Um tipo novo de transtorno - Assunto sério. (Ou não)


Hoje quero falar sobre um problema muito sério que vem crescendo a cada dia e anda preocupando especialistas de todos os setores.

Pessoas com Problemas Visuais para Resíduos Descartados, mais conhecidos por PPVRD ou simplesmente PEME = "Porcos Estúpidos e Mal Educados"!

Estas pessoas possuem um transtorno que as impede de "enxergar" todo e qualquer recipiente de lixo obrigando-as, dessa forma, infelizmente a jogar tudo que já não as serve mais no chão. Não importa onde estejam o chão será o destino.


Algumas se aperfeiçoam e depositam seus "restos" em armários e estantes ou até mesmo sobre objetos dos outros. É uma doença gravíssima.

Uma vez conheci uma pessoa que mesmo tendo um lixo ao seu lado, ao terminar sua bebida em um copo descartável, simplesmente deixava ao lado dos outros limpos e ia embora.


O lixo (bem ao lado e com os dizeres LIXO gravado) estava completamente invisível para ela e passou despercebido como todos os outros em seu caminho.

Esse transtorno piora consideravelmente se ao invés de LIXO o recipiente conter os dizeres de RECICLAGEM.

Essas pessoas possuem um tipo de fobia à reciclagem de coisas. Elas não acumulam, não guardam, mas simplesmente depositam nos lugares errados. Geralmente em mesas (dos outros), ruas e até mesmo em jardins!


Não preciso mencionar o quanto a vida dessas pessoas se torna um caos quando a elas são apresentados àqueles múltiplos recipientes em que devemos separar - PAPEL, PLÁSTICO, METAL E ORGÂNICOS! É um atentado dar um desses a quem tem esses distúrbios.

Parece-me que há um número crescente desses doentes pelo mundo, é uma verdadeira epidemia e é preocupante demais.

Peço encarecidamente que quem conhecer alguma pessoa, que tenha esse distúrbio, encaminhe esse texto a ela para que a doença possa ser mais conhecida. Algumas nem sabem que são deficientes visuais dessa forma e isso é muito triste.

Vamos ajudar essas pessoas, divulgue esse texto em postes, em muros, em escolas, farmácias, mercados, quem sabe você possa imprimir e mandar por carta, ou enviar e-mail, faça outdoors, etc. para que mais e mais pessoas fiquem conhecendo essa doença tão séria.

Ps: Só não divulguem em latões de coleta de lixo por motivos óbvios - Essas pessoas não os enxergam!

Faça o teste: Se você consegue VER e ENTENDER essa imagem acima, significa que está livre dessa doença... Pelo menos por enquanto!

Obrigada!


10 comentários

  1. Apoiado, Camila!

    Bom final de semana pra vc!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esses cegos precisam se conscientizarem de que o chão publico é espaço de todos! Excelente texto, abração

    ResponderExcluir
  3. ai essa falta de educação ainda vai acabar com a humanidade... É uma pena, mas o povo não tem semancol mesmo!

    bjs e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Existe um remédio maravilhoso pra esse mal, Camila, e o paciente só precisa tomar quando tiver uma crise. Chama-se MULTA. :) Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre digo falta educação....vergonha na cara!
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  6. Falta de responsabilidade e civismo :(

    ResponderExcluir
  7. Oi Ca, isso simplesmente é falta de cultura por um infinito problema social num país que se chamou Ilha de Vera Cruz, depois Brasil e agora República das Bananas...

    FRANCAMENTE!

    beijão , saudade e bom fim de semana.

    Lu C.

    ResponderExcluir
  8. Coisa bizarra... rs. Fui lendo seu post e realmente fiquei em dúvida se era uma ironia ou se tu estava falando de um problema psicológico de verdade... rsrs. Afinal são tantos distúrbios estranhos que aparecem a todos os dias... rs. Bem optei em pensar que é uma ironia mesmo... rsrs.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Ontem ao sair de um festival de música realizado num ginásio de esportes fiquei, simplesmente, pasma com a quantidade de lixo entre as cadeiras, um absurdo essa falta de educação de pessoas que, aparentemente, são civilizadas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. oi Camis,

    você é perfeita,
    adoro...
    esse povo é mesmo nojento,
    em todos os aspectos...

    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...