Livro no Skoob |
Que tal começar o ano terminando uma trilogia que ganhou a minha atenção no ano passado? A Editora Pandorga trouxe para nós a coleção Breathing da Rebecca Donovan e encantou milhares de leitores, não só pelas capas lindas, mas também pelo drama denso e apaixonante e não vai passar despercebido por aqui.
Eu Escolhi Respirar é o final da trilogia e trás uma Emma um pouco diferente daquela garota indefesa e injustiçada do primeiro livro. Por diversas vezes senti vontade de entrar no livro e dar uns tapas nela, mas se analisarmos sua trajetória acabamos entendendo suas escolhas malucas.
Dois anos depois de ter deixado Evan e toda a sua história para trás, Emma tenta seguir sua vida, se escondendo do passado buscando experiências novas e também novas sensações. Agora ela mora com 3 garotas e cursa o preparatório de medicina, mas mesmo fugindo, as lembranças tanto de sua tortura quanto das pessoas que deixou para trás, a persegue o tempo todo.
É impossível fugir do passado.
Dessa forma ela acaba se refugiando na bebida, algo que repudiava em sua mãe, mas que agora parece preencher o vazio que a assola. Esse parece ser o foco do terceiro livro assim como foi no segundo e é exatamente isso que me surpreendeu na obra toda. Eu esperava algo mais centrado em violência doméstica e na verdade foi o alcoolismo o ponto central do drama de Emma.
Capas lindas da trilogia |
Mas não pensem que foi ruim. Eu gostei muito de como Emma acorda para a vida depois de quase perder todas as pessoas que a amavam e gostei também da enorme força que Evan mostra desde a primeira cena que aparece, até a última. A verdade é que ele estava lá para Emma o tempo todo e isso fez toda a diferença.
As questões são todas respondidas, as dúvidas esclarecidas e o final foi bem satisfatório. Não vou mentir que senti falta dos personagens do primeiro livro: Uma Razão Para Respirar, os sobrinhos e principalmente os tios de Emma poderiam trazer algum drama para esse final, mas o ponto foi finalizado em definitivo no livro dois e não posso reclamar.
"Eu tenho que lembrar que existe sempre uma escolha. E eu escolhi viver. Eu escolhi amar. Eu escolhi respirar". |
Enfim, é um final digno do resto da série. Vale muito a pena ler e se você é fã de reviravoltas e dramas psicológicos, esta é a coleção certa para você.
Nossa parece bem densa essa série. Nunca ouvi falar sobre, mas me interessou bastante, vou ler suas resenhas sobre o vol. 1 e 2.
ResponderExcluirBeijos e boa semana.
Esse, eu passo, Camila. Muito dramático pra mim. Beijos!
ResponderExcluirAmei os dos primeiros agora estou lendo o terceiro é envolvente.
ResponderExcluirAmei os dos primeiros agora estou lendo o terceiro é envolvente.
ResponderExcluir