Você pensa que ser escritor - aqui nesse país - é fácil? Bem, se você seguir por vários caminhos traçados bem antes de você escrever sua primeira linha na vida, talvez até consiga chegar à algum lugar.
Veja bem, a primeira regra para você ser um bom escritor é tem um emprego. Você precisa trabalhar muito e acumular grana. Essa regra é imprescindível e por isso é a primeira.
Depois disso, você precisa amar a literatura, claro, porque você certamente terá que transformar isso em seu maior passatempo, já que terá pouco tempo para escrever. Afinal, você trabalha, lembra?
Saiba que nem metade das pessoas que te apoia, comprarão seu livro quando a hora chegar. Você terá que conquistar leitores novos a cada dia e isso é um trabalho árduo, mas se for feito com dedicação pode ser bastante prazeroso.
Enfim, a próxima regra é óbvia: Escreva o livro todo e o ame depois de pronto. Você precisa vibrar com o que criou e só assim conseguirá levar ele para o máximo possível de estantes pelo país. Chegue até o final, revise mais de duas vezes, arrume tudo e só depois tente publicá-lo.
Agora nessa etapa (e eu presumo aqui que você tenha conseguido uma editora tradicional), você precisará de dedicação integral para publicar e programar divulgações em todos os lugares possíveis. Se puder contar com jornais, televisão e rádio, ajuda também, mas a internet é imprescindível.
E finalmente entra a parte da grana, sabe o emprego da primeira regra? Certamente quando você pensar em divulgar seu livro vai precisar dele para promover anúncios, pagar fretes de envios de livro autografados, comprar exemplares extras para distribuir por aí etc... etc...
Acha pouco? Você precisa acreditar na sua história acima de tudo, eu acredito na minha e mesmo assim não é o suficiente. Você precisa escrever até o final e sorrir ao terminar, satisfeito.
Você precisa ter outras ideias, outras histórias, porque as pessoas vão te cobrar. Você vai precisar de mais tempo e passará a escrever também de madrugada.
Outra regra é não se melindrar com críticas, elas virão aos montes e provavelmente você ficará soterrado por um longo tempo abaixo delas. Também precisará aprender a ligar com os vários NÃOS que irá receber, de editoras, de distribuidoras, de livrarias, de leitores, de Blogs e por aí vai...
Então depois de passar por toda essa tormenta, começarão a chegar os elogios, as críticas boas, as compras, as curtidas e os novos seguidores. Estes serão fiéis e você poderá contar com ele na próxima tentativa, porque é obvio que você irá tentar de novo.
Porque publicar um livro é como ter um filho: ninguém se lembra da dor que passou dos enjoos, das críticas, dos quilos a mais... O que fica registrado em sua memória é aquela resenha positiva, aquela compra de 10 exemplares de uma vez, daquela foto linda da sua obra em uma estante desconhecida, dos inúmeros e-mails carinhosos e principalmente do orgulho de ver um pensamento seu impresso em suas mãos.
Por fim, ser escritor nesse país é trabalhoso, mas vale a pena. Eu passei - e passo - por isso tudo aí acima diariamente e tenho dois livros publicados, mais três prontinhos e em processo de revisão e um sexto sendo escrito nesse momento. Se fosse tão ruim eu já teria pulado fora, não acha?!
Quer comprar as minhas obras? Ah, por favor, ajude essa escritora vai. CLICA AQUI e corre para o meu site de vendas.
Kamaleon já está em formato digital na Amazon AQUI
E se você preferir comprar diretamente da Editora Cata-vento, tem AQUI.
Pensa que é fácil?! \o/
Sim, as pessoas vão te cobrar. Por falar nisso, Camila, estou esperando um certo livro sobre fantasmas e um outro que se passa na selva. :) Beijos!
ResponderExcluirNada é fácil querida amiga ,você têm um dom especial para escrever muitos beijinhos.
ResponderExcluirOi Camila, te admiro muito, eu já pensei em escrever um livro muitas vezes, mas desisto rapidinho, rsrsrs um super beijo!!!
ResponderExcluirCamila, eu nunca pensei assim. Sempre que assistia filmes sobre escritores, ficava imaginando como deve ser difícil vc ter um nível de concentração tão grande pra escrever grandes estórias e não se perder. Até porque um livro não se escreve em um dia, né?
ResponderExcluirÉ coisa pra quem tem talento mesmo. m
Bjs
www.digoporai.com
TENHO VISTO LIVROS BEM ESCRITOS HISTORIAS FASCINANTES,VIAJO POR LUGARES INIMAGINAVEIS,MAS COMO É ESCREVER SOBRE ESTES ASSUNTOS SEI QUE INSPIRAÇÃO NÃO VEM FACIL,E HAJA PAPEL RASGADO,AMASSADO DESSAMASSADO..NOSSA É UMA BELA VIDA NADA FÁCIL.AOS ESCRITORES MEUS PARABÉNS.
ResponderExcluir