A saga da publicação


O livro que escrevi ficou pronto no começo de Dezembro. 


Depois de finalizada ainda o reli umas três vezes fazendo mudancinhas, arrumando frases e "podando arestas e pontas soltas", daí mandei para três pessoas de minha confiança para que me desse sua opinião verdadeira. 

A resposta foi positiva e bem rápida, apesar do livro ser grande a leitura dessas três pessoas não durou muito e isso me alegrou. Todos retornaram com a opinião de que era uma historia envolvente e que não dava para parar de ler. 

Para um escritor é isso que vale. Daí eu concluí que minha obra estava finalmente pronta. 

Em Janeiro comecei a saga de procurar editoras, então reuni uma lista com os 12 nomes mais conhecidos e os que eu realmente queria que lançasse meu livro e envie... 

Minha ideia era começar pelas maiores porque eu tinha certeza que seria negada milhões de vezes então quais dar uma "peneirada" entendem, mas não foi bem o que aconteceu. 

Claro que houve as editoras que nem me responderam, mas depois de uma semana - e juro que não estava nem esperando resposta ainda - eis que recebo a minha primeira resposta e bem da minha preferida! 


A LEITURA DO SEU LIVRO FOI CONCLUÍDA E ACEITA PELOS PADRÕES DE PUBLICAÇÃO DE NOSSA EDITORA 

Muita felicidade, eu pensei que minha luta seria rápida e que com certeza havia nascido para ser escritora. Já me imaginei nas prateleiras da Saraiva, nas páginas do Submarino e por aí vai! Até no Jô me vi entrando para entrevista (hahahaha), mas daí veio a proposta de publicação. 

Para preservar cada instituição irei aproximar os valores e não citarei nomes. 

Para a primeira tiragem, minha editora preferida aconselhou que fizéssemos 1500 exemplares à para tanto foi cobrado um valor de mais de 16 mil reais! 


O que?! Eu imaginei que seria caro, mas isso é absurdo! Mais de 16 mil só podia ser um erro, mas daí outras propostas começaram a aparecer e todas giravam em torno desse valor. Cheguei a receber orçamentos de mais de 20 mil por 1000 livros e percebi que tudo... TUDO era sobre dinheiro. 

Algumas editoras me fizeram duvidar que realmente tivessem lido minha obra. Aquela mesma obra que fiquei um ano todo escrevendo e que li três vezes e que chorei e sorri junto. O máximo que viam era o numero de páginas no total! 

Enfim, descobri que a qualidade não é tudo, pelo menos aqui no Brasil e sim o quanto você escreve. Tudo gira em torno do que você está disposto a pagar e não do que você está disposto a escrever isso vem me deprimindo muito. 

Por enquanto ainda mando emails para editoras, mas já não sinto o coração pular quando chega uma resposta! Será um mau sinal?!

24 comentários

  1. oi Camis,

    a cada dia mais e mais constato(infelizmente),
    que o que move o mundo é mesmo o dinheiro,
    oh,dó...
    se perde tanto com isso,
    mas não desista sua hora está chegando...
    sucesso sempre,
    estou na torcida!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está chegando mesmo. Sinto que trarei novidades boas logo! hahahahaha

      Excluir
  2. Como diz o ditado, "rapadura é doce, mas né mole não". Eu não passei (ainda) por essa experiência, Camila, então minha sugestão pode não ser lá essas coisas... Mas eu acho que paralelamente a essa luta com as editoras, você poderia dar uma rastreada e inscrever seu trabalho nesses concursos cuja premiação é a obra publicada. Outra sugestão é você buscar apoio na Prefeitura da sua cidade.
    Torcendo pro seu livro ficar pronto logo :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São difíceis de achar, mas vale a pena mesmo! Sua dica é válida. E acho que deveria enfrentar isso viu. Você tem talento pra escrever um livro! Grande beijo!

      Excluir
  3. Que pena!! Tenho pra indicar 1 editora de amigos blogueiros:

    Bárbara editora:da Helena e Fabiano( a Anne Lieri já fez lá)

    http://barbaraeditora.blogspot.com.br/

    Helena é um doce e tomara consigam se acertar! na torcida,beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Chica! Darei uma olhadina nesse site sim. Valeu a dica!

      Excluir
  4. Nunca desista Srta! Michelangelo ficou seis meses procurando um bom mármore, e quando ninguém mais se lembrava dele, após muito tempo trabalhando, apresentou nada mais, nada menos que a Pietá! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente inspiração Ives! Muito obrigada!

      Excluir
  5. Olha,um dia eu sonho em publicar um livro, imaginei que fosse difícil, mas nem tanto!Mas, se é isso que você realmente quer, não desista, espero que você consiga em breve
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, é difícil, mas não impossível! Se tem um livro pintando aí, vá em frente que vale a pena! Beijos!

      Excluir

  6. Querida amiga Camila !!!

    Perdoa-me a invasão de seu espaço, mas ele é maravilhoso. Não sou muito chegado a filmes, gosto de poucos. Sou seletivo. Mas livros eu adoro. E seu Blog. é puro isso. Muito bacana, interessante, informativo e de incentivo à cultura. Está de parabéns. Já sou seu seguidor. Eu sou apenas um poeta romântico de versejar simples, caseiro. Mas tudo vem da alma e do coração. Sou assim.

    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 27/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    Obs: Me sentirei lisonjeado se ver o selinho
    Identificador do meu Blog. nesse seu belíssimo
    Espaço.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, muitíssimo obrigada pelo carinho! Eu amo livros, filmes e séries! Ainda nem entrei no mundo das séries, mas os livros me fascinam mesmo!

      Beijos

      Excluir
  7. Camila, eu já tinha ideia de valores e para quem está começando não é fácil mesmo, as editoras apostam em nomes públicos, pois sabem que as vendas são garantidas, mesmo que não escrevam uma só linha que preste.Continue pesquisando e tente saber se a Secretaria de Cultura da sua cidade conta com verbas para publicação de novos autores, quem sabe.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não as culpo por isso. Vejo obras ruins demais serem publicadas e não acho que elas devem dar chance a todos! Mas realmente olhando pelo nosso lado é muito complicado arrumar um valor desse logo de cara!
      Mas continuemos! Acredito que chego lá!

      Excluir
  8. Oi Camila, eu também passei por isso, e acabei publicando meu livro em uma editora que na época me cobrou R$2.300,00 por 250 cópias(em 2008), que me dava direito além da publicação, resgistro pelos direitos autorais, o coquetel de lançamento dentro da própria editora e mais um clip contando a história do livro e minha biografia. Ah e também eu teria nesse ano a possibilidade sem nenhum custo de participar da bienal do livro no stand da editora. Porém, se eu quisesse servir comes e bebes no lançamento, teria que ser do meu bolso. Que folga né?

    Bom, como eu já tinha convidado muita gente eu paguei mais R$400,00 pelo coquetel que serviu vinho branco com petit-fours(absurdo né?) Mas tudo pelos convidados.

    O coquetel foi muito bom, vendi bastante. Mas fiquei decepcionada com a editora que não revisou meu livro. Mas eu só vi isso um dia antes do lançamento... A gente comete erros assim pra aprender de vez.
    Mas olha esse preço tá fora dos padrões. Eles querem quase o bolo todo e vc só vai ficar com a fatia de 10%, sabia?

    Por isso é que eu estou aqui lutando comigo mesma pra lançar meu livro solo. Sem atravessadores.
    Faço meu registro, pago só 20 reais por um calhamaço que eu quiser. Depois mando imprimir e faço a capa. É isso que pretendo.

    Tenho dois livros fechados, mas ainda não consegui concluir o objetivo a que me referi... É complicado amiga, mas não desiste naum. Ó se quiser bater um papinho off comigo me escreve
    leregostar@gmail.com

    beijo pra ti!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Camilinha

    Sei que estou devendo muitas visitas, mas agora deixarei para depois, já que estou saindo de viagem e assim que possível, postarei as fotos.

    QUER SABER MAIS? VEJA O POST DE AMANHÃ...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  10. Que bordoada esse preço, Camila! Eu sabia que cobravam, mas nunca imaginei que fosse uma quantia dessas. Tô fora. Vou ficar com os concursos, mas continuo torcendo por você. Beijos e sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu espero que um dia você consiga lançar um livro! Eu serei uma das primeiras a comprar kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. O grande problema da literatura brasileira, o dinheiro tá acima do talento do escritor.
    Mas não desista, espero em breve ler teu livro.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso entristece, mas é a vida!
      Eu espero ter notícias boas para dar logo à vcs!

      Beijos

      Excluir
  12. É bem difícil publicar um livro. Também tenho um escrito. É certo que nunca me empenhei muito em publicar, mas todas as tentativas que fiz forma inúteis.

    Quem sabe um dia?

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se empenha Dama, vale a pena e existe editora que dá chance sim!
      Boa sorte!

      Acho que vc teria historias fantásticas para contar! rsrs

      Excluir
  13. Poxa, Camila, vc bem que me desmotivou agora, hein, rsrsrs... Quer dizer, eu e mais um montão de gente que sonha em publicar algo um dia. Juro que sou meio ingênua ainda nesse quesito de publicações, ainda mais nos tempos atuais que é saindo um livro atrás do outro. Juro que não imaginava que seriam valores como esses. Talvez seja por isso que algumas pessoas publiquem de forma independente, tirando poucas tiragens e divulgando na internet (já pensou em fazer isso?). Mas não desista assim tão fácil, se você tem consciência que a obra realmente vale a pena, então se foque no seu objetivo, tenho certeza que hora ou outra alguma coisa bem boa irá aparecer.
    Estamos todos torcendo por isso. =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...