Eu nunca
pensei que um número pudesse mudar tanto minha vida ou o que esperam de mim.
Estou com 29
anos agora e dia 23 de agosto partirei para a casa dos 30, os temidos ou amados
30 das mulheres, depende de cada uma.
Confesso que
não estou com medo e nem com neura de que estou velha e tal, mas o fato é que
já percebi que algumas regras começaram a se formar ao meu redor!
Hahaha achei essa vovozinha muito fofa e foi só para ilustrar como a maioria das mulheres se sentem velhas aos 30 anos. |
Não ter uma
profissão de fato me incomoda demais e já me peguei pensando: "Já tenho 30
anos preciso dar um rumo na minha vida". Pesa mais agora mesmo?!
Será que
depois dos 30 se eu não me encontrar profissionalmente serei uma candidata aos
planos de governo para pessoas necessitadas?
Não ter
namorado gera cobrança em mim às vezes, mas tenho tantos planos e anseios e
ando me sentindo cada dia melhor sozinha e esse é um assunto que levo numa boa,
mas as cobranças começaram a vir principalmente de pessoas de fora.
Amigos também participam dessa, tenho amigos
que a qualquer problema ou reclamação eu faça já me lançam logo o tão famoso:
"Você está precisando arrumar um namorado!" Tenho pavor dessa frase,
como se namorado fosse resolver meus problemas.
Não! Eu não
posso esperar que outra pessoa me faça feliz, não mais! Eu já caí nesse e me
dei mal, então agora preciso ser feliz por mim mesma e esse é meu plano, as
pessoas deveriam respeitar mais a escolha das outras!
Mas será que
se eu fizer 30 anos e estiver solteira morrerei sozinha?!
Acontece que
tenho que lidar hoje com assuntos mais sérios, mais financeiramente desastrosos
e não sinto que darei conta. Os 30 anos nos é apresentado com muito peso à vida
toda e quando olho para mim e vejo tudo igual ao que era antes me assusto
pensando que algo está faltando.
Porque não
tenho marido? Nunca precisei me preocupar com crianças indo à escola, ou o
preço da fralda ou quem sabe festa de aniversários de crianças.
Será que
isso que me falta é realmente obrigatório para todas aos 30 anos?! Eu não sou
normal é isso?! Eu não posso fazer a minha própria regra?
Porque eu
realmente quero levar uma vida diferente e não estou sendo rebelde. Meus 30
anos vieram com planos, sonhos e descobertas. Eu serei uma escritora! Não está
bom?!
Preciso ser
uma escritora casada, com uma casa própria com jardim na frente e um casal de
gêmeos dormindo em seus berços coloridos para estar tudo certo?
É pesa mais
sim, mas quem faz isso não sou eu, me olho no espelho e sou exatamente igual de
quando fiz 22 anos, nem rugas eu tenho ainda, mas definitivamente meus cabelos
ficaram mais brancos, eu tenho mais dúvidas, mais sonhos e menos dinheiro!
Essa formula
não está balanceada, mas quando teremos formulas perfeitas na vida?! Aos 50?!
Fórmulas, regras, receitas de bolo para vida, não, não existem, te garanto com 30+7 :)
ResponderExcluir"Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé"
Rosaura Gomes
As pessoas costumam fazer essas cobranças nos 30 40, 50 ,60 e nada muda. Basta ter a cabeça legal! E não encucar. Vai firme ser feliz nos teus 30. Eu jpa tenho mais que o dobro disso...Com 64 posso falar de cadeira,rsabeijos,chica
ResponderExcluirOlá minha querida!
ResponderExcluirMe sinto em casa aqui no seu cantinho, com a decoração da minha caverna.
Lendo sua postagem, me identifiquei, pois tb já passei por isso, mas te digo uma coisa - a idade só existe na nossa mente.
Qdo completei 30 anos, tive neuras fantásticas sobre como "resolver logo a vida", me encontrar, o que eu seria, como faria. Com o passar do tempo, percebi que quem faz minha vida sou eu, não posso me apegar a números. Percebo pessoas de 60 anos que são super ativas, felizes, resolvidas... Percebo pessoas de 25 anos sem objetivos e de mal com tudo...
Não existe receita de bolo ou caminhos específicos, mas te digo uma coisa: viva amando sempre - amigos, família, trabalho, passatempos. O que fizer, despeje amor e os frutos colhidos num breve futuro serão sempre especiais.
Eu tenho uma filosofia na minha vida "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará."
Abração esmagador e lindo dia.
Muitíssimo interessante seu post. Quase balzaquiana(rs), a coisa que mais me frustrou na vida foi não ter tido uma boa profissão. Hoje, sou um desempregado, um homem sem profissão, um vagabundo e, pior ainda, falido, sem dinheiro, já que money não dá em árvore e nem cai do céu; não sou tão importante como o povo judeu, que recebeu um maná.
ResponderExcluirEntendo perfeitamente seu ponto de vista, sua preocupação. Mas, como vc tem objetivos, ânimo, inteligência, chegarás lá, conseguirá sucesso.
Existem pessoas que, realmente, não gostam de viverem sós, gostam de casamento, filhos, família. Respeito-as, e acho até bonito uma família unida, todavia, prefiro mesmo viver só.
As mulheres são cobradas mesmo por estarem sós, o que acho uma bobagem... A sociedade costuma ser desumana, implicante, preconceituosa, como sempre não respeitando às pessoas diferentes, as não convencionais, as atípicas. Lamentável!
"Antes sozinho, do que mal acompanhado".
Amiga, já passei dos 30 e sempre tive uma vida ao contrário, desplanejada, e vem dando certo. Vou fazendo, inventando, dando corda ao destino. Um dia chego lá com um saquinho cheio do que mais fazer! Tive até gêmeas e isso nunca é planejado! O importante é avançar, dançar, abraçar o vento e ser feliz do jeito possível. Beijos!
ResponderExcluirVixii! To fazendo 24 hoje... Ainda falta um tempo para os 30... Mas já percebi que depois dos 18... Os tão desejados 18... O tempo voa! eheheh Mas enfim, acho que mais importante do que ter um profissão ou um amor, é estar de bem com a vida. Amores não tem hora e data pra acontecer... A profissão... Quem disse que ela tão importante assim? Quem disse que com ela vamos estar bem financeiramente? Que venham os 30, os 40 ou os 50... Desde que todos sejam bem vividos!
ResponderExcluirQuantos questionamentos sem resposta imediata, né? É o tempo o dono delas e às vezes ele nem nos dá as tais respostas. Apenas viva, menina... Saboreie os seus dias da melhor maneira possível e escreva, escreva...
ResponderExcluirBeijo!
Só tem uma coisa que você se esqueceu de dizer sobre os 30, Camila: é a idade em que as mulheres ficam mais bonitas. Sugiro que, no dia 23, você se olhe no espelho, se dê um sorriso e diga com toda sinceridade: "Finalmente, Camila, sua linda, você é o máximo!" :) Feliz pré-aniversário!
ResponderExcluirCamilinha aproveite muuuuuuiiito eu pintei o 7 quanto as regras e cobranças soó faço o que o meu coração manda !
ResponderExcluirBeijso
A mulher de trinta anos: Balzac é bom demais! Não esquenta, e as regras serão sempre quebradas e o destino é a poesia! abraços
ResponderExcluirOI CAMILA!
ResponderExcluirSINTO MUITO, MAS TE RESPONDO QUE NUNCA TEREMOS ESTA FÓRMULA.
VIU PORQUE NÃO PRECISAS TE PREOCUPAR?
A VIDA É UMA ETERNA BUSCA DE NÓS MESMOS, ACOMPANHADAS, CASADAS OU NÃO.
AOS TRINTA, ESTÁS NO AUGE DA VIDA, NÃO ESQUEÇAS QUE SEMPRE ELA VALE Á PENA, MAS SE PREOCUPAR AOS TRINTA É PERDA DE TEMPO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Fique tão preocupada com seus 30 anos não, porque o que parece ser é muito menos tenebroso do que imagina. Siga seu caminho na certeza de sua busca e seja feliz com o tempo que tem e não com o que já teve ou, eventualmente terá.
ResponderExcluirCadinho RoCo
"Papai Balzac, já dizia,
ResponderExcluirParis inteira repetia,
Balzac acertou na pinta,
Mulher só depois dos trinta."
Camilete minha flor, tudo que você colocou aí nesse texto/desabafo tem um teor (a meu ver)de cobrança da sociedade sobre o "tal" peso da idade. Relaxa querida, e siga sua vida com suas propostas, seus objetivos e sonhos também, por que não?
ResponderExcluirToda idade tem sua beleza e seus mistérios e também descobertas, e completar 30 anos é só um mudar de fase,tipo uma "troca de pele".
Não ter um trabalho nos dias de hoje não acontece só contigo meu amor. Tantos jovens que se matam de estudar e na hora H nada X nada... Minha filha mesmo, se formou e demorou pra ter um emprego em sua área, mas conseguiu, depois de algum tempo, e olha que ela ainda não está satisfeita, mas tá seguindo.
Outrossim, não ter um namorado não significa que você ficará pra "titia". Eu fico triste em ver as jovens de hoje nessa corrida do ouro pra ter um emprego, pra ter um compromisso amoroso e outras coisas que o valha pra ser gente de verdade.
Que lamentável tudo isso. Quer dizer que só vale se vc tiver um noivo ou um marido, ou um trabalho que uns e outros queiram que você tenha? Veja, são atribuições que você vai conquistar e você naum precisa ter pressa pra trocar fraudinhas e acordar de madrugada pra dar de mamar... Tudo tem seu tempo.
Fica de boa porque ter 30 anos é tudo de bom na vida. É a mulher do ponto como se costuma dizer. Ai que saudade dos meus 30...
Não há formulas, há sim conquistas, experiências e aprendizados.
Vai por mim, escuta a titia aqui rsrs..
beijão minha linda e curta sua fase 30 - que é a da mulher liberta a descobrir novos caminhos.
Lu C.
Oi Camila
ResponderExcluirNunca fui a favor de regras ditadas por uma sociedade medíocre. Temos que fazer escolhas que nos satisfaçam independente dos 30, 50 ou 90 anos. O que importa é aquilo que nos deixa feliz e realizada. Não existe fórmulas. O importante é estar de bem com a vida e você é uma pessoa bem resolvida. Você está começando uma das melhores fases da vida. O momento de descobertas, conquistas. 30 é apenas um número... e é tão insignificante. Seja sempre você! Autêntica!!!
Beijos e carinhos
Gracita
Essas mesmas aflições que vc está passando, eu passei tb aos 30, e eu tb sou de agosto, 13. Será q tem alguma coisa a ver?
ResponderExcluirCamila, o que eu posso lhe dizer é que vc viva cada momento, pois qdo chegar aos 50, não terá tempo de queixar o q não fez. Bjos.
Não receita e, "cada uma é cada uma". Caso adiante um exemplo, Camila: tive alguns namorados e nunca me preocupei e com a chegada dos 30 anos. Casei aos 38, não tive filhos e adotamos um bebê com 1 mês, aos 45 anos. Fiquei viúva aos 68, o filho está se formando em Medicina Veterinário, tenho duas gatas adotadas (resgatadas da rua pelo filho) e...PASME: estou às vésperas do segundo casamento.
ResponderExcluirPortanto, querida "menina", dê tempo ao tempo, o que tiver de ser, será. Você é uma eximia escritora. Prossiga, nesse lindo "metier".
Beijos,
da Lúcia
Hehehehehehehehehe... É, esses velhos são mesmo cheio de dúvidas... Ainda bem que eu que sou adolescente não tenho esse tipo de problemas1
ResponderExcluirAos 30 anos cai a ficha de que podemos um dia ficar velhas, mas hoje em dia vejo o quanto era jovem aos 30 e quanta coisa ainda tinha para acontecer. Tem idades em que a crise é pior, vai por mim, experiência própria... rsrs
ResponderExcluirBeijocas
Camila, por mais que a sociedade evolua, alguns costumes continuam, por exemplo, nenhum homem é cobrado se estiver solteiro aos 30 anos, na profissão qualquer "bico" faz dele um ótimo trabalhador, nem graduação precisa para ser considerado um cara "formado". Enfim, algumas mulheres carregam um estigma de inferioridade que vem das cavernas, mas fique tranquila, não é o seu caso, viva feliz e aproveite cada minuto dessa idade maravilhosa!
ResponderExcluirBeijos
Camila que estigma tao estranho ,uma pessoa solteira com 30anos se cobrando dessa maneira sera justo para você ,penso que não a vida simplesmente corre sem data nem hora marcada segue apenas o seu rumo ,olhe em seu redor talvez exista outra vida para alguém do comum mortal ,porque teremos que seguir tais regras e conveniências dos outros quando somos nos próprios que fazemos a nossa historia de vida .Eu tenho 36 solteiro moro numa das capitais mais bonitas do mundo (Lisboa ),mas adoro o campo onde encontro a paz que tanto me acalma e necessito (Loriga)embora tenha estes dois sítios onde morar tenho na família o bem mais precioso ,claro vejo os meus sobrinhos que crescem e adorava ter filhos ,mas não anseio dessa fome rápida para me fazer crescer ,outras formas outras escolhas que também nos fazem crescer ,a vida e para ser levada sem pressa ,no fim terá com certeza a recompensa merecida que tanto almeja ,muitos beijinhos seja apenas uma pessoa feliz sendo como e nada mais que isso .
ResponderExcluirVocê está na flor da idade!
ResponderExcluir