O livro mais forte que li esse ano.
LIBERTADA conta a historia de Michelle Knight, sequestrada e mantida em cativeiro por 11 anos junto com Gina deJesus e Amanda Berry em Cleveland.
Essa obra não é ficção, infelizmente e cada uma de suas linhas conta um pouco do pesadelo que essas garotas viveram ao lado de Ariel Castro em uma casa nojenta e cheia de correntes em todos os cômodos.
Eu não vou indicar como leitura de fim de semana, porque sei que muitas pessoas preferem se distrair com esse passatempo, mas quero ressaltar a importância que essa obra tem. Deveria ser lida apenas para que saibamos o que existe por aí, o mundo pode ser bem mais cruel do que podemos imaginar.
É um grito de socorro. É um apelo por justiça e mais, foi uma forma de chamar a nossa atenção para a forma como vivemos hoje.
E quero pedir a você que, se um dia notar algo que pareça estranho numa situação ... Por favor, chame a polícia e investigue. Por favor, sempre reserve dois minutos para fazer essa ligação.
Michelle foi a primeira das 3 a ser sequestrada e ficou sozinha por mais de um ano. Durante esse tempo, tomou banho apenas uma vez.
》Aos sábados, Ariel recebia amigos em sua casa. Sua família aparecia por lá às vezes também e todos notavam os cadeados nas portas, achavam estranho, mas nunca foram além disso. As garotas estavam no porão, acorrentadas e amordaçada.
》Uma das vezes, elas foram presas dentro do furgão dele e ficaram lá por 5 dias para que ninguém da família descobrisse algo. Desmaiaram diversas vezes de calor.
》Um vizinho viu Michelle uma vez, usando uma peruca e óculos escuro. Ela não teve coragem de gritar por ajuda, porque Ariel estava armado.
Toda pessoa que está perdida é filha de alguém.
Mas a mãe de Michelle Knight nunca a procurou. NUNCA.
Michelle passava o tempo todo ao lado de Gina, bolando planos para escapar. Elas sabiam que seria impossível, mas se agarrar a esperança era a única coisa que sobrava para elas. Amanda nunca ficava no mesmo quarto. Ariel dizia que ela era sua esposa e a tratava um pouco melhor, sempre, mas a estuprava e torturava também.
A maior parte do tempo, eu estava tão triste e arrasada que me acostumei a me sentir assim.
A narração é minuciosa, mas algumas coisas nem mesmo Michelle consegue narrar. O tempo todo ela reclama de fome, às vezes passava dias sem receber nada para comer e quando ele trazia algo, geralmente estava estragado. Mas em algumas horas, Ariel parecia se transformar e fazia coisas que não correspondiam com a situação, como dar uma televisão para ela.
Quando sua vida é roubada, você fica grata até pelas coisas mais básicas.
Michelle recebeu ainda um caderno e lápis para escrever e desenhar. Gina também. As duas usavam isso para se distrair e fugir de sua realidade. Era uma folga para o pesadelo de suas vidas. Mas o que mais ajudou Michelle a sobreviver, era a lembrança de seu filho. Pensar em Joey a mantinha forte, então ela travava diálogos com o garoto, escrevia cartas para ele e lembrava dos momentos felizes ao seu lado.
O mais emocionante, obviamente, foi o dia em que as 3 conquistaram sua liberdade. A primeira vez que pisaram fora daquela casa em mais de uma década. A sensação de andar sem correntes e o calor do sol... Só por isso, elas já se sentiam gratas por permanecerem vivas.
Você faz ideia do que é acordar e se dar conta de que ninguém vai te estuprar naquele dia? (...) Como é bom andar por aí sem uma corrente pesada presa ao punho ou ao tornozelo?
Michelle saiu da casa pesando 38 kgs e com a saúde extremamente debilitada. Até hoje tem problemas de dicção por conta das agressões em seu queixo, mas nada disso a quebrou de fato. Michelle knight é a mulher mais forte do mundo. Das três foi a que ele mais agrediu, física e psicologicamente e também a única a comparecer no julgamento.
Ele gostava de lembrar que ninguém estava a sua procura e que ele podia fazer o que quisesse com ela. Michelle fingia não ligar, mas isso a machucava de verdade, mesmo assim não conseguiu destruí-la.
...em 26 de julho, ele (Ariel) se declarou culpado para a acusação de 937 crimes, incluindo estupro, agressão e assassinato.
Mas pouco tempo depois se matou enformado com um lençol. Ouvi na época que isso aconteceu enquanto ele se masturbava (em busca de um orgasmo mais potente), independente disso, Ariel não conseguiu suportar sua vida enjaulado, mas passou 11 anos fazendo exatamente isso com essas garotas.
— Ele não conseguiu aguentar nem um mês da tortura que fazia a gente passar — eu disse a Gina.
No dia do julgamento, Michelle foi a única a fazer questão de comparecer para dar um depoimento. Escreveu uma carta e a leu na frente de todos, para Ariel. O final da carta foi repetido diversas vezes na mídia:
... você roubou 11 anos da minha vida, e agora eu a recuperei. Eu passei 11 anos no inferno, e agora o seu inferno está apenas começando.
Imagina o tamanho da força que essa mulher precisou para tomar essa atitude? Encarar seu raptor e se libertar dessa forma, dizendo tudo que ficou preso em sua garganta por anos! Eu a admiro e não sei se teria metade da sua força.
A parte mais triste foi saber que Joey, seu filho, havia sido adotado por uma família que não aceitou, até hoje, o reencontro que Michelle tanto sonhou nesses anos. Eles estão procurando preservar o garoto, mas me revoltei por vê-la novamente impossibilitada de algo e a resposta a isso veio diretamente dela:
Às vezes você precisa gostar das pessoas do jeito que elas precisam que você goste. Eu preciso amar Joey o suficiente para abrir mão dele. E foi o que fiz..
A vida pode ser dura com certas pessoas e às vezes até parece injusta, mas ninguém recebe um fardo maior do que pode carregar. Eu acredito nisso, mesmo achando que Michelle, Gina, Amanda e tantas outras receberam um fardo pesado demais. Obviamente a dúvida passava pelo coração de Michelle, que muitas vezes se perguntava se Deus realmente existia e durante a leitura me perguntei isso também.
Por que Deus não pode tornar possível que nunca passemos por dificuldades? Um dia, no céu, vou ter que perguntar isso a Ele.
Mas ao olhar para trás, Michelle conseguiu ver o milagre de sua vida ao conquistar sua liberdade, tirada dela antes mesmo de ser sequestrada e se ela conseguiu enxergar isso, eu também farei o mesmo. Nascida em um lar destruído, obrigada a cuidar de seus irmãos mais novos, sendo estuprada diariamente por um tio dentro de casa, foi sequestrada e mantida em cativeiro por 11 anos e perdeu a guarda do filho para sempre...
Não parece um fardo pesado demais? Eu desejo tudo de melhor que a vida pode oferecer a essa mulher. Espero que finalmente sua vida comece!
Relembre o caso:
Relembre o caso:
oi Camis,
ResponderExcluirnem dá pra imaginar que exista alguém com esse toque de crueldade,
com essa falta de coração e de Deus em sua vida...
forte demais essa mulher...
que Deus a abençoe e cuide dela...
beijinhos
Acho que suicidaram esse fdp, Camila. Que pena! Deviam ter torturado antes. Beijos!
ResponderExcluirQue história hein?
ResponderExcluirModelitos lindos amiga, não tem como não amar.
To no insta, me segue lá que te sigo
http://instagram.com/meusegredosbell/
bjokas =)
A mente humana pode ser diabolica quando no coraçao nao existe amor,muitos beijinhos Camila
ResponderExcluirDepois de um longo afastamento estou tentando de alguma forma
ResponderExcluirvisitar minhas lindas amizades.
Logo chegará o Natal é justo estar entre as
amizades que esteve comigo no decorrer desse ano.
Levando meu eterno agradecimento
a única palavra para traduzir
tudo que estou sentindo nesse momento.
Sua amizade é muito importante para mim
um presente grandioso de Deus.
Um feliz final de semana beijos.
Evanir.