[Contos] Piratas - Karen Alvares

Escritos por 10 autores diferentes, estes contos trazem diversas características distintas e por isso eu posso afirmar: é impossível não encantar o leitor ao menos uma vez. 


Sinopse - Você já sonhou em navegar pelos sete mares, enfrentando sereias e saqueando tesouros? Ou, quem sabe, você prefira uma dose de rum e um voo em um dirigível? Ou então viajar por mares antigos e misteriosos, vingando seu amor perdido, enfrentando abutres sanguinários, vendendo relíquias não tão preciosas assim? 
Ahoy, leitor, então seja bem-vindo a bordo de Piratas, um navio onde dez grandes autores se reúnem para contar as histórias mais incríveis de todos os mares sobre... piratas, é claro! Içar velas, marujos! Vamos partir rumo à aventura!
Piratas é uma antologia - publicada pela Editora Cata-vento e organizada pela nossa parceira Karen Alvares, que reúne 10 contos com esse tema e foi surpreendente descobrir tantas formas de piratas que existiram e existem até hoje. 

O livro reúne comédia, drama, romance, suspense e surpreende o leitor a cada página. A cada conto conhecemos tripulações e ideias diferentes e esse é o ponto alto da obra. Me agradou demais embarcar nessas várias aventuras e por isso vim aqui recomendar para vocês.
Antes de seguir com um pouquinho de cada conto, preciso ressaltar mais uma vez - sei que ando insistindo muito nisso: Obras nacionais valem a pena demais. Aproveite esse mercado que cresce a cada dia!

Então vamos aos contos:

1 - O tesouro de Nossa Senhora dos Condenados - Claudia Durgim
O que seria melhor para começar essa antologia do que um conto sobre dois piratas - Ogumé e Timbo - experientes, inseparáveis e tão sincronizados que "...quando um ronca o outro assobia". Os dois passam o dia contando histórias em uma taberna em troca de dinheiro e encanta quem passa por lá. Esse primeiro conto é muito divertido e trás a tona toda a atmosfera alegre que os piratas tem.

2 - Os pilares de Melkart - Ana Lúcia Merege
Conto interessante que trás a história do capitão Balthazar que aceita embarcar em uma missão perigosíssima com sua tripulação à mando de um sacerdote egípcio. Aceita porque sabe que assim irá se vingar de alguma forma de uma pessoa que ele detesta muito. O que mais gostei no conto foi mesmo essa temática egípcia, envolvendo alguns nomes conhecidos e quem curte a história dessa civilização vai reconhecer de cara. A Lúcia é parceira aqui do blog e já resenhei uma obra dela: 


3 - Vingadora - Paola Siviero
Conto cheio de emoção. É o mais profundo do livro e mesmo repleto de sangue, trás uma história densa e triste. Aqui, acompanhamos o Capitão De Merda em uma missão de vingança. Durante as páginas vamos descobrindo suas verdadeiras intenções e também o porquê desse nome tão inusitado. Adorei a escrita da autora, me prendeu de verdade.

4 - Barracuda Negra e a Máquina misteriosa - J. M. Beraldo
Um conto delicioso. Aqui conhecemos a capitã sanguinária Karyan em um dia de luta que resultou na descoberta de um tesouro estranho. Curiosa e prevendo se tratar de algo valioso, trouxe de volta do mar um dos homens que havia jogado para a morte há pouco tempo, a fim de arrancar dele alguma informação sobre o tal tesouro. Para isso ela precisou negociar com os peixes e essa foi a parte mais legal do conto. Genial mesmo. História engraçada com um final genial!

5 - #BonnyRead - Fabiana Madruga
A Fabiana sabe mesmo criar uma história deslumbrante com duas milionárias amigas. O conto lembrou muito seu livro "Clube dos Herdeiros" que já resenhei aqui no blog e repetiu a dose amorosa que deu certo no romance. Aqui conhecemos 3 piratas modernos: Laura, Cecília e Jack que formam um esquema de vendas ilegais de bolsas de grife, cuja vida se mistura em um delicioso triângulo amoroso. Um final surpreendente reforça ainda mais o poder que a escritora tem em delinear reviravoltas.


6 - Mais pesado que o ar - Melissa de Sá
Conto muito bem escrito que me agradou demais. Arrisco dizer que foi um dos meus preferidos. Aqui acompanhamos Amélia Harship, filha de um milionário falecido que se vê sem rumo na vida. Ao fugir, embarca em um dirigível que é, mais tarde, invadido por piratas. Agora Amélia precisa tomar a maior e mais perigosa decisão de sua vida: Lutar ou continuar fugindo. A Melissa escreve tão bem que o conto pareceu pequeno. eu queria mais!!! (rs)

7 - O tamanho dos sonhos - Sabrina Mota Marcondes
História narrada por Dot à partir da morte de sua irmã. Esse conto me pareceu um pouco confuso em alguns momentos, mas acabei gostando dele do meio para o fim. É cheio de magia e tive a impressão de estar inserida dentro de um mundo fantástico que já conhecemos bem em nossa literatura. Quem ler vai sacar rapidamente do que estou falando.

8 - Porto Vermelho - Luana Tsuki
Neste conto conhecemos Miguel Ávila, um homem desanimado com sua vida que resolve procurar uma aventura. Para isso acaba se tornando o cozinheiro de um navio. O problema é que este navio é saqueado e sua aventura acaba se tornando algo um pouco mais perigoso. Adorei a narrativa e os pontos sobrenaturais que envolvem esse conto. O final é ótimo!

9 - Sinos do Inferno - Albarus Andreos
Um conto totalmente atual e com uma certa nostalgia, por parte do Capitão. E convenhamos que qualquer história que cite minha banda preferida no mundo (AC/DC) merece 5 estrelas.
Mas não foi por isso que esse conto se tornou meu preferido no livro. A narrativa é eletrizante e genial. As colocações são muito boas e os pensamentos do Capitão valem cada frase. Tudo começa com o resgate de 6 pessoas que mudarão a sorte daquela tripulação.
Eu não sei se os termos todos que o autor usou são verdadeiros, mas pareceu que sim e foi o conto que eu mais tive a impressão de ser real.

10 - Piratas não conhecem o perdão - Karen Alvares
Conto escrito pela nossa parceira Karen Alvares, narrado pelo Capitão Thomas Cavendish, conta o acontecimento que marcou a vida desse pirata brutal e autoritário. Desde o instante em que conheceu a bruxa Mafalda, sentiu algo de diferente, sua petulância era atraente e algo dentro dela o atraía. O temido capitão narra, com todo entusiasmo, como caiu nas teias desse amor até ser traído. Leitura rápida e muito fluida, deixa aquela vontade de saber mais.


Recado para a Karen: 
Amiga, você precisa parar de me deixar querendo mais desse jeito!!! Sou sua fã! (rs)

A ideia dessa antologia foi genial e preciso parabenizar a Karen por isso. Ler contos é simplesmente delicioso e deveria se tornar um hábito maior entre as pessoas. Como escritora, adoro escrever estas histórias curtas, porque o resultado aparece logo.

Leiam esse livro. Se encantem pelas mil faces que esses personagens - criminosos, aventureiros e deslumbrantes - mostram ao redor dos mares. \O/


2 comentários

  1. Obrigada pela resenha! Se gostou do Balthazar e do Lísias, prepare-se, vem mais conto deles por aí!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila! Gostei do fio condutor da coletânea. Ótima ideia! Sou fã de contos. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...