Todo mundo mente ou já mentiu alguma vez na vida. O dia a dia é tão conturbado que às vezes utilizamos desse recurso para nos proteger ou até mesmo para ter paz. Quem nunca mandou dizer que não estava quando o telefone tocou? Quem nunca disse que ia a um lugar, mas na verdade foi em outro para relaxar sozinho ou sei lá, fazer outras coisas que só você poderia saber. Não condeno algumas "mentirinhas" porque não prejudicam ninguém.
Às vezes algumas até protegem os outros, mas essa pratica se torna inaceitável quando cometida diariamente e m grande escalas. Algumas pessoas perdem a noção do certo e do errado e fazem isso em todas as ocasiões, se tornam VERDADEIROS MESTRES NA ARTE DE MENTIR e saem quase sempre ilesos. Bem, quase sempre não, (lá vem eu de novo com os ditados), mas vocês já ouviram aquele: MENTIRA TEM PERNA CURTA! É verdade, uma hora alguém descobre e você se vê numa situação muito embaraçosa.
Recentemente foi lançado um filme com o ator Global Vagner Moura chamado VIPs que conta a história real de Marcelo Nascimento da Rocha, que hoje cumpre pena por estelionato em Goiás.
Ele foi condenado à prisão em regime fechado por aplicar vários golpes. Fingiu ser oficial do Exército, guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii e herdeiro da empresa de linhas aéreas Gol. Até entrevista para o apresentador Amaury Júnior ele deu, fingindo ser uma das identidades criadas por ele próprio. Então vejam que existem até pessoas que levam a vida dessa forma, ganham dinheiro com isso e tal (agora me lembrei de vários outros que se concentram em um único local e nós os aceitamos ainda, mas enfim).
Quando essas mentiras são contadas em série podem ser caracterizadas como doença e leva o nome de MITOMANIA ou PSEUDOLELIA. Mas vejam bem, “Há uma diferença crucial entre o mentiroso compulsivo e o mentiroso consciente”, afirmou a psiquiatra presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria do Rio de Janeiro, Fátima Vasconcellos.
Segundo a doutora (em uma entrevista para o IG - LINK), algumas pessoas começam a praticar essas "mentirinhas" em algum momento da vida para se proteger ou se beneficiarem e tornam disso um hábito usando-as como muletas, portanto em outros termos mentira vicia sim e o melhor tratamento é buscar ser o mais verdadeiro possível sempre. Até essas mentirinhas sociais (como os psiquiatras chamam) que cometemos às vezes podem vir contra nós em determinado momento.
Mentir não é uma arte, apesar de que algumas pessoas parecem que tem TELENTO para tal, mas sim um subterfúgio da realidade podendo se tornar uma grave doença.
Pensem nisso! Excelente final de semana a todos!
É, mentir se torna um vício, quando se vê vantagem nisso né. Mas é uma bola de neve, uma mentira leva a outra e não se consegue mais parar.
ResponderExcluirO difícil é o mentiroso em sério, rsrsrs, perceber que está doente e precisa se tratar.
Bjo
Uma vez um mentiroso compulsivo foi morar na casa dos meus pais, ele enredou meu irmão numas histórias absurdas e acabamos dando abrigo a ele.
ResponderExcluirNossa, ele quase destruiu todos. Ele era carismático e fazia com que todos acreditassem naquela fantasia total que era vida dele. No final descobrimos que nada daquilo existia, e ele fugiu de lá...
Beijocas
Obrigada pelo seu carinho e por se disponibilizar a me ajudar! Guardei seu email, se precisar eu grito... rsrs
ResponderExcluirBeijocas
Telefone, chat do facebook ou msn...quem nunca se "escondeu" que atire a primeira pedra!
ResponderExcluirDepende da mentira...odeio isso.
Esse cara do filme extrapolou todos os limites possíveis e impossíveis da mentira...um tremendo 171.
Não sabia que estava sendo lançado um filme sobre o crápula.
Vou conferir.
Ótima sexta-feira pra ti.
Beijo.
Oi Camila,
ResponderExcluirA história deste Marcelo é fantástica! Quero muito assistir a este filme.
Bjkas e um ótimo final semana para vc.
www.gosto-disto.com
Olá Camilinha
ResponderExcluirÉ verdade que alguns tem um talento especial para elas, principalmente aqui na blogolândia. Como comento em muitos blogs e leio os comentários também, é bem nítico perceber essas mentirinhas. Üma pessoa não consegue contar a mesma mentira da mesma forma. Elas caem e contradição. Elas tem realmente uma ou muitas máscaras, pois como costumo dizer, "tem muito áudio e pouco vídeo", contam muito e não mostram nada. Contam que já foram, já fizeram, já compraram, mas não tem uma foto sequer para mostrar. Fique atenta e quem quiser ver, verá...
Uma ótima sexta-feira... Bjooooooooo........
http://amigadamoda.blogspot.com
A mentira de tanta ser repetida se torna uma verdade para quem a pratica e uma grave doença!
ResponderExcluirMuito bom!!!
PS:Assisti a este filme ,muito bem feito!
Um beijo
PS:Gostei de teu espaço...voltarei!
Participe do sorteio:
ResponderExcluirhttp://leehbastos.blogspot.com/2011/05/nova-parceria-sorteio_23.html
http://umalampadaacesa.blogspot.com/
pior que mentir é acreditar nas proprias mentiras!
ResponderExcluirÉ, mentira é sempre um tema interessante. Porque a gente acredita que tem mentiras do mal, feitas para sacanear e tem mentiras do bem, feitas para ajudar e aliviar.
ResponderExcluirNo meio disso, tem aquelas mentiras que são para a gente se dar bem, se esconder ou evitar algum tipo de confronto.
No final, não são as mentiras que nos definem, mas sim nossos padrão moral.
Esse sim é determinante.
Aquela mentira que para voce pode parecer simples e até necessária, pode ser uma violência imperdoável para outra pessoa.
Depende muito do código moral individual. E mesmo por esse, ainda existem variações. Afinal, é comum alguem repudiar um tipo de mentira, mas se valer dessa mesma mentira para resolver algum problema.
Na verdade, somos muito mais complacentes co nossas próprias mentiras do que com as mentiras dos outros. Esperamos sempre ser tratados daquela maneira que nem sempre a gente trata os outros.
E sim, a Lady dos Cabelos Compridos tem razão: Para mim também, o pior é quando a pessoa cruza a linha do racional e começa a acreditar na próprias mentiras. Aí sim, é um problema real!
Camila!
ResponderExcluirRetribuindo a tua visita!
Muito legal teu blog e esta última postagem.
Costumo dizer que quem faz da mentira a sua fiel companheira sempre acaba sendo traído.
Bj
A verdade sempre aparece!
ResponderExcluirEstá rolando um super sorteio no meu blog, e te convido a participar.
Beeeeijo!
http://gabisoaress.blogspot.com
olha as pequenas mintirinhas atrapalham a nossa vida, pois elas começam a ficar comum e dai podemos mentir mais depois.
ResponderExcluirtrendluxo.blogspot.com
e põe curta nisso... jah me estrepei por mentirinhas pequenas quando era criança... mas dai cresci e não tenho mais esse hábito (não muito pq as vezes escapa)
ResponderExcluirbjss
Oi Camila, a história do Marcelo Nascimento da Rocha é impressionante! quantas pessoas foram ludibriadas pelas suas mentiras convincentes. Quero ver o filme.
ResponderExcluirBeijos
oi Ca...
ResponderExcluirsaudadessssssssssssss...
muitona!!!
que delicia ler você,
e juro que não é mentira!!!
acho que logo meus horários vão se acomodar...
muitos e muitos beijinhos
MENTIRA VICIA?!
ResponderExcluirQ LOUCO!
NUNCA PENSEI NISSO
MAS COMO DISSE HOUSE "TODO MUNDO MENTE"
EU TENHO O DEFEITO DE SER UMA PESSIMA MENTIROSA ;D
http://falandosobreall.blogspot.com/
o poeta Mario Quintana dizia:
ResponderExcluir"mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer..."
até que ponto somos reais?
ser anônimo não existe?
Olá Camila
ResponderExcluirSaudades suas amiguinha.
Um ótimo sábado... Bjooooooooo.........
http://amigadamoda.blogspot.com
Olá amore..
ResponderExcluirtd bem?
saudades...
eu já namorei com uma pessoa que tinha esta doença, mentiu a vida td p mim, faculdade, sobre a familia... amigos.. etc.. foi bem dificil... beijao
Nossa Cami, que post bacana!
ResponderExcluirUma vez conheci uma menina que mentia deslavadamente o tempo inteiro. Era incrível! E o pior é que ela creditava piamente nas mentiras que contava...
Coisa triste isso, né?
Bjs querida!
PS: Desculpe o sumiço... Nesses últimos dias a correria está uma loucura...
Déia
eu tenho muita vontade de ver esse filme. acho q algumas mentiras são necessárias, como não dizermos que alguém está muito mal vestida pq só ofende. mas mentiras em alguns casos são patológicas como a desse rapaz. beijos, pedrita
ResponderExcluirBelo post, Camila! Eu não suporto mentira, em nenhuma instância, pequena ou grande me irrita profundamente e me afasta. Minha sinceridade às vezes machuca, mas meus amigos têm sempre a certeza de que meus elogios são reais. Um beijo!
ResponderExcluirOlá, qnt tempo.
ResponderExcluirComplicada a situação neh?!
Conheço uma pessoa mentirosa patológica, é péssimo.
Tem q se tratar.
Espero sua visita.
:*
Como vc disse: tem algumas pessoas q tem talento pra mentir e tem gnt q vive disso mesmo.. Acho ate q sao mais pessoas do q a gnt imagina!
ResponderExcluirnunca vi o filme mas to curiosa pra ver.. Deve ser o maximo com o wagner, hein?
Bjs
Olá Camila - Apreciei o belo texto!
ResponderExcluirAtrevo-me a levantar algumas "observações":
- Não é muito fácil distnguir (mesmo clinicamente) "o mentiroso compulsivo e o mentiroso consciente”!
- Depois existe o acting out!
- a passagem da obsessão à compulsão não é facilmente explicável.
- Colocar o "rótulo" de mitómano é problemático em Psiquiatria!
Depois de estas "observações" até pode dar a impressão que não gostei do texto. Gostei! Mas acho que tudo depende da leitura! Um leigo pode ser levado a tirar conclusões precipitadas.
Bjo
Alvaro, concordo com vc nisso e achei excelente tuas observações! Obrigada!
ResponderExcluirBjos e ótimo fim de semana!
Camila!
ResponderExcluirSó passei para desejar um ótimo domingo!
Um beijo
Eu conheço gente assim... Não dá pra acreditar em nada que a pessoa fala de tão compulsiva por mentira #credo
ResponderExcluirPerfeitas as ilustrações (imagens).
ResponderExcluirMentira é algo que não precisava existir assim como a verdade,
é e pronto!
Pablo Picasso dizia que "a arte é uma mentira que nos permite atingir a verdade,
a verdade se realiza além da tela,
jamais sobre ela".