Dan Brown - Amor ou Ódio


Em uma noite qualquer, eu passeava pelos mais de 150 canais que a Sky me oferece (dos quais eu assisto apenas 10) quando vi em um desses programas religiosos um padre em frente a uma montanha de livros. Todos com capas semelhantes e seus títulos traduzidos para inúmeras línguas.


O Padre dizia: - Não leiam esse livro! É uma blasfêmia contra a igreja católica! NÃO leiam essa obra do demônio que só faz por desmerecer o nome de Deus...

Assim que o padre saiu de cena eu estava completando a minha compra no Submarino do referido livro (e mandando vir com entrega expressa). Lembro que paguei um absurdo pela obra! Eu estou falando do livro: O CODIGO DA VINCI.


E assim começa o meu amor por Dan Brown!

Não porque eu quis desafiar o padre naquela noite, mas uma obra que mexe tanto com a opinião de religiosos é no mínimo digna de ser conhecida e sim esse é um ensaio para a resenha do livro novo dele chamado INFERNO.


Precisei fazer esse post porque não sei falar desse livro sem falar um pouco do autor.

Varias outras obras vieram após Código Da Vinci e todas causaram algum tipo de alarde, mas nenhuma como a primeira. Seus livros são famosos por atacar de maneira declarada as religiões!

Ahh quem eu estou querendo enganar? Ele ataca a Igreja Católica descaradamente com sua ficção magnífica, mas principalmente com fatos verídicos como quadros de pintores famosos, documentos existentes e até mesmo fatos da historia que é de conhecimento de todos, o que faz com que muitas pessoas levem seus livros a sério!

(Daí o apelo do Padre, entendeu?)

Esse também é o motivo de existir algumas pessoas que simplesmente ignoram Dan Brown, geralmente são religiosos ou pessoas de muita fé nas leis da igreja e não aceitam a maneira com que ele fala de algumas partes da história principalmente católica.

Ficção, realidade ou contos de fada... Nada disso me interessa, o fato é que Dan Brown tem uma escrita fantástica o que torna impossível desgrudar os olhos do livro!

Um fato interessante é que ele usa uma das coisas que menos me agrada na literatura e mesmo assim eu gosto dele (meio mulher de malandro aqui né?). Dan Brown possui uma FÓRMULA para seus livros e sempre usa o mesmo protagonista, salvo em um dos seus SEIS livros chamado Ponto de Impacto, todos os outros tem como maior destaque o Famoso Professor e Simbologista Robert Langdon que com seu charme (e um relógio do Mickey) e sua inteligência faz com que a mocinha do livro caia apaixonada. Assim como nós leitoras mulheres (e alguns homens hahaha).

Ele é o James Bond dos Nerds. (Ok Isso foi horrível).

Enfim, mesmo usando formula sou fã declarada de seus livros e este ultimo foi muito aguardado por mim!
Para vocês terem uma ideia do quanto eu estava ansiosa pela obra, fiquei sabendo que INFERNO falaria sobre a obra INFERNO DE DANTE, um clássico escrito por Dante Alighieri, então corri e li ele antes! Hahaha

É isso que fazem os fãs!


Não podemos ignorar o poder de Hollywood exerceu sobre suas obras, sendo que O CÓDIGO DA VINCI  e ANJOS E DEMÔNIOS foram adaptados para o cinema e Robert Langdon é interpretado por Tom Hanks! Tem como ficar melhor? 

Tem... Um dos vilões do primeiro filme foi interpretado por Ian McKellen (o mesmo que fez Gandalf em Senhor do Anéis) e agora sim não tem como ficar melhor!


Outra coisa que não posso deixar de ressaltar sobre as obras de Dan Brown: Todas ensinam muito. Eu aprendi demais sobre obras de arte e sobre lugares especiais em vários países e também fui acometida pela vontade de ler a respeito dessas coisas como aconteceu com esse ultimo. Acabei lendo um clássico para me preparar para a obra em si! Isso é magnífico, é cultura pura...

Então fiz o mesmo com vocês agora. Preparei o terreno falando o quanto Dan Brown é irresistível e na semana que vem publicarei a resenha do seu ultimo livro - INFERNO

Se eu ganhasse comissão por isso...


24 comentários

  1. Dan Brown veio para marcar época, de fato, ele é mestre no que faz e escreve de modo incomparável, tem um estilo inconfundível.
    E você, Camila, também já tem o seu estilo na arte das resenhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ler um comentário assim!
      Tenho minha marca já?! Fico feliz com isso!
      Tudo que fazemos com amor, dá nisso!
      Beijos!

      Excluir
  2. Em alguma coisa nós tínhamos que discordar algum dia, Camila, e vai ser sobre Dan Brown. Meu problema com ele não tem nada a ver com religião, mas com cultura. Seu Código Da Vinci, por exemplo, ensina muito. E muito errado. Está repleto de erros sobre obras de arte, livros, cidades, história e tanta coisa que nem dá pra fazer uma lista. Quem lê aprende porque confia no que está escrito e sai por aí dizendo bobagem sem querer. Mas concordo com você quanto à fórmula. :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh adorei Carla!
      Gosto quando tenho a oportunidade de discutir sobre assuntos legais!

      Olha, sou fraca em historia! Gosto muito, mas não posso defender uma posição! O que eu gosto é de ler sobre lugares e procurar na net e encontrar as descrições perfeitas!

      Esse ultimo, INFERNO, fala sobre O INFERNO DE DANTE e tenho que admitir que vi algumas diferenças das descrições mesmo, mas foi divertido acompanhar duas obras dessa forma!

      Obrigada Carla, discorde sempre que quiser, por favor! Kkkk

      Beijos!

      Excluir
    2. Você é um amor, Camila. Confesso que só li o Código da Vinci. Encontrei tanta mancada que resolvi não ler mais nada dele. Mas li O Inferno, de Dante, e só posso te dar os parabéns por sobreviver a uma obra tão densa. Sem dúvida, Camila é cultura. :) Beijos!

      Excluir
    3. Hahaha obrigada Carlinha...

      E eu juro porque Dante que estou fazendo uma resenha do livro e postarei aqui!

      Acho que não terá comentários, mas tudo bem. hahaha

      Excluir
  3. Um pronunciamento pra dizer "não leia isto" é mesmo um incentivo... Eu fiquei com vontade de ler o livro após sua análise, mas o comentário da Carla me deu uma ideia: eu só leio se tiver um guia pra ir me dizendo "isto é verdade", "isto não é verdade", "isto não é bem assim".
    Adoro vocês duas!
    Beijo, Camila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina existem guias ilustrados das obras de Dan Brown que ajudam o leitor a se situar, acho uma boa para você, mas custam beeeem mais caro!

      A Carla é foda, sou fã dela e vê-la discutindo aqui me dá um puta orgulho! Beijos!

      Excluir
  4. Oi Camila, voltei!!

    Menina, se você ganhasse por isso, estaria rica, pois prende a atenção de quem te lê, pelo menos a minha, do começo ao fim.
    Acho Dan Brown MAGNÍFICO, e estou com muita vontade de ler esse Inferno que ele escreveu.

    Bom te ler!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba... Adoro fazer resenhas! Leio bastante e a cada uma que escrevo pretendo trazer mais e mais pessoas para a leitura!

      Obrigada! Beijos

      Excluir
  5. Primeiro que tudo acho quando se poe em causa tudo aquilo que durante seculos uma instituição ensinou a venda e garantida nada mais.Mas também digo nem todos tem o dom de poder cativar com a sua escrita ,Dan Brown tem-no não tenho duvidas,quando surge um livro assim as pessoas correm porque o alarido e tanto e porque as pessoas tem sede de novas respostas para tantos mistérios da vida ,porque o mundo e assim mesmo muitas vezes quando sai algo novo ,começa um novo despertar que mexe com muitas consciências ,para mim tem que se ter uma mente aberta , como católico não tenho problemas em muitas vezes questionar a própria igreja ,porque como qualquer instituição e governada por homens logo tem falhas .,Por fim que cada um faça como um dia Rene Descartes disse "penso ,logo existo",que tenhamos a sabedoria de escolher por nos próprios ,não fazer so porque alguém disse .Beijinhos Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Emanuel, é exatamente o que penso! Obrigada pela opinião!
      Grande beijo!

      Excluir
  6. Aqui ficam dois escritores Portugueses com obras memoráveis que também eles provocaram reações :José Saramago nobel literatura "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e se quiserem outras grandes obras dignas de se lerem .Agora um menos conhecido mas campeão de vendas José Rodrigues Santos " A Formula De Deus ",um abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelas dicas de leitura! Adoro!

      Excluir
  7. Ele sabe usar como ninguém as palavras, beijo Lisette,

    ResponderExcluir
  8. Eu li O Código Da Vinci...

    Comprei dois livros ontem, quando chegarem, serei leitora outra vez. Uhuuu...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que excelente notíciaaaaaa!!!!

      Me diga como foi então! Estou feliz por vc! Beijos!

      Excluir
  9. Oi amiga, ele é realmente um grande escritor, O Código da Vinci é muito bom, eu gosto. Aguardarei a sua resenha, e se puder, quando ela for publicado eu passo aqui!
    Tenha uma ótima semana, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, vim aqui através do blog Inquietude da Milene. O único livro do Dan que gostei foi Ponto de Impacto. Concordo contigo qdo diz sobre a facilidade de leitura dos seus livros. A única coisa q não me agrada em Dan é o abuso da licença poética. Cito, se não me engano, em Anjos e demônios (se não for esse título, corrige-me) a personagem explode a anti-matéria e pula do helicóptero (corrige-me se eu estiver errado) tendo um capa como paráquedas, é difícil de engolir isso. Voltarei para ler a resenha. Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitores da Milene sempre são um presente pra mim!

      Eder faz um tempo que li Ponto de Impacto e pra te falar a verdade foi o livro que menos me agradou do Dan Brown! Eu não lembro dessas passagens, mas sei que as vezes Dan Brown parece meio maluco em suas aventuras, mas fazer o que? Eu adoro! hahahaah

      Seja muuuito bem vindo, espero que volte mais vezes!

      Excluir
  11. Oi, Camila.

    Nunca li um livro dele. Mas preciso confessar que achei o filme "O Código da Vinci" muito bom. Como o livro é sempre melhor que o filme, conjecturo que seja melhor ainda.

    Um abraço e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  12. Camila,

    Já li sobre o escritor, adorei os filmes que foram extraídos dos livros, mas nunca o li. Tenho certeza que os livros dele são fantasticos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Prefiro não comentar... vou deixar para quando a pergunta for sobre o Paulo Coelho... hehehe! Não tenho opinião ainda fechada se Dan escreve bem ou não... mas de "venda e marketing" isso ele entende... hehe! Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...