[Coluna] Não funcionou para mim #2


Na coluna anterior (AQUI), várias pessoas falaram sobre largar livros pelo metade e tal, mas quero deixar claro, que estes que eu coloco aqui, nessa coluna, foram lidos por completo. Acredito que não há mal algum em deixar um livro pela metade, mas se faço isso, não posso resenha-lo.

Portanto abaixo estão os livros que não funcionaram para mim, mas que foram livros até o final:

A casa dos macacos - Sara Gruen

Sinopse: Autora do aclamado Água para elefantes, vencedor de inúmeros prêmios e adaptado para as telonas em superprodução com Robert Pattinson e Reese Witherspoon, Sara Cruen retorna com o envolvente e emocionalmente estimulante A casa dos macacos. Considerado pelo prestigiado jornal britânico The Independent o melhor romance do ano, o livro a confirma como uma das principais vozes da literatura contemporânea americana.
Uma narrativa claramente ancorada em altos conceitos morais, mas sem sermões, traz sérios questionamentos sobre nossa verdadeira identidade. As consequências da comunicação entre espécies, a importância do contato sexual entre homens e entre outros primatas, a dinâmica familiar, as disfunções emocionais, o aprisionamento de animais para pesquisas científicas, a obtusidade da cultura pop e a noção do que constitui humanidade e humano.
Isabel Duncan, cientista do laboratório de Linguagem de Grandes Primatas, não compreende as pessoas. Mas sabe tudo sobre macacos. Principalmente os bonobos Sam, Bonzo, Lola, Mbongo, Jelani e Makena. Integrantes de uma das espécies mais próximas da humana, são capazes de raciocinar e de se comunicar na linguagem americana de sinais. Isabel se sente ainda mais à vontade com eles do que jamais se sentiu com sua própria espécie. Até que conhece o repórter John Thigpen, que apura uma matéria sobre defensores dos direitos dos animais.
Quando uma explosão atinge o laboratório, a reportagem, a mais importante da carreira do jornalista, passa a ser centrada em Isabel. E ela se vê obrigada a interagir com sues semelhantes para salvar sua família primata de uma nova forma de exploração: um reality show estrelado pelos bonobos desaparecidos se torna o maior — e o mais improvável — fenômeno da mídia moderna. Milhões de fãs se postam diante da tela da TV para assistir aos primatas pedirem pratos gordurosos para viagem, fazerem sexo diversas vezes e assinar petições pedindo que Isabel vá buscá-los.
Em A casa dos macacos, Sara Cruen explora o mundo animal de forma única. E cria uma trama atual, um brilhante e desafiador romance carregado de ética e críticas à sociedade atual.
Classificação

--- Até a sinopse do livro é enorme e chata! ---
Essa obra me surpreendeu por ter sido criada pela mesma escritora de "Água para Elefantes". Nem parece a mesma. Ao contrário do outro, neste sofri para chegar ao final e nenhum personagem me conquistou. Mas espere aí, a trama é muito boa, só não gostei de como foi conduzida e não tive empatia por ninguém, nem pelos macacos (rs). Essa escritora curte falar sobre a exploração desenfreada com animais e isso me atraí muito. Se ela lançar outra obra irei ler, com certeza. É uma pena que essa não tenha cativado meu coração. Mas fica a dica para quem gosta de dramas com um toque leve de romance.


Os Segredos de Emma Corrigan - Sophie Kinsella

Sinopse: Em O Segredo de Emma Corrigan , Sophie Kinsella segue a receita que fez da série Os delírios de consumo de Becky Bloom sucesso de público - foram mais de 35 mil exemplares vendidos só no Brasil - e crítica. Com humor e muito charme, ela nos apresenta a Emma, uma inglesa perto dos 30 anos, mas longe de uma definição na vida. Na memória ela guarda situações ultraconfidenciais: como perdeu a virgindade enquanto os pais assistiam Ben-Hur na sala de TV, o que pensa sobre o namorado, as peças que prega nos colegas de escritório, seu peso real.
Funcionária Júnior da Panther Corporation, uma empresa de produtos energéticos e esportivos com filiais por toda Grã-Bretanha, Emma vai a Glascow participar da reunião de marketing sobre um novo refrigerante, a Panther Cola. O que parecia uma grande oportunidade profissional se transforma num pesadelo. Como se não bastasse ter derramado a bebida num superior, seu vôo de volta para casa quase cai. Em momentos de tensão as pessoas fazem as coisas mais estranhas. E Emma Corrigan não é exceção. Acreditando estar a um passo de uma morte trágica, ela conta todos os seus pequenos pecados para o passageiro ao lado. Afinal, qual a probabilidade de vê-lo de novo? Ainda mais com vida?
Mas o destino decide brincar com a protagonista: o avião pousa em segurança e o distinto cavalheiro nada mais é que o fundador e presidente da empresa onde trabalha. E além dos segredos pessoais, Emma abriu o verbo sobre todos os colegas da Panther e suas estratégias para enrolar no serviço. Para recuperar o respeito profissional - e voltar às boas com o pessoal do escritório - Emma se mete nas situações mais inusitadas, quase novelísticas. Mas com as quais todas as mulheres acabam se identificando.

Classificação

Ah, meu Deus, eu estou ficando velha. E com isso estou ficando exigente e intolerante. Bem, resumindo: Qualquer livro que coloque a mulher como uma personagem tonta e meio burrinha, sendo "resgatada" pelo homem incrível, inteligente e capaz... Irá parar aqui nessa coluna para mim. 
Portanto, não me venham com gritarias, Sophie Kinsella pode até escrever bem (isso ela faz) mas sua concepção de romance para mim não serve. Gosto de protagonistas fortes e que sabem o que querem (mesmo quando confusas). Algumas cenas desse romance me deixaram com vergonha alheia e quase me fizeram chorar (e não foi no bom sentido mesmo rs).

E é isso. Estes foram lidos no ano passado e só agora, eu consegui fazer essa coluna. Vamos ver o que 2016 reserva para nós. E você? Anda lendo algo que caberia nessa coluna também?

20 comentários

  1. Acho bem legal mostrar os bons e os que não gostaste também! Vale sempre como alerta!Quem quiser, teste!rs... bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cah, eu nem consegui ler Os Segredos de Emma Corrigan.... aaaffff.... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Camila, só pode criticar o que leu até o amargo fim. Martírio em nome da ética. :) Já pela sinopse, vejo que o dos macacos não é pra mim. Quanto aOs Segredos da Ema sem Cabeça, achei uma afronta às conquistas feministas. Queimamos tantos sutiãs para, no fim das contas, voltarmos às heroínas débeis mentais? Li com raiva, até o fim. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Camila, vc é guerreira, pq se começo o livro e não gosto, não chego nem na metade.;.. hehehhe
    bjs
    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila.

    Não sou ter abandonar livros por ter o mesmo pensamento que você. Para eu resenhar um livro eu preciso ter lido ele inteiro, mesmo que ele seja bem ruim. Esse dois livros que você citou eu não li porque a sinopse não agradou e então deixei de lado.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieee! Não conheço nenhum dos dois livros e, pela sinopse, também acho que não teria vontade de ler! Bjos

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oieee! Não conheço nenhum dos dois livros e, pela sinopse, também acho que não teria vontade de ler! Bjos

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu li Becki Bloom da Sophie e também não funcionou comigo, e olha que eu gosto de chick -lit hein.
    Já Sara Gruen, li Água para Elefantes e amei demais!!!! Comprei A Casa dos Macacos e ainda não li...vamos ver o que acho dele.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Da Sara Gruen eu só li "Água para elefantes" mesmo e gostei muito. Pela sinopse desse que você leu, parece que o livro se recomenda apenas pelo sucesso do anterior, a trama dele mesmo não parece ser tão envolvente quanto a do grande sucesso da autora.

    Concordo com você quanto às Chic-lits, muitas são vergonha alheia, retratando um tipo de mulher que não é atraente nem para as próprias mulheres. São cansativas, nem vale a pena ler...

    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    É muuito dificil eu largar um livro na metade eu sempre tento ler em outros periodos, mas teve dois que eu não consegui ler desde que comecei a blogar. Foram tão ruins que eu não me lembro muito bem dos nomes, mas foram dois nacionais. Uma pena quando isso acontece né??

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, eu não li nenhum destes e já anotei para não comprar, rsrs Estou lendo Dragão Vermelho, o 1º da série Hannibal e por enquanto gostando muito... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  12. Li alguns livros da Sophie que eu amei, ainda não tive a oportunidade de ler o da Emma, então me surpreendi por não ter funcionado para você. :( Que pena!
    O primeiro eu nem sabia que era da mesma autora de água para elefantes, hahaha. Não li nenhum deles, e não sei se tenho vontade na verdade.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Não li nenhum desses dois livros, mas há uns anos atrás tentei ler o primeiro livro da serie Becky Bloom mas acabei abandonando, acho que eu não tava no clima na época. Mas pretendo dar uma nova chance a autora e provavelmente será com esse livro ai, porque é o que tenho aqui em casa hahah.
    Um livro que não funcionou pra mim foi O que há de estranho em mim da Gayle Forman.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Que pena que os livros não serviram para você, nunca li nada dos autores que você apontou, estou aqui como Água para Elefantes para ler, que bom que peguei o livro bom da autora XD
    Abraços
    pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Camila!
    Engraçado ler seu comentário sobre "A casa dos macacos" e fiquei aliviada por saber que alguém não se identificou com a escrita da autora. Eu comecei "Água para elefantes" algumas vezes e não consegui continuar. Ainda não desisti dele, mas a maioria das pessoas o acham fantástico.
    Quanto à Sophie Kinsella, estou descobrindo que é "ame ou odeie". Li apenas um livro dela e por enquanto ainda não cheguei a um nem a outro extremo.

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Li Agua para Elefantes e adoreii! Sem dúvida alguma lerei A Casa dos Macacos!
    Quem sabe eu goste.

    Sobre Sophie Kinsella, tenho a mesma opinião que você e com certeza eu não iria gostar desse livro (apesar de ter que ler esse ano um livro dela por conta de um clube de leitura). Gosto de mulheres fortes, nada de personagens bobas.

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  17. Cá, nunca li nada da primeira autora, nem tive interesse por Agua para elefantes. Acho engraçado você colocar o livro nessa coluna e ele ainda ter 3 estrelas hahaha
    Sempre tive vontade de ler algo da Sophia mas mais por questão de divertimento mesmo, passar o tempo. Acho quetendo isso em mente, não me irritaria tanto com a personagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Ooi. Eu acho que sou que nem voce, Cá: odeio abandonar livros. Abandonei uns dez na vida mas foram porque eu realmente não conseguia ler por nada desse mundo de tão chato que eu achei UIAHOI mas tem uns que eu me esforço muito e consigo ler.
    Bom, eu não conhecia A Casa dos Macacos, mas sério mesmo acho que se o visse por ai nunca daria uma chance. A premissa me parece chata, a capa é feia e bleh... Já não desceu de cara. UIAHOAHHi e como sei que você tem gosto eu realmente devo passar longe.
    Sophie Kinsella é uma adorada por leitores, mas eu nunca li nada dela. Acho que só um livro da autora me chama a atenção mas nem tanto assim a ponto de eu querer ler tipo HOJE. Se seguir o mesmo clichê aparente deste que você apontou então é melhor deixar para ela.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Cá!

    Tenho a mesma opinião que você sobre os romances, até conversei ontem com meu marido sobre isso, pois histórias de amor com mocinhas previsíveis, com romances instantâneos, não tem me atraído e estou detestado muitos livros por conta disso, será que estamos ficando mesmo velhas, ou a literatura desse gênero que decaiu? Para mim, é mais a segunda opção. Ultimamente, tenho deixado livros pela metade, se não envolve, parto para outro, infelizmente, tenho pegado tanto livro chato, que virou uma bola de neve!

    Enfim, não sei se lereia esses livros, talvez o primeiro, que apesar da sua crítica, foi o mais interessante dos dois, rs.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...