Personagens marcantes

Eu leio tantos livros.
Conheço tantos personagens com personalidades incríveis.
Às vezes uso como inspiração alguns deles para melhorar alguns aspectos em mim.

Um livro mesmo que "ruinzinho" é totalmente lido e recomendado se tiver um personagem bem construído e cativante. Tenho os meus preferidos e em casa leitura guardo um na memória. Sempre tem algum.

Sou do tipo que sinto falta dos personagens quando o livro acaba alguns romances são tão grandes e intensos que faço deles parte de mim e ao chegar ao final me sinto órfã ao ponto de ficar chateada ou até mesmo atraso a leitura para não acabar tão rápido. Esses dias visitando um blog vi uma postagens inteira falando de um personagem que eu conhecia e certamente me faria ler o livro já não o tivesse feito, portanto resolvi fazer o mesmo aqui, gostei da idéia. Espero que gostem.

Sira era uma mulher comum da década de 30, costureira em Madri e namorada de um rapaz há muito tempo. Um pouco antes de a guerra civil estourar a Espanha, Sira conhece Ramiro, um homem interessantíssimo que a faz experimentar a paixão novamente. A costureira abandona tudo e vai com ele para Marrocos. Em sua nova jornada, leva uma vida de muito romance, glamour e futilidade junto de personalidades da alta sociedade. Pouco tempo depois é abandonada pelo homem perfeito que na verdade era um aventureiro em busca de dinheiro e se vê perdida em um continente totalmente diferente do seu em meio a uma guerra e sem possibilidades de voltar para casa.


A personagem em questão encontra força para superar a tristeza de ser abandonada, o arrependimento de largar sua mãe na Espanha sozinha e o medo de enfrentar o necessário para ter de volta sua vida. Muitas outras mulheres desistiriam no meio do caminho, mas não Sira. Sua única habilidade era a costura e ela investiu pesado nisso, foi obrigada a confiar em outras pessoas e nessa percurso conheceu outras mulheres igualmente incríveis que foram muito importantes em suas decisões.


Vou sentir falta de Sira pela leveza de pensamento, pela força natural que ela transmitia e também pela aventura de vida que qualquer mulher pode ter um dia. Por ela ter superado um coração partido da forma que superou e por ter se dado a chance de continuar em frente hoje ela faz parte das minhas personagens preferidas!


Se você quiser conhecer mais sobre essa mulher é só ler TEMPO ENTRE COSTURAS, é com certeza uma ótima leitura.

13 comentários

  1. Bom dia Camila, comprei esse livro recentemente, recomendado por uma amiga, é mesmo muito bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou assim como vc Camila. Tb vivo a história, por vezes me sinto a própria personagem. Tb sinto ao final do livro... é como uma cia que se vai.
    Adoro ler, é uma aventura maravilhosa!
    Bjos.

    http://camila-entrequatroparedes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre podemos tirar algo de bom de tudo na vida e assim nos livros.Sempre haverá algum personagem que nos fala...beijos,chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. oi Camis,

    é muito engraçado como a leitura nos envolve,
    teve uma época que eu lia muitos romances,
    e me imaginava morando naquelas casas enormes nas colinas,
    e que ficava esperando com o coração aos pulos o dia que meu vizinho filho do grande industrial da cidade viria passar as férias no campo...
    coisas de menina,
    mas acho que foi esse envolvimento que me fez gostar de ler...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. A leitura só tem graça se realmente conseguimos nos introduzir na história, contanto, isto não depende somente dos leitores, depende principalmente do autor, ele precisa saber conduzir.
    Explico: certa vez estava lendo uma estória de uma autora que admirava muito, ela narrava um monólogo que me prendia muito, de repente, quando escreveu em nome de um personagem masculino, eu me senti como sendo "expulso" da trama. Era como se de repente, eu estivesse de lado e ela narrando a história. Por quê? Porque ela não sabia encarnar um personagem com o sexo oposto dela, não sabia se expressar como um homem e o tal "homem" se expressava idêntico a primeira personagem feminina, era ela ali falando! Foi quando criei o post Escritores ou Contadores de Histórias? Apesar de todos os escritores serem contadores de uma história, há os que simplesmente a contam, o escritor tem que saber conduzir, saber encarnar os personagens e ter o poder de fazer com que leitores, como nós, nos sintamos dentro da trama, vivenciando e não sentindo como se alguém estivesse simplesmente nos contando.
    Dias atrás tive uma surpresa quando uma parceira fez um post inteiro dedicado a um personagem de uma de minhas histórias, me senti muito honrado, foi uma surpresa e tanto. Era um post parecido com este seu e é muito satisfatório para o autor saber que seu personagem passou algo tão bom ao ponto do leitor se apegar a ele.

    ResponderExcluir
  7. Camila, este seu blog é um perigo! Você faz a gente querer ler tudo de que você gosta. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila,
    Estive com este livro nas mãos e só não comprei pq não tinha nenhuma indicação. Pode ser que se torne minha próxima compra.
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  9. Só uma pessoa profunda como o oceano mergulha verdadeiramente naquilo que lê.

    Você é assim, e isso é tão bonito...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Tambem vivo no mundo do livro...é bem gostoso
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  11. Legal Camilinha. Tem alguns personagens cativantes mesmo.
    Bela resenha e crônica!

    ResponderExcluir
  12. Acho uma delícia esse teu jeito de gostar das coisas que gosta... Rsrs. Acaba contagiando a gente, despertando a curiosidade acerca do livro e/ou filme comentados aqui nesseseu espaço cultural.

    Beijo, pessoa generosa.

    ResponderExcluir
  13. Ai, eu tbm sinto uma falta das personagens quando acaba o livro... :/ Fico semanas imaginando o que teria acontecido com elas, se a historia continuasse... Parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...