[BOOK] - Doctor Sleep - Stephen King

The King is back with your shining boy!
O rei está de volta com seu garoto iluminado!

Sim! Eu li Dr. Sleep na língua original do Mr. King (inglês), pois não tive paciência para esperar a tradução. Isso foi imensamente bom, porque será sempre meu primeiro livro lido em inglês e vou lhes contar, isso abriu um novo leque de opções para mim!

Dr. Sleep foi um dos melhores livros que eu li do autor. Talvez por que foi na língua original e ter me feito tão bem essa experiência, mas a verdade é que a historia trás um ritmo tão alucinante e constante que fica difícil desgrudar os olhos da página.

"He had always thought the story of Bluebeard was the scariest of all time, the scariest there ever could be, but this one was worse. Because it was true." - Dan pensando sobre a história que Hallorann havia contado.
TRADUÇÃO: “Ele sempre havia pensado que a história do Barba Azul era a mais assustadora de todos os tempos, o mais assustador que jamais poderia ser, mas este foi o pior. Porque era verdade.” 

Essa obra, para quem não sabe, é a continuação do livro O ILUMINADO que deu fama ao escritor e o consagrou como o mestre do terror. Aqui, King conta a historia de Dan Torrance APÓS o Hotel Overlock trazendo consigo todos os traumas e medos do passado até a vida adulta.

Um fato interessante é que Stephen King lançou mais de 30 entre O Iluminado e sua continuação. Esse é o segundo livro dele lançado esse ano, mas o ritmo é igual e as vezes até superior.

Gostei muito do começo, onde Stephen King foi bem gentil e nos mostrou alguns momentos de Danny pequeno, passando por problemas que obviamente o perseguirão por toda vida e encontrando total suporte de sua mãe e do incrível Dick Hallorann. Essas passagens moldam o futuro do garoto inocente que quase foi consumido por sua "iluminação" até sua vida adulta que é onde se passa a historia toda.

“When the pupil is ready, the teacher will appear” – Dick Hallorann
TRADUÇÃO: “Quando o aluno etiver pronto o professor aparecerá”

O pequeno Danny, que falava com seu dedo e via fantasmas, cresceu e se tornou um alcoólatra como seu pai além de ter sua "Iluminação" quase completamente adormecida até que um dia - em um incidente que ele vai remoer por toda a vida - seus poderes voltam com força total.

Após 40 anos pensando em uma continuação, King não poderia lançar algo mediano né? Agora existem outros iluminados, o mundo está maior e existem outros vilões.

Minha Biblioteca Particular só cresce!

Dan conhece uma criança "Iluminada" chamada Abra, e começa a interagir com ela. Eu estou maluca para contar a vocês como eles se conhecem, por que é simplesmente incrível. Isso só torna a interação entre eles mais espetacular ainda, dois iluminados podem desenvolver muitas formas de se comunicar e isso enriqueceu o livro demais.

Abra é muito mais poderosa do que Daniel e isso atrai a atenção de Rose, a líder de um grupo que se auto intitula NÓ VERDADEIRO e são descritos como criaturas que se parecem um pouco com vampiros, mas ao invés de sangue se alimentam de "Luminosidade" (poder que os iluminados possuem).

Reprodução livre da líder do Nó Verdadeiro - Rose The Hat. 
Abra define bem o que eles são para Dan nessa passagem:

"They call themselves the True Knot. Most of them are old, and they really are like vampires. They look for kids like me. And like you were, I guess. Only they don’t drink blood, they breathe in the stuff that comes out when the special kids die.” She winced in disgust. “The more they hurt them before, the stronger that stuff is. They call it steam.”
TRADUÇÃO: Chamam-se Nó Verdadeiro. A maioria deles são velhos, e eles realmente são como vampiros. Eles olham para as crianças como eu e como você era, eu acho. Só que eles não bebem sangue, respiram o material que sai quando as crianças especiais morrem. "Ela fez uma careta de desgosto. “Quanto mais eles os machucam antes, mais forte o material é”. Eles chamam isso de vapor. "

O livro traz, aos montes, um dos traços que eu adoro no Stephen King que são as referencias. Ele conseguiu citar mais de 15 referências (e eu posso ter me esquecido de alguma, claro), entre elas está: Edgar Alan Poe, Oscar Wild, Sono of Anarky, Jogos Vorazes e Senhor dos Anéis.

Nossa tem mais um monte de coisas bacanas que eu poderia falar aqui, mas a resenha ficaria imensa, só deixarei aqui uma curiosidade:

O Iluminado foi escrito por um Stephen King que bebia demais, assim como seu protagonista Jack Torrance que quase destruiu sua família toda por conta disso. Já em Doctor Sleep, Stephen King está curado de seu vício e trás como protagonista Dan Torrance, um ex alcoólatra frequentador do AA que praticamente nasce novamente. Interessante né?

Por fim deixo as palavras do próprio Stephen King em seus agradecimentos, que resume bem o que é essa obra em comparação à outra:

And people change. The man who wrote Doctor Sleep is very different from the well-meaning alcoholic who wrote The Shining, but both remain interested in the same thing: telling a kickass story. - Stephen King
TRADUÇÃO: E as pessoas mudam. O homem que escreveu Doctor Sleep é muito diferente do alcoólatra bem-intencionado, que escreveu The Shining, mas ambos permanecem interessados ​​na mesma coisa: contar uma história arrasadora.


É isso aí, gente! Sinto-me super satisfeita com essa obra e para mim ela merece 5 estrelas ou melhor, 5 caveiras!




11 comentários

  1. oi Camis,

    me parece muito bom,
    adorei saber que se alimentam de luminosidade,
    afinal o vampirismo fica menos nebuloso...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha pode parecer bonitinho, mas é do Stephen King que estamos falando. Não é muito agradável não kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Stephen King é DIVO, né? Gostcho mutcho! Valeu a dica, CamiLINDONA! Bom fds! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro de ter lido um único livro de Stephen King... e até hoje eu tremo nas bases só de lembrar de uma das cenas de terror... :(

    ele realmente é ótimo e merece toda a fama, mas eu sou medrosa demais pra ler mais livros dele... hahhahaha

    Bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro 5 estrelas Camila ,muitos beijinhos e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, eu adoro Stephen King, tenho uma coleção de livros dele aqui em casa, eu vou adorar ler este livro, mal posso esperar, mas vou ler em português mesmo, rsrsrs beijosss!!

    ResponderExcluir
  7. Oinn, quem me dera eu conseguisse ler em inglês também, na verdade nunca tentei, mas começar por Stephen King é puro luxo hein.
    Ainda tenho que ler O Iluminado para depois ler sua continuação...

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vou acabar comprando em inglês também, Camila. Afinal, não é qualquer livro que merece cinco caveiras. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila querida


    Quem me dera ler em inglês e conseguir entender tudinho...rs

    Beijos e boa semana.
    Ani

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso ler um livro dele... urgente! Mesmo não gostando de nada de terror, ele tem que ser lido.
    Boa dica, Camila. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa um amigo blogueiro me indicou e eu já estava super querendo ler esse livro, agora mais ainda! Conheci o mundo de O Iluminado a pouco tempo, por indicação desse mesmo amigo...Bela resenha!
    Beijos e beijos
    #partiusaraivaonline

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...