a relação entre massa e energia, e dizer que um grama de matéria é capaz de destruir um planeta é inversamente proporcional à energia que pode criar a matéria.
Isso foi de grande utilidade para usinas nucleares, a medicina nuclear e até a fabricação da bomba atômica. Aliás, um dos maiores desgostos na vida de Einstein foi (indiretamente) ajudar na criação da Bomba Atômica que sem dúvidas alguma não era sua intenção!


Algumas outras descobertas foram que no interior das estrelas ocorre fusão nuclear que também é calculada pela equação e=mc2.


Eu amo Física! Acho que algumas coisas devemos saber até mesmo para tornar nossas conversas rotineiras mais interessantes!

Então, feliz Outono para vocês e feliz Aniversário para a Teoria de Einstein!

25 comentários

  1. Olá Re

    O incrível Einstein
    Quanto ao outono, gostaria que as estações, aqui no Brasil fossem mais definidas como acontece no Hemisfério Norte

    BJ0000000000...............
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Camilinha

    Foi mal amiga, trocar o nome é imperdoável mesmo na era dos enta.
    Desculpe a falha. Se puder apague o comentário, pois eu nõ consegui fazê-lo.
    Acabo de publicar um post. Gostaria de contar com a sua ajuda na divulgação, já que se trata de uma campanha para uma amiga blogueira.


    BJ0000000000...............
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a duplinha que casou bem!!Lindo dia e ótimo OUTONO!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Poxa, você sabe das coisas, hein?rs
    O Espaço, ao mesmo tempo me fascina e me assusta.
    Diferentemente de você, não gosto de Física, números e cálculos não me fascinam e me assustam.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. u costumo dizer que o que te assusta é o que vc deve se aprofundar!
      Sempre temi a matemática e a física e quando decidi aprender comecei a amar!
      Vai em frente!

      Bjos

      Excluir
  5. oi Camis,

    sempre que meu marido
    le um comentário seu no meu blog,
    eu repito,
    nossa amor,
    adoro a Camila é uma menina tão inteligente,
    tem que ver o blog dela...
    e hoje você mais uma vez veio
    confirmar minha afirmação,

    parabéns pela postagem,
    e que seja bem vindo o outono...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. ótimo post! Não conhecia sobre Einsten e o dia 20 de março. Adorei conhecer.
    Um ótimo início de outono para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eita, postagem super informativa, heim?

    MEnina, pra mim o outono é a estação mais bonita do ano. Pena que no Brasil as estações são bem malucas, né? Mas, ainda assim, é a que mais gosto.

    Dei uma sumidinha... sacomé, né? A correria do dia a dia está me consumindo! O.o

    bjks :D

    ResponderExcluir
  8. Outuno é poesia pura..as paisagens ajudam.
    beijo Camila

    ResponderExcluir
  9. Linda postagem! Também gosto do outono, Camila, e amo astronomia. Sou devota de Carl Sagan. :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhhh mexeu comigo! Se vc gosta de livros relacionados com assuntos fisicos ou astronomicos procura ler O UNIVERSO EM UMA CASCA DE NOZ do Stephem Hawking. É fantastico! Lí 4 vezes para entender direito mas valeu a pena! Uma viagem linda!

      Excluir
  10. Oi Camilita,
    Todo mundo comemorando o outono e o Dia do Bloguerio. Só vc para comemorar a Teoria da Relatividade!
    :)))
    Isto é que é sair do lugar comum!
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, isso éum enorme elogia para mim! Obrigada, obrigada, obrigada!

      Excluir
  11. Infelizmente em nosso país o clima é meio louco, no entanto, outono sempre foi minha estação favorita, desde sempre.
    Não sabia sobre Einstein e o dia 20 de março, a blogosfera está dando mais atenção ao Dia do Blogueiro. ahah.
    Feliz dia...

    ResponderExcluir
  12. Camila, confesso que fiquei um pouco confusa com essa explicação toda, mas a parte do outono eu consegui entender! hahahahahha
    eu também gosto do outono. é uma estação linda. Mas eu sou mais da primavera! é mta linda tambem. e tem sol!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. O outono é mesmo uma estação cheia de charme e altamente inspiradora.
    E viva Einstein, afinal como seria o mundo hoje sem a sua teoria? Nem dá para imaginar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Camilinha minha amiga, se tem uma coisa que eu não entendo nunca são essas teorias e buracos negros e Einsten e como isso pode estar ligado so GPS, e como é o núcleo das estrelas... Prefiro ver as folhas cairem lá no Canadá, hahahahahahaha.


    Um beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Camila!

    Caramba, há quanto tempo! Desculpe a demora em retornar aqui, é que ando desorganizado demais com uns afazeres cá pelos trópicos - sim, na terra do axé é verão o ano inteiro, o que dirá outono kkkk

    E pensar que Einstein foi chamado de bicho preguiça por um professor, imagine... o fato é que ele só estudava o que o interessava e com isso ele criou a teoria da relatividade - "todo movimento é relativo ao observador". E o que fez Einstein pensar um pouco mais sobre a relatividade foi estudar ( a fundo) as leis de Newton e as equações de Maxwell. ( essas aí, sim, pancadas - só os físicos dizem que são "simples" rsrs)

    Agora dá medo só em pensar que existem buracos negros tão grandes como o Sistema Solar e com massa muito maior do que o equivalente a milhares de "sóis" como a nossa pequenina estrela de 5.a grandeza! Vou logo avisando a esses gulosos buracos negros: se tiverem que começar alguma coisa aqui pelos lados da Terra, vai primeiro no Congresso Nacional! Ao menos teremos algum alívio antes do fim do tempo! hahahahaha

    Bjs, Camila!

    ResponderExcluir
  16. Adoro outono, mas detesto fisica...rsrsrs. Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  17. O Outono para mim é o oásis depois do verão. E como se eu respirasse aliviada, de tanto que detesto calor... rs.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Ca eu adoro o Outono...
    um belo dia a vc.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Feliz outono pra vc tbm e felicidades ao saudoso Einstein, que com sua ajuda, abriu-se varias portas para explicar coisas do universoooo... sou ruim de fisica, desculpa aí!! rsrsrsrs... Bjs
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Bah, é minha estação preferida também. Isso quando o outono era outono. Hoje temos as 4 estações no mesmo dia. Então nem sei mais. hehehe

    Eu não consigo entender, uma equação tao simples, significar uma revolução de dimensões infinitas. É algo muito louco!

    Mas isso eu deixo para os malucos da física haha.

    Beijão

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Camila, minha mais nova amiga virtual. Boa noite.
    Pois é, o outono chegou, nesse momento cai um chuvinha gostosa aqui na Lagoa da Conceição em Floripa. Uma chuvinha calma, o tempo fechou, o sol sumiu (também puderá né, jão são dezenove horas. Agora é curtir um clima mais ameno, dormir com um lençol para espantar um pouquinho a brisa da madrugada. Olha, vamos curtir juntos o inverno, mas quanto a física, aí você vai ter que encontrar outro parceiro para curtir. Já estou te seguindo e ficaria muito feliz em receber tua amável visita em meu diário. Um grande beijo, FIQUE COM DEUS. Voltarei sempre que puder.

    ResponderExcluir
  22. sabe q eu fui uma das que gostavam de física na escola... eu naum gostava de matemática soh hehe...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...