Eu e meu caso de NÃO amor pelo amado Ernest Hemingway

Eu li duas obras desse escritor, só para não ser injusta em minha crítica. Eu tentei e 'REtentei' encontrar toda a genialidade que as pessoas falam que ele tem, mas infelizmente, suas histórias não são para mim.

É, meu querido Ernest... Estas tuas frases geniais quase me enganaram!!!
O respeito, obviamente, mas não o amo e não o idolatro como vejo milhões de leitores fazendo e vou logo dizendo: Esse post contém a opinião CONTRÁRIA de todos os outros posts que você encontrar pelo mundo, ao qual falam de Hemingway.

Eu sei, eu procurei. Não existe crítica negativa a esse escritor o que me faz pensar algumas coisas:

  • Eu fui o problema, e nesse caso, me perdoem, mas minha opinião continuará sendo está, até que eu leia outro livro dele e mude de ideia.
  • Os leitores não leram, de fato, os livros dele e gostam de usar suas frases geniais pela internet sem conhecer - de verdade - sua escrita. (Isso acontece, juro).
  • Hemingway tem um pacto com os críticos e todo resenhista que publicar algo negativo dele irá desaparecer misteriosamente. Nesse caso já deixei algumas postagens programadas e mandei minha senha do blog para um amigo.
Dito isso, começarei o meu relato, embasada em duas obras: O SOL TAMBÉM SE LEVANTA e O VELHO E O MAR, certo?

Ambos pequenos e de leitura rápida. A linguagem é muito fácil e a narrativa... Como eu posso dizer, sem ofender os fãs, muitas vezes, a narrativa e os diálogos, me pareceram vagos. Algo assim:

- Olá - eu disse.
- Olá - ela respondeu.
- Como você está hoje?
- Estou bem.
E fomos para o bar. Eu pedi uma bebida forte.

Para mim isso cansa. Foram vários os momentos em que pensei que deveria pular algumas linhas (e até páginas) para ver se algo mudava e para meu espanto, mudava apenas o bar em que estavam. Isso enquanto na obra O Sol Também se Levanta, já no outro livro foi a maldita e eterna, luta entre o pescador e o peixe gigante que leva quase 100 páginas.


Mas vamos falar um pouco de O SOL TAMBÉM SE LEVANTA: É narrada em primeira pessoa, por Jake, que se confundiu em minha cabeça, pois parecia muito com o próprio escritor (já li várias coisas a respeito dele). Em dado momento, comecei a imaginá-lo como ator que fez Hemingway no filme 'Meia Noite em Paris e aí virou tudo a mesma coisa:

Corey Stoll é mesmo um gato!
Procurando saber mais sobre a obra, descobri que essa "bagunça" não foi só minha. Muitos desconfiam que este seja um livro quase autobiográfico do escritor, contando sobre uma de suas aventuras, já que os pensamentos e atitudes condiziam com o que ele relatava em outros romances.

Enfim, assumindo que Jake é Hemingway, a coisa toda ficou um pouco mais fácil para mim. Imaginar ele como o ator acima facilitou ainda mais, pena que não foi o suficiente.

Jake – o personagem - não me interessou em nada. Pouco me importou o que ele desejava e o que buscava - ele próprio parecia não saber - mas ao passo que o imaginei como o grande escritor, ficou um pouco mais interessante. Um pouco...

Não me critique. Cada pessoa tem direito de gostar e desgostar de uma obra seja ela conceituada ou não. Conheço pessoas que AMAM Crepúsculo. Eu apenas não gosto de Hemingway.

O interessante da obra são as inúmeras referências a locais da França que realmente existem. Bem, eu li que existem. Nunca fui à França, mas gostaria de trilhar aquele caminho. Enfim, no geral, não é uma história ruim, apenas escrita de uma forma bastante cansativa, pelo menos para mim.


Mas tentei experimentar outra obra e nessa, tive certeza de que Hemingway não escreve para mim. Eu entendi e até apreciei o livro O VELHO E O MAR, mas terminei a obra cansada - exausta seria a palavra mais apropriada - e não levei boas lembranças comigo.

A história se passa quase toda em alto mar, após um velho pescador que não pesca nada há mais de cinquenta dias, fisga um peixe imenso e trava uma batalha com ele. Durante essa batalha, que dura quase 100 páginas, ele faz reflexões de todos os tipos e é nesses momentos que conhecemos o velho melhor. Sabemos de suas ambições, de seus sonhos e tal.

Mas novamente, mesmo entendendo a necessidade de TODA essa luta, me cansei. Me senti quase o velho, tentando engolir aquele livro até o final e tudo isso para perceber que uma obra de pouco mais de 100 páginas quase me venceu.

Então decidi que livros que me deixam exausta dessa forma, não servem para mim.

A genialidade de Hemingway é incontestável. Ele faz reflexões excelentes no meio de suas obras, mas de uma forma maçante e por isso ele tenha me perdido como leitora. Novamente, o respeito completamente e já o recomendei para amigos e familiares, que eu sei, que gostarão se sua escrita.


Essa sou eu mostrando respeito até às obras que não me agradam. Todo mundo deveria fazer o mesmo! Hemingway não foi chamado de gênio à toa e quem sou eu para dizer o contrário.

Em resumo, essa seria a minha resenha para estas duas obras conceituadas que não caíram no meu agrado. Dou a ambas 3 estrelas, mas agora sei, exatamente, para quem recomendar o famoso Hemingway.

21 comentários

  1. Adorei sua postagem, foi sincera e falou com respeito sobre sua opinião. Não conhecia o autor ainda, nem suas obras!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi, oi.

    eu te entendo perfeitamente sobre esse lance de não gostar do livro. ngm nunca entende quando eu digo q não curto a JK Rowlling. poxa! cada pessoa tem um gosto diferente. a gente não tem que ficar querendo fazer a outra pessoa amar igual a gnt.

    parabéns pela coragem de expor os pontos negativos!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila... eu li as duas obras citadas e embora não sejam os meus livros favoritos, eu gostei, acho que no Velho e o Mar ele fala muito sobre como as pessoas vivem esperando um grande acontecimento e esquecem de viver... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila,
    Li Hemingway, mas já faz tempo. ele é um escritor meio machista, um caçador, alguém que gostava de touradas, enfim, alguém, que para os dias atuais tem tudo para se tornar um proscrito. eu gosto da prosa simples e seca dele e, de certa forma, tento seguir a linha de Hemingway quando escrevo uma crônica, ou seja, sem redundância. Hj não leria mais Hemingway devido aos temas abordados, que não me agradam nem um pouco.
    Por falar em gato, já viu as fotos dos verdadeiro Hemingway quando jovem? sim, ele era lindo e sabia disto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Também não gosto de Hemingway, Camila. Os dois livros que você leu me mataram de tédio. Paciência, né? Nenhum livro é para todo mundo. Vou atrás dos que me interessam. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila!
    Então... confesso que não sou muito chegada à ler clássicos - nem sei, na verdade, se Hemingway se encaixa nessa categoria específica da literatura, mas, enfim... -, e este autor passa longe da minha lista de leitura simplesmente porque não sou atraída por sinopse alguma de suas obras. Sim, os elogios são variados e intensos, mas realmente não faz o meu estilo de leitura. Reflexões sempre são boas em leituras, mas quando em demasia tornam-se cansativas e acaba estragando a leitura para alguns, o que provavelmente seria meu caso. De qualquer forma, parabéns por, mesmo não tendo gostado do escritor e suas obras, continuar a indicá-lo porque, realmente, nem todo livro e autor é para todo leitor; cada um se identifica com um tipo de história, narrativa ou escrita, então não adianta retrucar, é normal, faz parte da diversidade, e é bom. Ótimo post!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Cá, nunca li nada do autor, mas há anos estou interessada em conhecê-lo, justamente por causa das críticas positivas perdidas pelo mundo a fora. Então, como não tinha uma crítica negativa para me basear e contrabalancear a expectativa sou grata a essa sua postagem, pois agora não vou ler as obras do autor pensando apenas como ele é genial. Agora caso não goste não irei me sentir um peixe fora d'água ou em uma luta como em O Velho e o Mar. Farei o possível para incluir um livro do autor nas minhas leituras desse ano, mas espero sinceramente gostar, pq de livros cansativos minha estante está cheia!

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Li O Velho e o Mar faz um bom tempinho e, embora tenha sido uma leitura rápida, fiquei me perguntando por dias o motivo desse autor ser tão elogiado. Eu gostei da leitura, mas não foi nada de "Oh, que espetacular isso aqui". Uma vez cheguei a comentar isso com uma pessoa que ficou visivelmente alterada comigo e, de forma meio direta, disse que isso se dava pelo fato de eu ler muitos "romance de mulherzinha". Enfim, decidi guardar minha opinião e viver a vida. hahaha
    Fico feliz em perceber que não sou a única a pensar dessa forma, quase caio dura da cadeira quando comecei a ler seu texto, afinal tem muito do que penso aí.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila...
    Nunca li nada deste autor.. então sei dizer se eu ia gostar... mas até coloquei o velho e o mar na minha lista de leitura, pois conversando com alguns amigos, eles super indicaram... haha...
    Lendo seu texto deu até mais vontade de ler, para ver com quem eu concordo... hehehe...

    Belas terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila
    Eu ri lendo seu post. Adorei o item 3, aquele do "Hemingway tem um pacto com os críticos..." kkkk
    Bom, lembro de uma vez que peguei O velho e o Mar na biblioteca da minha escola e comecei a ler. Não tinha ainda o hábito da leitura. Então, obviamente entreguei o livro pela metade. Mas, acho que estava gostando. Acho. Faz muito tempo, na verdade. Inclusive, esse post me deu vontade de ir procurá-lo e ler de uma vez por todas. Pra ver se eu gosto ou não dele kkkk

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Nunca li nada do Hemingway, para ser sincera, nunca tive curiosidade de conhecer...kkk' Concordo com você pelo o que eu vi ali em cima, os diálogos parecem mesmo muito vagos, não sei se eu acabaria gostando de uma narrativa assim *-* É uma pena que os livros e os personagens não tenham te encantado nem um pouco, mas é assim mesmo, né?!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila. Tudo bem?
    Nunca li nenhuma obra do autor, elas nem mesmo são do tipo que eu leria mas entendo exatamente a sua opinião. Acho que mais importante do que ler e gostar de um escritor é ler, entender e formar uma opinião sobre sua escrita. É claro que um autor pode ser amado por muitos mas quase nunca, provavelmente, será por todos.
    Suas teoria são ótimas, fiquei com medo de a terceira ser real, nesse caso estamos aqui como testemunhas de que se você sumir a culpa é toda do Hemingway, ahahahahhaha (brincadeira, cara!).
    Se os diálogos são mesmo desse jeito melhor mesmo deixar pra quem gosta. O importante é que você leu pra falar sobre, o que já é muito mais do que muita gente que cita as frases dele fora de contexto por aí fez :)

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  14. Que bom que você se precaveu já caso você suma depois desse post KKKKKK Adorei sua opinião Camiça! E nunca li nada do autor e só conheço-o de nome, mas sei que é um desses caras venerados por seus pensamentos. Eu particularmente to nem aí pra ele, não li e nem quero ler. Odeio livro maçante e cheio de reflexões, odeio mesmo. Personagem começou a divagar sobre como é a vida e bla bla bla eu já pulo as linhas UHASUHA. Se você não gostou eu eé que não vou tentar.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Quando um autor é famoso, e não conseguimos gostar de sua obra, acho que até é comum nos sentirmos assim, como um peixe fora d'água, e pensando que o problema seja nos mesmo, mas não acho que seja isso de fato, e como dizem, o livro certo, para o leitor certo. Mas o que achei curioso, é que as resenhas negativas desse autor somem, estranho, seria por qual razão? Ao ler o post e sobre os livros, até eu fiquei cansada, imagina ler o livro? Acho que você teve foi é coragem de ler lido mais de uma obra dele Cá! Enfim, acho que é comum a gente sentir isso, mas cada a cada um aceitar, afinal, não somos iguais para gostar das mesmas coisas todo o tempo.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem?
    Eu não conhecia o autor, tive que jogar no google para saber que é, talvez posso ser considerada uma leiga. HAHAH. Cuidado para você não desaparecer. Essa é a sua opinião e sinceridade se alguém não gostar que exponha de maneira correta. É comum termos receios quando o autor ou a obra é bem conhecida. Desculpe os fãs, mas também não me interessou as obras, não é o meu gênero favorito. Adorei a postagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Nunca tinha nem visto falar do autor, pra ser sincera hahahahaha.
    Mas adorei a sua sinceridade de não encontrar aquela adoração que todos falam, acontece comigo com vários autores, e por mais que eu tente ler, não rola.
    Acho que se eu tivesse que ler a luta de um cara pra tirar o peixe da agua em 100 páginas já tinha largado o livro hahahahah

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Eu conheço as falas do autor e já vi alguns elogios para as suas obras, mas não tive a oportunidade de ler ainda. Acredito que seja normal a obra não te encantar assim. E acho que não é nada demais! Mas realmente dá uma coisa quando todo mundo ama menos vc e inclusive acho que tem gente que nem posta a critica com medo das outras pessoas criticarem. Sei lá.
    Ainda não tenho curiosidade em ler e acho que não farei, mas te achei corajosa por expor sua opinião!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Antes de tudo, eu li seu post imaginando você conversando comigo kkkkk
    E outra, quem é esse autor?! Nunca ouvi falar dele e nem de suas obras.
    Concordo con você, cada um tem seu gosto, e com toda certeza eu também não leria os livros dele, não tenho paciencia para ler tantas reflexões, nem mesmo livro de auto-ajuda!!


    Nathália Bastos//Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Não conhecia esses livros nem o autor O.o mas não curti a premissa de suas obras, ainda mais após o seu posicionamento com relação às leituras.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu não conhecia esse autor e nem as suas obras. Confesso que me senti uma ignorante pois ele parece ser um bom autor pelo que pesquisei depois que li o seu post. Tive interesse no livro "O Sol também se levanta" fiquei muito curiosa com essa obra. Vou ler...talvez eu goste.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...