Esse post
esta pronto em minha cabeça há muito tempo e também inclui outra categoria de
pessoas além das descartáveis: PESSOAS QUE DEVEMOS APRENDER A DESCARTAR.
Vai por mim, hoje é sexta e você tem tempo, então libere alguns minutos para ler esse texto que sei que irá se identificar com pelo menos uma frase.
Logo de impacto pode parecer desumano taxar pessoas de descartáveis e desde já eu digo que estas não são necessariamente desagradáveis. Pelo contrario, costumam ser atraentes e divertidas, mas assim como um suculento DOCE têm prazo de validade.
Conheço uma pessoa que vejo apenas uma vez por ano e a cada visita nos divertimos muito, falamos de tudo, saímos para dançar e curtir. Essa pessoa promete mandar emails quando se for, promete enviar objetos de presente, promete documentos, agrada, diz que não quer perder contato, blá blá blá ...
E no fim sei que tudo será esquecido e que assim que o avião decolar com a tal pessoa dentro tudo que foi prometido e combinado será imediatamente jogado no lixo da amizade provisória.
Sim digo provisória porque ano que vem vamos nos encontrar e faremos tudo de novo porque a "droga" da pessoa é legal. Só esclarecendo, eu faço minha parte, tento manter contato, mando emails, mas não posso fazer tudo sozinha certo?
Como proceder? Já fiquei bastante chateada com essa situação, pensei em cortar relação de amizade e até ignorá-la já passou pela minha cabeça, mas nãosou assim. Não gosto de jogar boas risadas fora e acredito que isso iria me chatear ainda mais. Caminhei na dúvida até que aprendi que posso sim descarar essa mágoa se eu rotular essa pessoa como DESCARTÁVEL, que é nada mais, nada menos do que BAIXAR MINHAS ESPECTATIVAS. Nossa isso é saudável demais.
Não quero
incentivar ninguém aqui a rotular os outros, isso é ma separação que faço
dentro da minha cabeça. Aqui dentro desse cérebro COMPLICADO DEMAIS existem
repartições e cada uma delas leva um nome, eu coloca cada pessoa em seu
"quadrado" assim posso agir da melhor forma possível. Alguns eu sei
que posso contar sempre, são 100% confiáveis e ficam no quadrado FAMÍLIA E
AMIGOS - Esse é meio vazio devo dizer. Algumas pessoas são meras conhecidas,
outras são apenas divertidas e as de que falo hoje que são as descartáveis, só
isso!
Mas é
sério, porque algumas pessoas simplesmente não conseguem se comprometer.
Amizade requer cuidados, reciprocidade e doação, parece muito, mas é legal
fazer isso aos outros. Gostaria muito de mudar essa pessoa de setor dentro do
meu cérebro, queria passa-la para o "Quadrado dos amigos permanentes que
ligam toda semana e perguntam como você está", na verdade queria extinguir
os tais descartáveis por que eles me fazem falta quando se vão!
Se você
leu até aqui e percebeu que talvez alguém possa estar te rotulando como uma
amizade descartável pare e repense nas suas atitudes, a culpa não é do outro e
sim sua!
O post
ficou extenso, sei que muita gente vai me “esfolar” por que eu acabei de dizer
que rotulo as pessoas (mesmo que somente em pensamento) então vou deixar para
falar sobre o outro compartimento semana que vem!
Ok já
podem me denunciar por pensamentos de bulling!
eba vou ser a primeira...
ResponderExcluirvamos por partes?
1)quase pensei que estava falando de mim, mas me dei conta que na medida do possivel e da distancia eu acho que consigo demonstrar o valor enorme que vc tem pra mim né? (diz que sim)
2)nesse post vi claramente a presença de touro no seu mapa (momento anelise), quer coisas concretas, eternas, segurança de tudo..
A vida é fluida e vive mudando. Sofro do mesmo problema, mas se vejo que deposito energia nas pessoas e nao recebo retorno...é tchau sem dó.
No mais, sempre estarei aqui pra vc.
beijo
carol spina
Você não escreveu nada de mal, Camila. Nosso cérebro rotula mesmo. Ele precisa colocar as coisas em suas devidas categorias para raciocinar e até reagir com clareza e rapidez. É uma questão de sobrevivência.
ResponderExcluirSó acho que você se enganou quanto à palavra "descartável". Que tal trocá-la por "ocasional" ou "temporário"? A pessoa de quem você fala parece não ser mesmo um amigo(a) permanente, mas apenas uma pessoa agradável com quem você se encontra e se diverte ocasionalmente.
O problema é que esse tipo de relacionamento te faz sofrer. O lado bom é que essa criatura só aparece de vez em quando. Entre essas idas e vindas, você vai acabar encontrando quem te mereça e valorize.
Beijos!
Na verdade Carla, essa pessoa é divertida e tal, mas é o máximo que pode me oferecer. Nao acredito no estilo de vida dela e tb nao aprovo as decisões. Ela nao me faz sofrer mais e a algum tempo tb nao venho mais me intusiasmando com seus apareximentos.
ExcluirMas fiquei pensando quantas pessoas dessa forma existem... Pra m nao serve. Amigo de verdade é como essa aí do comentário de cima. Mesmo longe tá sempre perto!
OI Camila,
ResponderExcluirResta saber se esta pessoa está agindo assim com vc ou com todo mundo, pois se ela é assim com todos, então faz parte da personalidade dela. Se for só com vc é que o caso é grave, pois ela pode não estar te dando a devida importância.
xoxo
Gosto disto!
Ahh é com todos que eu conheço. Se existe alguem especial ainda nao vi!
ExcluirSou super descartável. rs
ResponderExcluirPô, legal! Acho q todo mundo tem um "amigo" assim.
ResponderExcluirMas o q costumo fazer é não esperar nada nunca, fica mais fácil de se levar... Sei lá...
É estranho não? E o pior é que sempre colocam a culpa no tempo, a falta dele... rs.
Abraços e ótimo final de semana.
E quem não conhece alguém assim? Acho até que esse "tipo" anda tomando conta da terra!
ResponderExcluirBeijos
Oi Camila
ResponderExcluirAdorei o post e também tenho minhas repartições...rs
Parece complicado, mas acho que é só uma forma de tentarmos nos proteger...
Que seu final de semana seja maravilhoso.
Beijos
Ani
Apreciei o texto, mas "descartável:)?! -Não será pouco?
ResponderExcluirBjo
Hahahahahhahahahahaahhaha, ninguém é descartável! Pra alguém aquela pesoa presta. E a gente é descartável também para alguém e presta para outras tantas, hahahahahahhahahahhaha. Acho que o que não devemos é deixar certas pessoas tomarem as rédeas de nossos dias. Isso sim. Pois nos deixamos influenciar e cair nas lábias desses aproveitadores de dias alheios, e acabamos vivendo, nem que seja algumas horas, para o outro e nos esquecemos da gente mesmo.
ResponderExcluirVixe... Filisofei aqui! Hahahahahhahahahahhahahaha.
"Amizade requer cuidados, reciprocidade e doação"... Dissesse apenas isso, a postagem já teria total sentido. É bem assim, Camila. Mas não dá pra gente fazer tudo sozinho e chega uma hora que a vontade é dizer um singelo "vá se lascar com a sua amizade por conveniência"... Instintivamente eu desenvolvi o mecanismo da indiferença pra esse tipo de situação. Nem é tão bom, mas acaba amenizando essa questão das expectativas extremadas.
ResponderExcluirPostagem bem massa.
Beijo, Camilinha.
Estou fazendo um trabalho de divulgação do meu mais novo blog, portanto hoje estarei te visitando e conhecendo teu espaço. Peço desculpas pelo comentário pronto, não é do meu feitio, faço apenas para facilitar a divulgação. Depois que você conhecer o meu espaço, voltarei para te ler com atenção e fazer comentários individualizados.
ResponderExcluirO link do blog é: http://amorinicioefim.blogspot.com.br/ te aguardo lá, obrigada pela atenção, um abraço.