Livro no Skoob |
Então eu estou aqui, parada em frente essa folha em branco, pensando em como começar a resenhar esse livro para vocês!
Não está sendo fácil. Novamente li em inglês e senti uma dificuldade maior dessa vez, algumas palavras e expressões me confundiram muito e por isso demorei mais do que o normal. Fora isso (e eu não acho que tenha influenciado minha opinião) não senti aquele frio na barriga que sempre sinto ao ler alguma obra do King. Isso para mim já basta!
Revival é uma obra interessante, com uma história incrível e muito bem delineada. A narrativa é rápida, o que resultou em um dos seus menores livros até hoje - 347 páginas e muitas frases interessantes:
When you want to feel better, call something a piece of shit. It usually works".
("Quando você quiser se sentir melhor, chame algo de pedaço de merda, geralmente funciona").
Os personagens são extremamente reais e profundos e os protagonistas conquistam logo de cara, nas primeiras páginas e ganham nossa simpatia. Mas então o que me decepcionou?
Simples: A obra é boa e não passa disso, nem parece algo que foi escrito pelo meu tão amado Stephen King se não fosse à típica narrativa genial. O que me decepcionou um pouco foi essa declaração dele:
Ao contrario do que foi dito pelo próprio King meses antes da publicação, o livro não assusta, não dá frio na barriga e nem causa mal estar em geral. Esperei pelo tão acalmado FINAL e preciso admitir que era exatamente o que eu imaginava que seria, desde a metade do livro, mas vamos à obra:
O livro é narrado pela visão de Jamie, caçula de uma grande família, e gira em torno de sua bela amizade com o novo Reverendo da cidade, Charles Jacobs: Um homem iluminado pela fé, amado por todos e admirado na comunidade logo nos primeiros sermões em sua igreja.
Charles tem uma esposa linda e adorável que toca piano melhor do que ninguém e um filho incrível, além disso, ele tem um hobby interessante: É maluco por ELETRICIDADE e isso aproxima Jamie ainda mais, se tornando seu pupilo preferido na comunidade.
Um belo dia, um dos irmãos de Jamie sofre um acidente e perde a voz. Esse transtorno desequilibra sua família e desesperado, Jamie vai à busca de ajuda e a encontra, com o Reverendo.
Charles constrói rapidamente uma "engenhoca" chamada: Electrical Nerve Stimulator, que promete trazer de volta a voz do irmão de seu amigo com pequenos impulsos elétricos, para estimular as cordas vocais para que voltassem a trabalhar e de fato ele consegue o feito.
Essa é sua primeira experiência e infelizmente não para por aí. Então a vida resolve testar a enorme fé do Reverendo e sai vitoriosa. Após um terrível acidente, toda sua crença é colocada a prova e obviamente ele não passa.
Coincidence and lucky break are words people with little faith use to discrable the will of God..."
("Consciência e fé são palavras que as pessoas de pouca fé usam para descrever as vontades de Deus...")
Após um discurso revelador e aterrorizante em sua igreja, que marcou a vida não só de Jamie, mas de todos que estavam presentes naquela igreja, o Reverendo Jacobs é demitido de seu cargo e resolve ir embora.
A história segue nesse impasse, não vou contar mais nada para não estragar as surpresas (que não são muitas), mas Charles segue adiante com suas experiências e avança muito no estudo da eletricidade. Jaime cresce e se torna um homem complicado e...
...I thought, every cure has its price". - Jaime
("...eu pensei, toda cura tem seu preço".)
E tem mesmo, Jaime e Jacobs estão ligados pelo passado, a amizade entre eles é bem forte, cheia de cumplicidade e não vai acabar ali na infância do garoto.
No difference - He said - They´re both just a matter of convincing the rubes of something..."
"Nenhuma diferença - Ele disse - São ambas as formas de convencer os caipiras de algo..." - Se referindo a diferença entre fé e charlatanismo.
O final: É satisfatório, nada surpreendente, mas de certa forma interessante. Vale a pena conhecer, é uma obra diferente das que o King costuma escrever e diferente das que eu tanto amo.
Fica a dica, talvez se eu não fosse tão sedenta para as páginas desse livro, teria aproveitado mais. Recomendo assim mesmo, Mr. King é sempre uma boa leitura.
Olá Camila
ResponderExcluirSempre leio suas dicas, mas confesso que ando meio afastado dos livros. Preciso me atualizar urgentemente.
Tenha uma linda semana
Bjux
oi Camis,
ResponderExcluirestou como o Wan,afastada dos livros,
final de ano trabalhando em loja,haja disposição...
mas adorei a dica!!!
beijinhos
Pegando carona na fila dos que estão "sem tempo"... mas logo tenho férias e coloco as leituras em dia! Adorei tua resenha, CamiLINDONA!!! Bjos mil!
ResponderExcluirOlá Camila,
ResponderExcluirExcelente resenha. Parabéns!
Suas dicas são sempre valiosas. Se você recomenda o livro mesmo não tendo se entusiasmado com a leitura é porque ele oferece uma leitura interessante. Registrei a dica.
Seu espaço está muito bonito.
Beijo.
Sempre dicas maravilhosas querida amiga ,beijinhos
ResponderExcluirOi Camila, estou aqui desesperada com vários livros para ler e sem tempo nenhum, rsrsrs ai que estas férias não chegam nuncaaa, rsrsrs beijosss!!!
ResponderExcluirNão deu vontade de ler, Camila. Vou continuar com o Sob a Redoma, que tá acabando e eu não quero que acabe. Vou sentir saudade dos personagens. Beijos!
ResponderExcluir