Ter rotina é ruim?




Na pratica meu ano parece ter começado hoje. Segundona normal depois de 30 dias de férias! Foi bom demais, mas a vida real me chama de volta!

Portanto nossos horários por aqui voltarão ao normal e as postagens serão publicadas (preferencialmente) de segunda, quarta e sexta novamente, exatamente às 8 horas da manhã!

Se eu tenho manias? Quase nenhuma!

Não sei por que alguém acharia que tenho manias só porque gosto de publicar posts nos dias perfeitos e sempre na mesma hora. Ou talvez por que eu tenho hora certa para dormir e para acordar todos os dias. Se eu pratico da mesma rotina a semana toda é porque gosto de organização.



Sou bem flexível... De sexta e Sábado me permito dormir quando o organismo pede o sono... Geralmente isso acontece no mesmo horário de todo dia, mas daí não é rotina... Ou é?! 

Manias, neuras, rotinas. Chame do que quiser porque para mim no final das contas acaba sendo a mesma coisa! Vejo muitas pessoas criticando outras por possuírem rotinas e acho isso um pouco estúpido.

- “Oh Deus me livre ter rotina... Gosto de levar a vida de forma descontraída”. 

Leio isso demais na internet e tenho a impressão que as pessoas gostam de dizer essas coisas para parecer “descoladas” ou para mostrar o quanto suas vidas são interessantes.



Primeiramente preciso dizer que existem graus de rotinas. O que fazemos todo dia por imposição do trabalho ou dos estudos não deixa de ser uma rotina e é exatamente o que torna os nossos finais de semana tão atrativos.

Acabei de voltar de férias e estou de volta a minha rotina semanal, novamente ansiando pelo final de semana como todas as outras pessoas do mundo, mas preciso dizer que nos 30 dias que estive de férias não senti falta do final de semana porque esta foi totalmente substituída por sábados gigantes!


O que quero dizer é que nem todos conseguem ter rotina. Reconheço que vidas agitadas e até mesmo algumas profissões obrigam a pessoa a não ter rotina, mas as que podem ter e se moldam a ela passam a ter uma qualidade de vida legal também.

Não há vergonha em ter rotina e isso não significa que a vida é mais chata, simplesmente que é bem mais regrada, bem... 

Eu prefiro pra dizer a verdade! E você?

9 comentários

  1. Normalmente as pessoas confundem você seguir uma rotina com TOC, ou excesso de manias. Na verdade são três coisas distintas. Eu sigo normalmente uma rotina que me facilita bastante a vida, mas se precisar sair dela por algum motivo não sinto mal estar algum. Já quem tem TOC se sente compelido a seguir rituais muitas vezes desnecessários aos olhos de quem vê e essenciais para o portador do distúrbio. Já quem é cheio de manias nem sempre segue uma rotina útil, apenas repete as manias.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá Camilinha

    Como se sabe, Kinho e eu somos desocupados atualmente e mesmo assim, quando estamos no Brasil e em casa, seguimods uma rotina, nada obrigatória, mas não deixa de ser.
    Uma ótima 2º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma pessoa 100% rotineira, CAmila!
    É impressionante como até nas minhas férias, crio rotina... :/

    bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila! Rotina, desde que não seja muito estressante, faz bem pro organismo. Ter horário pra dormir, se alimentar e se exercitar evita uma porção de problemas. O ruim é a correria descontrolada. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi Camis,

    ai de mim se não tivesse uma rotina,
    tenho que respeitar muitos horários e procuro levar isso de uma maneira bem leve,e não me atormentar,
    minha vida não é nada chata,
    apenas tem uma certa ordem...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Camila, eu sou tão rotineiro e disciplinado que até adoeci rsrs Na verdade eu me preocupava demais em manter uma rotina toda "certinha" e lidava mal com os imprevistos; hoje consigo relaxar em certas situações rotineiras que antes eram estressantes.

    Já ouviu falar da peça ( e do livro) "Parem de falar mal da rotina", da Elisa Lucinda? Dá uma pesquisada, é bem interessante :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o bom de não ter rotina é ter um pouco mais de liberdade e poder aproveitar outros prazeres da vida. Mas eu, por outro lado tenho rotina e muito. E a minha rotina é tão, tão milimetricamente estabelecida, pra dar tempo fazer tudo, que às vezes eu me estresso altamente com ela. Queria ser mais livre, ter menos responsabilidades, mas não sei viver de outro jeito. É a triste realidade de ser adulta =(

    ResponderExcluir
  8. Camila, considero a rotina altamente saudável desde que não seja escravizante. Ter horários estabelecidos para dormir e acordar é um ótimo cuidado com a saúde, também tenho esse hábito. E, penso que não ter rotina nenhuma é sinônimo de desorganização da vida. Agora, manias estão mais próximas ao toc que da rotina.
    Bom retorno às postagens!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Depende do que pessoa considera rotina. Parece-me que rotina é confundida sempre com manias ou horários cronometrados, enquanto, em meu ponto de vista, rotina poderia ser descrita como fazer sempre tudo igual. Posso dar um exemplo da pessoa que vai todo o fim de semana no mesmo lugar e acredita que por estar simplesmente saindo de casa, não está sendo uma pessoa rotineira.
    Para muitos, o fato de eu ter que me desdobrar entre duas famílias, não tenho rotina e eu acredito que este desdobramento todo já virou rotina.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...