Claro que você não ia saber, eles não andam por aí com uma
tarja na testa dizendo quem são, mas provavelmente você já se deparou com
algum.
Eu estou lendo um livro que chama Perfil de uma MENTE CRIMINOSA e não
consigo parar de pensar nisso. Porque esse assunto chama tanto a atenção?! No
livro além de mostrar traços típicos de um psicopata, conta vários casos
conhecidos e alguns até viraram filmes.
O curioso é que todos eram pessoas normais, inteligentes e
tranquilas. Nada que chamasse muito a atenção, mas todos escondiam dentro de si
algum trauma, ou medo muito grande. Todos sofreram algum tipo de agressão,
mesmo que psicológico na infância.
Eles estão entre nós e são nossos vizinhos, são amigos dos
nossos filhos, são colegas na escola, pode ser qualquer um.
Mas sabe o que mais me chamou a atenção. Os maiores culpados
de hoje existiram psicopatas são os pais sabiam?! Eles que criam os monstros
dentro das crianças, eles que despertam a fúria que todos nós temos, mas que
controlamos durante a vida toda. Eles que deixam de dar a base necessária a
essas pessoas.
Quem poderia dizer que um goleiro famoso e popular se
mostraria um psicopata um dia?! Quem poderia prever que uma mulher
aparentemente normal picaria o marido e colocaria em malas só porque descobriu
uma traição?
Dexter - O psicopata mais amado do mundo! |
Quem acreditaria que ao levar um não da namorada, um garoto
entraria em seu apartamento e a mataria em frente às câmeras do país todo?!
Esses são os psicopatas, pessoas comuns que não sabem diferenciar o certo do
errado, que não medem consequências, que não pensam como nós.
O que me levou a pensar que a educação mais uma vez se
mostra a coisa mais importante do mundo! Além de um psicopata acabar com a vida
de outras pessoas ele acaba com a sua também, são muitas histórias destruídas
pelo relaxo na educação!
É um assunto sério esse! Eu estou aprendendo demais lendo
esse livro, mas já me peguei pensando mil vezes, será que já conheci um
psicopata?!
Dexter deseja a você uma semana de matar!!!
Que meda! posso estar dormindo com o inimigo rsrsrs
ResponderExcluirBjux
Penso que nem sempre os pais podem ser responsabilizados. Tanta família por aí, de três, quatro irmãos, e só um que apronta...
ResponderExcluirO que vou dizer pode ser forte: eu jamais mataria uma mulher por ser rejeitado, creio que nem se eu fosse traído(Uma caixinha de baratas vivas e mortas, seria uma melhor opção para um mulher infiel-rs), no entanto, tenho ímpetos de matar a quem pratica poluição sonora ou me ofende de graça...
Interessante, é que há um ou dois anos atrás, uma blogueira, que frequentava meus blogs, e eu os dela, disse que seu marido chegou a pensar que eu era um psicopata(rs), e ainda alertou para que ela tivesse cuidado comigo(rs). Depois, ele disse que se enganou a meu respeito, segundo ela.
Porém,suspeito que há os que pensem que sou mesmo um psicopata(rs).
Aliás, criei uns posts, semana passada, que tem a ver com isso...
Assim como gosto de filmes e séries de vampiros, adoro também as que falam de psicopatas. Vejo tudo a respeito, inclusive Dexter que é ótima.
ResponderExcluirA mente do psicopata é algo realmente intrigante e incompreensível e estimula demais a nossa análise.
Beijocas
Sabe Camila, acho complicado dizer que a culpa é dos pais. Eua adotei um menino com dois anos de idade e logo no início ele já mostrava comportamento estranho. Caminhei com ele por seis psicólogos e três psiquiatras. E foi o primeiro psiquiatra que o diagnosticou como psicopata. Como mãe ainda fiz mais duas tentativas e os diagnósticos foram os mesmos. Foi uma fase muito difícil da minha vida mas hoje reconheço um psicopata pelo olhar.
ResponderExcluirSe vc reparar bem o olhar de todos é o mesmo, vidrado, fixo e arregalado, principalmente quando estão diante de uma ameaça.
Depois de muito estudo e muitas conversas, um dos psiquiatras me garantiu que esta doença é como um defeito de fabrica e não tem concerto ou remédio.
É muito triste e assustador.
Mas acho que é um assunto que deve ser abordado e pesquisado, para o bem da sociedade.
Bjs
Vania
Muito bom esse post, Camila! Isso é um assunto tenso, penso que nem todo psicopata vá ter necessariamente reações extremamente violentas. Então, partindo disso, acredito que todos nós já conhecemos sim um psicopata, já topamos com um por aí, não desses que viram assassinos e fazem coisas horríveis, às vezes, só essas pessoas esquisitas, que às vezes mantém hábitos estranhos e que não conseguimos compreender...
ResponderExcluirBjs
www.digoporai.com
Já foi relatado em estudos que partes do cérebro de um psicopata reagem ou funcionam de forma diferente aos demais... acredito que os pais nestes casos podem amenizar ou acentuar essa situação, porém o que a natureza decide não há como desfazer.
ResponderExcluirCarla
Já conheci bem demais, Camila, e aprendi a reconhecê-los. Vale lembrar que os psiquiatras usam o termo "psicopata" num sentido muito mais amplo do que nós leigos usamos.
ResponderExcluirQuando nós leigos dizemos "psicopata", estamos nos referindo ao que os psiquiatras chamam de "sociopata", alguém como o Maníaco do Parque, um assassino serial, sem sentimentos.
Quando um psiquiatra diz "psicopata", pode tanto estar se referindo a um sociopata como o Maníaco do Parque quanto a um esquizofrênico, a um maníaco-depressivo ou a um portador de alguma outra doença mental inofensiva à sociedade.
O doente mental com vocação pra assassino em série não costuma dar bandeira, raramente parece estranho ou esquisito.
Cuidado com as pessoas ultracharmosas, Camilíssima! Os esquisitinhos, levemente amalucados, em geral, são legais. :) Beijos!
Somos uma máquina. Podemos fazer muitas coisas quando a nossa mente não está centrada no bem.
ResponderExcluirTenho medo do ser-humano.Mas não podemos generalizar, claro.
Camila, estou com uma campanha lá no blog #TrocandoCartas Participe, será legal! http://blogdocarloshamilton.blogspot.com.br/2013/07/trocando-cartas.html?showComment=1375119735361#c1242444237950216490
Eu hein.... Deu medo!
ResponderExcluirHahahahaha, o livro que escrevi foi inspirado no psicopata do Rio que matou um monte de gente na escola e depois se matou!
Acho que todo o ser humano tem potencial para ser um futuro psicopata ,tudo depende das adversidades da vida e como qualquer ser humano pode ser rico ou pobre que pode explodir a qualquer momento.Quando se diz que se nasce assim duvido ,senão vejamos quantos psicopatas a TV,e o Cinema já criaram ,bjs Camila
ResponderExcluirCamila, não acredito q os pais sejam os responsáveis para q uma pessoa se torna um psicopata. Creio q o bem e o mal é inerente ao ser humano, portanto, vários fatores poderá disparar a bondade ou maldade, o meio em q se vive em todas as fases da vida é um deles. Fiquei interessaso no livro e já anotei a minha listas de compráveis. Bjos.
ResponderExcluirParabéns pelo post. Sempre que vou escrever meus livros faço uma coisa que chamo de "laboratório" que nada mais é do que fazer uma pesquisa profunda sobre o assunto. E no livro intitulado "Que a punição seja adequada ao Crime" você poderá ver de maneira emocionante a figura do psicopata. Visite meu blog (http://www.nossoslivrosfree.com.br/) e baixe-o gratuitamente e você poderá imprimi-lo se desejar(são poucas páginas). Se gostar, seja uma seguidora. Será um prazer tê-la como seguidora e integrante da família NossosLivrosFree.
ResponderExcluirVivo a 3 anos me perguntando por que passei por isso... Dá pra escrever um livro.O problema não foi diretamente comigo mas logo percebi do que se tratava. Infelizmente até hoje não consigo ajudar a pessoa envolvida neste caso.
Excluiroi Camis,
ResponderExcluirai,nunca parei pra pensar nisso,
mas vou confessar que fico horrorizada com esses comportamentos estranhos,
me parece que faltam alguns parafusos,que peças ficaram sem encaixe e provocam um desajuste geral,
melhor pedir para sacudir a cabeça de alguns,
pra ver se ouço o barulhos das peças soltas...rsrsrs
beijinhos
Oi Camila,
ResponderExcluirJá li muito a respeito e tive muitos problemas com isto. Uma pessoa muito próxima a mim tinha traços de psicopatia e isto me valeram anos e mais anos de terapia, pois eu não conseguia entender e nem aceitar.
Que vc tenha uma ótima terça-feira.
Bjs
GOSTO DISTO!
Pois é Camila, os psicopatas estão em meio a todos nós, fato triste e amedrontador!
ResponderExcluirBeijos
A mente humana sempre irá nos surpreender, para o bem ou para o mal. Talvez, por isso, Carl Jung dizia que "Toda pessoa tem o seu lado obscuro que - desde que tudo corra bem - é preferível não conhecer".
ResponderExcluirAbraço, Camila!
ResponderExcluirOlá Camila,
Já vi todas as séries do Dexter disponíveis em locadora-rsrs.
Psicopatas estão por toda parte. Se você ainda não conheceu um, provavelmente já se esbarrou com um por aí. Os casos surpreendem.
Não tenho conhecimentos acerca do mal em si ou do que o caracteriza. O que sei é baseado em filmes e livros, que sempre apontam para traumas de infância. Creio que as famílias devem ficar atentas a eventuais comportamentos diferentes em seu grupo para procurarem ajuda, quando for o caso.
O que se vê por aí é o desequilíbrio, egoísmo, orgulho e ambição, que levam as pessoas a matarem friamente e premeditadamente tendo em vista seus interesses pessoais. Ou casos em que uma pessoa mata num momento de extrema emoção, quando perde o controle de seus atos. É a vitória da influência negativa sobre o bem.
A mente psicopata requer estudo criterioso e profundo, principalmente se for caso em que a pessoa já nasce com esta tendência.
Beijo.
Camila, os pais não têm essa responsabilidade não. Eles têm um distúrbio, uma falha, que os deixam completamente sem sentimentos. São pessoas normais, que vivem entre nós, mas não sentem amor, ódio, carinho, raiva, nada. E gostam de ver as pessoas sofrerem... esse sentimento eles gostam, da tortura e dor humana. Pra eles é normal isso. Precisam de tratamento profissional sim. Nem todos que matam são psicopatas. Alguns são obsessivos ou então maldosos mesmo. Os psicopatas são doentes e são perigosos.
ResponderExcluirEm 2011 fiz um texto e até hoje recebo depoimentos. Não vou deixar o link aqui porque acho que não é o caso. Mas se quiser conhecer o texto, do lado direito do meu blog tem o link "Amor Psicopata". É só clicar. Beijos
Não atribuo responsabilidade aos pais. Trata-se de doença que requer acompanhamento e, muitas vezes, afastamento completo da vida social. Infelizmente, na maioria dos casos, só vem ela à tona quando algum ato destrutivo é praticado. O livro deve ser, de fato, muito interessante. Bjs.
ResponderExcluiré, podemos estar convivendo com um psicopata onde menos esperamos, no trabalho, em casa, ou seja, onde menos esperamos.
ResponderExcluir