Humanos e suas residências

O ser humano tem uma capacidade incrível de se "amontoar".


Esses dias em uma viagem que fiz (com tanto tempo sobrando) fui observando os tipos de moradias que existem em uma FAVELA! Nossa Senhora da Casa Equilibrista, como eles conseguem fazer os barracos ficarem em pé como ficam?!


E nem fazem isso em terreno plano, vão colocando uma casa em cima da outra em barrancos imensos e digo mais constroem também bares, boates, açougues e até centros comunitários dessa maneira. Subir e descer uma favela deve ser um exercício e tanto para a panturrilha e glúteo!
Sem falar nas milhões de instalações que existem em toda parte.

Famosa ROCINHA (enorme)
O Sr. José compra uma antena da SKY e manda um "gato" para o Sr Miguel e para Dona Maria e cada um deles vai mandando pra sei lá mais quem e quando se vê quase todo mundo assiste ANIMAL PLANET "na faixa". Eu nem sei como essa antena chega lá porque na minha casa não é qualquer coisas que consigo instalar não.


Eu juro que vi uma casa de vidro numa favela em Florianópolis uma vez. Olhei fixo para aquele "barraco" e por um segundo desejei morar na favela.

Então lembrei do quadro do LUCIANO HULK que eu vi a algum tempo, o tal de LAR DOCE LAR que foi feito em uma favela do rio, não me lembro qual. Ele ajudou demais uma família toda, construiu para a mulher um salão de beleza maravilhoso com tudo que se tem direito. Colocou iluminação nova, instalação de internet, deu computadores para os filhos, vídeo game, TV de plasma, uma cozinha que qualquer um gostaria de ter igual. Lindo, perfeito, digno, a cara da riqueza como dizem. Mas e agora? Alguém vai ajudar ela pagar a conta de energia e água?! Ela vai proibir os filhos de jogar vídeo game?! Duvido. Hahahahaha!


Mas de qualquer forma aquela casa da favela era quase melhor que a minha, pelo menos bem mais nova era, então nesses lugares não existe só pobreza. É quase um meio de vida. Claro que muitos desejariam sair dali, mas alguns querem ficar e acham que está tudo certo viver daquela forma!

Digo mais, existem coisas maravilhosas em uma favela, pessoas que se ajudam, amizades e amores. Eles se protegem de verdade, pena a criminalidade! Outro fator que minimiza ainda mais a dignidades dessas pessoas tão sofridas é a desigualdade.

Desigualdade em paraisópolis - Morumbi - SP
O homem tem esse poder de se amontoar sim, mas prova, dessa forma, que acaba se virando em qualquer circunstancia. No final acabam se unindo e formando comunidades. O ser humano tem tudo pra dar certo, não sei por que faz tanta porcaria pelo caminho como vemos o tempo todo.

Ótima semana a todos!

17 comentários

  1. Olá Camilinha

    Também fico pasma. Mas este amontoado de gente virou moda. É turístico.
    Vc já percebeu que lá fora, a muito é o cartão postal?

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. É uma coisas para se pensar mesmo...
    boa semana
    juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila! Voltei da operação. Tô quase ótima. A Rocinha é realmente impressionante e fica linda à noite, com as luzes acesas. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cami querida, tenha uma excelente semana!
    bjs!
    Déia

    ResponderExcluir
  5. Somos verdadeiros equilibristas de uma vida injusta..beijão Camila!
    tenha uma semana em paz

    ResponderExcluir
  6. Pois é Camila, essa é uma situação delicada. Mas hoje em dia vejo as favelas mais como um bairro pobre do que propriamente uma favela. De uns tempos pra cá o termo comunidade ficou bem popularizado para descrever esses amontoados de casa.
    Ah! Não sei se você sabe, mas não é só o gatosky que existe nesses lugares, tem gato pra água, luz e tudo que for possível fazer um gato. E assim eles vão vivendo. Sei que tem muita gente boa nesses lugares. Conheço um número razoável de pessoas que moram em favelas e algumas até moram por opção. Tinha uma amiga que o pai era zelador de um prédio, ou seja, ele morava no local de trabalho com familia, que por sinal era em um local bem localizado e seguro, mas estava procurando uma casa para morar na favela. Vai entender...
    Obrigada pela força e por ser a minha primeira cobaia no meu blog!
    Beijos.
    Annie.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei olhando as fotos e pensando que o ser humano se adapta mesmo à qualquer situação, se são felizes ou não, somente eles saberão dizer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quanta verdade no teu texto...Legal!!Tomara parem de fazer tantas porcarias e tudo possa dar certo!!1beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  9. Hahahahahahhahahahhahaha é verdade Camilinha! A coisa é feia né? Infelismente nem todo mundo é privilegiado igual a gente que tem uma casa boa e mora em um lugar mais decente e fácil de morar!

    Fica com Deus e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dé, é exatamente isso, privilégio. Nós somos milionários em termo de qualidade de vida! Ainda vou falar sobre isso! Bjos

      Excluir
  10. Gosto desse seu olhar observador e questionador.
    Também me prendo a esses retratos vivos quando ando por aí.

    Beijos, pessoa crítica. O mundo fará uma trilha melhor à medida que mais Camilinhas surgirem nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene querida, vc levanta meu ego! Obrigada por me ler! Bjinhos!

      Excluir
    2. Aliás, o mundo estaria lascado se tivessem mais "Camilinhas" kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Sim vc disse tudo, o homem tem tudo pra dar certo, não sei porque faz errado. Fato!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Impressionante mesmo! Eu detesto me amontoar. Sou um homem muito simples, q não gosta de luxo, mas detesta lixo. Não gosto nem um pouco de multidões. Seria angustiante eu morar numa favela e fazer parte de uma família grande.
    Sou pobre, estou falido, mas, felizmente, tenho sorte de morar sozinho, num lugar sossegado.

    Beijos, Camila!

    ResponderExcluir
  13. Seu postagem é maravilhosa, palavras bonitas cobertas de verdades.Você numa pequena frase disso tudo a respeito do ser humano.

    "O ser humano tem tudo pra dar certo, não sei por que faz tanta porcaria pelo caminho como vemos o tempo todo".

    Adorei conhecer , e parabéns pela postagem. Voltarei pra te ler novamente.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...