[Livro] O palácio de Inverno - John Boyne

Livro no SKOOB
Sinopse: O Palácio de Inverno - Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?
Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais.
Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior.
A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado?
Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

*****

O Palácio de Inverno foi o primeiro livro que li do John Boyne. Já faz alguns anos, mas como resolvi indicar outro livro dele (que sairá no mês que vem), trouxe essa resenha para vocês.

Na verdade, eu nem sei por que demorei tanto. Assumi uma política de resenhar somente livros que valessem a pena no blog e esse foi um dos que deveriam estar aqui! Então vamos lá:



A obra conta a história de duas pessoas. Cada capítulo é um que narra e do meio para o fim nem importa mais quem esteja falando, porque a coisa fica tão interessante e tão distante que o único ponto que permanece em sua cabeça é: O que estas duas histórias tem em comum?

A primeira delas é a vida de Jachmenev, um senhor russo de 80 anos mais ou menos, que mora em Londres e está prestes a perder o amor de sua vida, Zoia, para o câncer. A narrativa dele é tão profunda e cheia de lembranças lindas que é impossível não sofrer com sua tristeza. Eu praticamente engoli os capítulos que ele narrava.

A outra história é de um garoto chamado Gueórgui que nos conta como deixou de ser um camponês qualquer de uma pequena aldeia no interior russo, para se transformar no novo membro da Guarda Imperial do czar Nicolau II. Sua missão era ser nada mais, nada menos do que o guarda-costas do pequeno Alexei, herdeiro do trono russo.

Eu me apaixonei pelo experiente Jachmenev e torci pelo jovem Gueórgui na mesma medida. As narrativas são deliciosas e no meio delas, ganhamos de brinde, um retrato incrível da Russa e de quebra, aprendemos um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Russa e até sobre a morte de Stalin. É um livro para se enriquecer.

John Boyne tem uma mania interessante que pude observar no outro livro que li: ele te presenteia com uma trama incrível no começo, então o meio do livro, te deixa confortável... Quase se arrasta um pouco e para o leitor mais afoito pode até parecer meio cansativa. Mas quando o final chega ele vem como uma “voadora no peito”, um soco no nariz e te deixa nocauteado.

É uma tremenda surpresa. Uma delícia de revelação ou uma reviravolta. John Boyne ganhou meu coração nesse primeiro livro O Palácio de Inverno e me conquistou para o resto da vida com o livro que trarei no mês que vem (A casa Assombrada).

É um livro que merece ser lido, de um escritor que merece ser conhecido! Aliás, John Boyne é superbacana por responder para os fãs no Twitter:


Adoro o escritor ainda mais, agora! (rs)

9 comentários

  1. Nunca li nada dele, mas sempre ouço falar muito bem,
    espero ler um dia, quem sabe começo por esse, já que você gostou tanto e parece ser mesmo muito bom

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    concorra a livros lá no blog

    ResponderExcluir
  2. Camila chiquérrima, papeando com as estrelas! :) O livro parece bem legal. Tá na lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, vai para minha lista de espera que cresce, desesperadamente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, vai para minha lista de espera que cresce, desesperadamente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, vai para minha lista de espera que cresce, desesperadamente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, eu achei mega interessante e vou procurar para comprar, beijosss!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila,
    Não conhecia esse livro e adorei, adoro os senhorzinhos fofos dos livros haha
    Senti essa narrativa meio triste.
    E gente que inveja da neve nessa capa haha

    Ótima resenha!
    E que simpático o autor *.*

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila! Tudo bem? Adorei a resenha! Espero ler o livro em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...