Finalmente, criaram uma obra para agradar, plenamente, meus amigos físicos e químicos. O melhor de tudo, é que acabou agradando o resto do mundo e isso inclui o pessoal de humanas!
Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a NASA e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Classificação
Que obra deliciosa! Eu entendo completamente sua indicação ao Oscar, porque o filme foi IGUALMENTE incrível, mas o livro, digo logo, é muito mais engraçado.
A situação não está tão preta quanto parece. Não se engane, ainda estou na merda. Mas não tão atolado".
Comecei o dia com um pouco de chá de nada. Chá de nada é fácil de fazer. Primeiro, pegue água quente, depois, não acrescente nada. Experimentei chá de casca de batata algumas semanas atrás. Quanto menos falar disso, melhor".
As diferenças da obra escrita e da adaptação estão mais na personalidade do protagonista. No livro ele faz piadinhas o tempo todo, da forma mais genial possível. Na tela ele também é engraçado, mas o cinema exige que certas piadas precisam ser cortadas pelo seu cunho sexual ou apelativo.
Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. Então, é isso mesmo. Estou ferrado".
Mark fala muuuuito palavrão! Ele é desbocado ao extremo e no cinema podemos ver apenas uma insinuação do que ele estava dizendo. É uma pena, porque isso me arrancava gargalhadas!
Outra coisa que me encantou foram as explicações científicas sobre os gases e sobre os perigos que eles oferecem se manejados por um completo leigo.
Explosões, frio, calor, a falta da água, a saída para cultivar alimentos no espaço, o uso constante de fitas adesivas. Tudo foi incrivelmente genial e me prendeu a cada linha.
Sim, é claro que fita adesiva funciona em um ambiente de quase vácuo. Funciona em qualquer lugar. Fita adesiva é algo mágico e deve ser reverenciada.
Parecia ter funcionado. O lacre parecia forte e a resina estava dura como pedra. No entanto, colei minha mão no capacete. Pare de rir
A obra é escrita de forma que qualquer pessoa consiga entender, até mesmo a explicação mais científica que um astronauta poderia dar. Achei mais fácil sacar tudo lendo, porque o filme joga informações, muito mais rápido e nem sempre fica tão claro.
De qualquer forma, Matt Damon está impecável no filme e conseguiu colocar na tela a aura hilária do Mark das páginas. Eu vou torcer muito para ele ganhar o Oscar. Fiquei mesmo fã dessa história.
Eu não queria distrair as pessoas que estavam salvando minha vida, então emudeci meu microfone e berrei como uma garotinha.
No Oscar, vou torcer para esse filme!
*****
Sou da turma de Humanas, mas já virei madrugada em observatório, fazendo curso de astronomia. Meu lado Carla Sagan adorou esse livro. Tenho até uma amiga que resolveu plantar batata em homenagem a ele. Você devia convidá-la pra fazer um post sobre isso, Camila. :) Beijos!
ResponderExcluirOi Camila, eu acabei de ler e achei muiiiito bom também, me diverti muito com as falas do Mark e seu senso de humor... eu também recomendo... beijosss!!!
ResponderExcluirOlha Camila
ResponderExcluireu não sabia nada sobre o filme nem o livro HAHAHA
mas depois dessa resenha super fiquei com vontade de fazer parte do seu proeto de ler de graça e ler ele - chá de nada já me conquistou ahahaha
super amei a resenha hahaha
#jaquero
le livros vem ca
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com