Resenha - Como eu era antes de você

LIVRO NO SKOON
Eu precisava ler aquele livro exatamente naquele momento.

A literatura tem dessas coisas, sabe? Ela entra sorrateira em nossas vidas, aperta a tecla PAUSE e logo em seguida nos leva, pela mão, até o mundo dela.


Alguns mundos são lindos e coloridos e outros, como nessa obra que li, são especialmente criados para nós. São pequenas extensões de nossos problemas elucidados por personagem fictício que parecem falar, exatamente, a nossa língua.


Como eu era antes de você da escritora Jojo Moyes, indicado pela minha amiga Nina Novaes foi um livro de extrema reflexão para mim.


Não foi a historia em si que provocou tudo isso em mim, obviamente que é triste e nos convoca a pensar, mas sim como tudo aconteceu e a sutileza dos momentos descritos, as palavras escolhidas.


Louisa é uma garota pobre que ajuda no sustento de sua casa, até que um dia, o café que ela trabalhava fecha a deixando desempregada.

Em crise financeira e com uma família grande e sem quase nenhuma fonte de capital aceita um trabalho que a apavora, mas paga bem: Tomar conta de um tetraplégico.



Will sempre fora um advogado brilhante e bem sucedido. O tipo de cara que consegue tudo o que quer e vive plenamente. Em suas horas de descanso praticava esportes radicais, levando sua vida ao extremo da adrenalina, mas é num acidente banal que o prende em uma cadeira de rodas para o resto da vida.

Então Lou o conhece depois de dois anos nessa condição,  quando só restava dentro dele amargura e vontade de morrer. Will é péssimo com ela e faz de tudo para afasta-la, mas um contrato de apenas seis meses faz com que ela suporte pensando na terrível situação financeira de sua família.

Acontece que a vida prega peças nas pessoas. Os dias vão passando lentamente e Will, naquela rotina maçante, vê em Lou uma forma de passar o tempo e quase sem querer um se abre para o outro, criando infinitas possibilidades.

Will mostra a Louise uma vida, a qual ele não pode mais ter, mas que serve direitinho para ela, enquanto ela tenta mostrar a ele que anda há esperanças mesmo em sua situação e que a morte não precisa ser sua única solução.

O crescimento dos personagens é imenso no decorrer da história. Os horizontes se expandindo para cada um de forma específica e isso foi o que mexeu comigo. Estamos tão presos às nossas cadeiras de rodas que não olhamos para frente em busca de novas oportunidades. É um livro pra sonhar mesmo.

Jojo Moyes me conquistou. Arrancou litros de lágrimas dos meus olhos e me fez suspirar por Will - aliás, tô suspirando até agora - mas, muito mais do que isso, escreveu esse livro lindo que já entrou para um dos meus preferidos nos últimos anos e me fez refletir demais a cada página virada.


Leiam! Se apaixonem e procurem por possibilidades, elas estão aí...

22 comentários

  1. oi Camis,

    acho que preciso ler hoje mesmo,
    quero mesmo afirmar que as possibilidades estão aqui...
    valeu a dica...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, eu não conhecia este livro, mas já vou procurar por aqui para comprar, adoro histórias assim... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Acredita q me arrepiei lendo a tua resenha Ca ? Parece ser uma história q vale a pena ler mesmo. Com certeza, se encontrar por aqui, vou comprar um pra colocar na fila de livros a serem lidos :)

    Bjo !!

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Já quero ler.!
    Bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  5. Esse eu passo, Camila. Chorar não é comigo. Ainda assim, te deixo uma pergunta: você já viu As Sessões? Aqui tem o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6N7TNfgRRX4 Vale a pena. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, não tem mesmo o seu perfil!!!! Hahahaha

      Mas é lindo demais viu... beijocas

      Excluir
    2. Carla, não tem mesmo o seu perfil!!!! Hahahaha

      Mas é lindo demais viu... beijocas

      Excluir
  6. Fiquei curioso kkkkkkkkk,beijinhos Camila

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila! Eu também gostei bastante desse livro e da narrativa da autora. Não cheguei a chorar, mas achei a história emocionante. :) Beijooo!

    ResponderExcluir
  8. Então tenho que ler o tal, vou gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neia, é muito delicado e sentimental! Leia sim...

      Excluir
  9. Todas as vezes que vou na livraria fico namorando esse livro.... mas tem tantos na minha lista de leitura que acabo nunca levando. Acho que da próxima vez vou pulá-los e passar direto para esse.

    www.corujicesnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, a próxima vez que for agarre esse livro. Vale muito a pena! É lindo! ;)

      Excluir
  10. Um lindo final de semana pra você, recheado de coisas boas...

    Beijos

    Ani

    ResponderExcluir
  11. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Antônio!
      Beijo grande pra vc!

      Excluir
  12. Oi amiga, ficou com vontade de ler!!
    Tenha uma ótima semana, beijos!!

    ResponderExcluir
  13. To doida para ler esse livro, parece ser muito bom e fofinho.
    Todo mundo comentando que é bom.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um fofinho realista. É meigo, mas mostra uma dura realidade de quem perdeu as esperanças vida! É lindo...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...