Pra que ler?


Sim, pode ser uma fuga e eu confesso que uso como tal na maioria das vezes.

É também um vício - Isso é fato e hoje em dia vejo um crescente número de viciados por aí. Nas redes sociais uma das coisas mais comentadas são os novos lançamentos de editoras diversas.

Ler está na moda? Eu não sei, mas poderia estar, certo? Se bem que não faltam críticos para minimizar uma obra quando esta faz sucesso,  aconteceu com Harry Potter e aconteceu com 50 tons de cinza, mas estar na moda é isso mesmo, é sofrer críticas ao mesmo tempo que se toca o céu.  Do ápice à lama... (esse é meu medo).

Então,  esses dias alguém publicou um texto com o titulo: Livros para idiotas e nesse texto ele listava 10 obras que eram mais comumente lido por leitores que ele considerava idiotas.


Obviamente havia 50 tons de críticas no texto e - pasmem - até O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - ganhou um lugar na lista tudo porque os leitores buscaram esse título após ver Bela e Edward do Crepúsculo o lendo...

Mas espera aí,  isso não é bom? Quer dizer, Stephen Meyer criou uma história considerada para idiotas (a qual eu não concordo) e através dela fez milhares de jovens se aventurarem na leitura de um clássico!  Me desculpe, mas eu sempre pensei que isso fosse bacana.


Agora voltando ao Crepúsculo... Qual o problema em ler esse tipo de historia? Porque alguém tem que ser considerado idiota por gostar desse tipo de fantasia?  Eu particularmente não vejo tanta coisa nesses livros, mas quase morri de orgulho quando vi minha prima de 12 anos lendo a saga toda com afinco... Isso é lindo!

A "incompetente e sem talento" da escritora dessa saga para idiotas despertou em milhões de jovens a vontade de ler livros. Eu amo essa mulher por isso e a defendo!

Quem só lê clássicos e menospreza ou critica outro tipo de leitor é tão ignorante quanto uma pessoa que não lê nada!

Ah, e idiota é quem nunca leu nenhum daqueles livros da lista citada!


E tenho dito...

PS: Hoje é sexta-feira 13!!! Bora assistir filme de terror! (Olha a desculpa! hahaha)

19 comentários

  1. Concordo que o mais importante é ler cada um faz sua escolha...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila.
    Eu concordo que 50 tons de cinza não é um bom livro, mas acho também que tem um certo preconceito rolando por ai contra as obras relacionadas a Crepúsculo, como podemos ver nessa lista ai... Como assim O morro dos ventos uivantes é ruim? NÃO. E também acho que não existe livro pra idiota. Minha irmã está lendo Poderosa, um livro que eu, com 20 anos não considero um livro bom, mas ela aos 13 achou o máximo, e foi o que fez ela gostar. então que cada um leia o que gosta né. O importante é ler. Se ler for moda, que continue por muito tempo, porque ta uma delícia todo esse debate sobre livros.

    Queria comentar mais mas isso não é fórum né... hehehhe

    Beijos.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, pode ser fórum! Manda a ver... Grite e discorde de todos que eu vou amar!

      Menina, quando vi na maldita lista O morro dos ventos uivantes me senti depressiva. Como tal pessoa pode criticar uma obra assim?!

      Nem 50 tons deveria ser taxado para idiotas, poxa... tem gente que adorou, porque rotular isso?!

      Já não chega a VIDA COMPLICADA que temos, agora precisamos ter VERGONHA do que lemos?!

      Pelo amor de Deus né?!

      Beijão!

      Excluir
  3. Ih, Camila, o macaco caveira idiota aqui, não leu nenhum dos dez livros.rs

    Quanto ao publicitário, até pela sua foto, percebe-se que é um sujeito arrogante, que tem prazer em menosprezar os outros. É um crítico, e I hate críticos!

    É comum mesmo chatos e idiotas chamaram outrem de chatos e idiotas.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macaco maluco, leia O morro dos ventos uivantes que eu tenho certeza que vc irá gostar e se tornará um idiota assim como eu! (Tô quase inteira de idiotice hahaha Já li quase todos)

      Beijocas!

      Excluir
  4. De acordo com essa lista, eu devo merecer nota 4 em termos de idiotice. Já li 4 dessas 10 obras. Estou muito triste com isso, Camila. Preciso melhorar essa nota. Vou ler os tons de cinza do crepúsculo do inferno já, já. :) Agora, falando sério, esse crítico foi muito bestinha. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Carlinha, vamos protestar e nos tornar todos idiotas!

      Eu acho que isso deve ser inveja do cara que provavelmente nunca escreverá nada que venda como água como esses livros para idiotas de escritores milionários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Oi Camila!

    Sou bem eclética quanto à leitura. Adoro um belo clássico, assim como um livro bobo para passar o tempo.
    O "problema" que vejo que com relação a essas leituras é quando vejo mulheres com mais 30 idolatrando Crepúsculo e cia. Aí acho meio "dã"... do tipo, vá ler algo para a sua idade peloamordedeus!! Agora se for uma menina de 13 anos lendo a série e amando, vou dar plena razão a ela. Pois esse tipo de livro foi escrito para esse público.
    Mas, para mim, o mais importante é o que você disse... A autora, tendo ou não escrito uma obra de baixa qualidade, conquistou milhares de jovens e vários deles se tornaram leitores assíduos! Só por isso, a autora possui grande mérito para mim! :)
    O importante é sentir prazer na leitura. O resto é o resto...

    Beijos!!
    E não vá aprontar muito nessa sexta-feira 13 hein?! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh adoro livros bobos! Livros de romancinhos leves e delicados...

      A vida é tão estressante né?! Nada melhor que ler algo bobinho ou levinho para sorrir e dormir mais leve!

      Já pensou ler O CONDE DE MONTE CRISTO toda noite depois da segundona de trabalho?!

      Fico louca em dois dias! hahahahaha

      Excluir
  6. Camila, outro dia participei de uma reunião com escritores e bibliotecários da minha região, fiquei impressionada com os números lá apresentados de leitores que passaram a frequentar as bibliotecas por conta da série Crepúsculo e Harry Potter. Não importa em que classificação esses livros se enquadram, o fato de incentivarem a garotada à leitura já é um feito e tanto!
    E se O Morro dos Ventos Uivantes está na lista, idiota é quem a fez, certamente!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O morro dos ventos uivantes foi imperdoável pra mim tb!

      Excluir
  7. Tudo depende do tempo e disposição para ler seja um best seller ou o mais curriqueiro livro o importante e ler ,claro com o passar dos anos vamos ser mais seletivos mas com certeza nada foi em vao ,beijinhos Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu por exemplo sou de época!!! Cada época gosto de um tipo de livros!!!!

      Excluir
  8. Ixi... Acabei de descobrir que sou um idiota! Snif!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Snif nada Dé! Tenho orgulho de leitores idiotas viu! hehehehehe

      Beijão!

      Excluir
  9. Camila, eu vi a tal lista e fiquei com vergonha alheia de um site que se propõe a ser culturalmente relevante dê espaço para listas polêmicas( o que na verdade vem sendo recorrente em tal sítio - talvez para alavancar visitantes?) e promova o preconceito literário.

    Rotular como "idiotas" leitores de determinadas obras é coisa de idiota, com o perdão da palavra. Ao passo que tantas pessoas e instituições tentem incentivar a leitura, outras querem determinar e impor preferências literárias pessoais como se estas fossem "normas" para alguém ser um bom leitor. Isso me deixa muito chateado, pois a leitura é incentivada a partir de identificação e gosto do leitor para com a história. Eu não gosto do Paulo Coelho, mas muita gente aprecia seus livros; vou desqualificar esses leitores? Em absoluto! Bom que leiam Paulo Coelho, Crepúsculo, Tons de Cinza e best-sellers para os quais parte da crítica ( e da pseudo crítica literária) tanto desmerecem. Chamar leitores de "idiotas" pode acabar com o trabalho feito por professores, bibliotecários, contadores de histórias, escritores e voluntários que trabalham pela valorização e incentivo à leitura.

    "Elitizar" a literatura é bobagem, tanto quanto criar listas determinando (diferente de sugestão) preferências que rotulem "bons e maus" leitores.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre sua opinião é tão rica! Penso exatamente assim. Professores, instituições, pais e amigos se empenham tanto para incentivar jovens e adultos a gostarem de ler e um site com grande conteúdo se preza a esse tipo de post!

      Me deixa envergonhada tb!

      Obrigada pela tua opinião! Beijos!

      Excluir
  10. Camila, para mim, todo livro é para ser lido, e cabe a cada pessoa dar a interpretação do lido, pois o mesmo livro pode ter significado vários. Bom finde. Em tempo, sou um viciado e colecionador de livros irrecuperável. Boa semana.

    ResponderExcluir

  11. Oi Camila,

    Bem que eu estava louca para assistir a um filme de terror ou suspense na sexta-feira, mas não deu para passar numa locadora.

    Quanto a esta pessoinha que enumerou livros para idiotas deve ser uma perfeita idiota, 'data venia'. Cada um lê o que gosta. Há conteúdos para todo tipo de gosto e é preciso respeitar as preferências de cada um e não buscar denegrir qualquer tipo de leitura. Atitude nada coerente para uma pessoa que aprecia a leitura.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...