Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens

[Livro] Meu Amiguinho do Espaço - Alan Borges

Mais um livro de parceria com um escritor nacional. Dessa vez, um infanto-juvenil com todas as características de um clássico já muito conhecido.

Sinopse: Ah, ainda lembro-me dele.
Já se passaram tantos anos, mas parece que foram apenas alguns dias.
Lembro-me dele, como se o tivesse visto há poucos instantes.
Mesmo depois de crescido e envelhecido, ainda sinto a sua falta.
E não há nada que possa amenizar minha saudade, a não ser...
O sorriso das estrelas. Elas ainda me confortam...
Te contarei um pouco desta história, que faz parte da minha.
O descreverei aqui, para vocês...
Não posso falar-te muito a respeito.
Precisaria de um livro de um milhão de páginas.
Irei resumir, mas não te preocupes: revelarei momentos extraordinários e falarei de algo incrível que nunca esqueci.



Classificação

Um livro rápido, li em um dia, mas não achei a leitura mais fácil do mundo não. Já explico o motivo...

Comecei a leitura com a impressão de que conhecia aquela escrita de algum lugar e demorei apenas algumas páginas para descobrir de onde vinha: O Pequeno Príncipe está presente na essência dessa história, portanto, se você é daqueles “fanáticos” por essa obra, vai ter um verdadeiro êxtase com o livro que estou resenhando agora.

São apenas 95 páginas, com uma linguagem muito fácil, mas com aquele aspecto de “sonho” sabe? Como explicar melhor? Sabe quando você tem aquele sonho completamente maluco, mas que faz o maior sentido? É isso que senti aqui.

Agora, preciso dizer abertamente o motivo que me fez achar essa linguagem (e essa história) não tão fácil de ler, como parece: Eu simplesmente não gostei de ler O Pequeno Príncipe.

** Pausa para o apedrejamento **

Ok. Agora que vocês já se acalmaram voltemos à resenha: assim como no clássico, o livro é o relato das lembranças do narrador, que quando criança conheceu um ser de outro planeta. Este ser o ensinou coisas valiosíssimas sobre a vida e sobre amizade.

- Nem tudo o que parece ser é o que realmente é - sussurrava a vozinha que, eu ainda não sabia o motivo, tentava me encorajar”.

É um livro que te força a refletir em várias coisas durante a leitura. Excelente para adolescentes e até mesmo crianças que já estejam acostumadas à leitura, mas adultos deveriam ler também. Não acredito nessa coisa de que livros devem estipular a idade para o leitor.

Alguns livros infantis devem ser levados mais a sérios do que muito clássico por aí.

Essa obra é simples e complexa ao mesmo tempo. Assim como o clássico, podemos retirar reflexões dela com mais ou menos intensidade e acredito que cada vez que você pegar o livro para ler, dependendo se sua idade irá tirar lições diferentes. Acredito que um livro como esse nas mãos de um filósofo, daria estudo por várias aulas.

Já pensou nisso Alan Borges? É uma ideia de divulgação! (rs)

Quando a edição, eu adorei. A capa é muito bacana e traduz bem o clima da obra. A diagramação é excelente. A Editora Chiado está de parabéns.

Recomendo essa obra aos amantes do clássico “O Pequeno Príncipe”, mas também aos que gostam de histórias que te colocam para pensar!

Agora vamos à notícia boa?! Sim, vai ter sorteio!!! Para participar é bem simples. Siga as regras abaixo e fique na torcida:

1 - Seguir o blog é essencial e primeira regra do sorteio.
2 - Responder o e-mail que eu enviar no prazo de 48 horas. Após isso haverá outro sorteio.
3 - Deixar um comentário neste post falando da resenha. Leia o post antes de comentar, por favor.
4 - Preencher o formulário abaixo o máximo que puder!

Ah! Aos que ainda não sabe participar dos sorteios com o formulário Rafflecopter é só clicar AQUI que eu ensino passo a passo.



Boa sorte!


Tantos pensamentos



Aquele desejo de ficar sozinho.

Aquela angústia que não se sabe de onde vem.
Insatisfação.
Desacordo.
Sentar no escuro parece mais confortável. Vontade de mudar, mas mudar o que?
Como fazer? Não se vê nada.
O que está faltando, qual a peça?
Várias tentativas, vários erros, poucos acertos. Vazio ainda maior.
Só pensando, pensando, pensando...
Falta sim alguma coisa, mas o que?
As vontades são diferentes de todas as outras pessoas ao redor.
Como ser igualmente satisfeito se o que deseja é fora do padrão?
Como comparar? Como fazer?
Realizações parecem pequenas, falta tanto ainda e às vezes dá um desânimo. Um sono.
Olhos fechados, o mesmo escuro – dentro e fora.
O sono...
Falta tanto, preciso dormir.


Queria viver no The Sims


No jogo The Sims, existe um recurso interessante para acelerar as coisas usando os tão desejáveis PEVs (moeda própria) e acreditem, isso é delicioso para quem está em uma missão grande.

Ganhamos PEVs realizando tarefas especiais e quando desempenhadas de forma correta ganhamos 1, 2 e até 3 PEVs de uma vez. Se quisermos acelerar 1 hora, pagamos 1 PEV, para 2 horas, 2 PEVs, um dia, 24 PEVs e assim por diante.

Então levando para a minha realidade diária, me peguei desejando ardentemente vários PEVs para acelerar diversas tarefas chatas... Nossa como isso seria bom, né?

Usaria 30 PEVs de uma vez para acelerar meu mês e chegar logo ao próximo salário!

Acumularia 60 PEVs, acordando na hora certa, me alimentando direito e tomando banhos rápidos, só para acelerar o tempo novamente e chegar ao Natal!

Talvez eu aceleraria uma ou duas horas no final da tarde de uma sexta, usando os PEVs conquistados por não entrar atrasada no serviço. Não seria pecado, seria?

Se eu conseguisse estudar bastante e acumular alguns PEVs, poderia marcar o dentista que venho desmarcando há meses e quem sabe acelerar o processo... Hein? Genial né?!

Mas infelizmente, a vida não é assim e os "PEVs" que acumulamos, não podem ser gastos em coisas diárias. Nem mesmo sabemos qual o nosso saldo!

Mas um dia me disseram que o que torna as melhores coisas do mundo tão legais, são as coisas chatas, porque sem elas não saberíamos reconhecer o que realmente nos alegra.

Se todo dia fosse férias, que graça teria tirar férias?

Sei lá, isso me animou um pouco, sei que meus PEVs devem estar se acumulando em algum lugar e sinto que um dia poderei usá-los, portanto estou tentando desempenhar minhas tarefas da melhor forma possível, é melhor garantir um saldo bom né? Vai que...

Pessoas de todos os tipos

Esses dias eu estava dando uma olhadinha nos textos antigos do blog e encontrei esse, que eu gostei demais de escrever. Sei que algumas pessoas já leram, mas vale a pena lembrar! 

PESSOAS



Conheço pessoas alegres que são mentirosas, pessoas quietas que são pervertidas, algumas malucas que são responsáveis e também pessoas mesquinhas que são interessantes.

Sei de gente ignorante que se dedica no trabalho, tem gente descolada que é preconceituosa, gente responsável que é grosseiro e uma vez conheci um cara estúpido de verdade que tocava violino.


Já conheci velhos que pareciam jovens e jovens que eram rabugentos;
Tem magro que come o tempo todo e gordo que vive de salada.
Conheço pessoas inteligentes que não passaram nunca no vestibular, também conheço pessoas desinteressadas que ficaram ricas, estas me dão raiva.
Conheço pessoas maravilhosas que são podres por dentro e pessoas sem atrativo algum que me surpreenderam pela beleza interior.


Tem gente que não gosta de gente;
Tem gente que não gosta de bicho;
Tem gente que não gosta de água;
Tem gente que não gosta de música.
Sei de pessoas que se isolaram para se encontrar;
Sei de pessoas que nunca descobriram quem eram de verdade;


Mas tem pessoas que são um enigma a vida toda. Não se mostram nunca.
Todo mundo conhece alguém assim. A vida é tão cheia de loucuras, é tão complexa!

Impossível seguir um padrão só!

Imagine...





Vamos brincar com uma reflexão. Fizeram comigo e me fez refletir demais e agora quero fazer com vocês.







Imagine você em um dia normal, sentada (o) em seu quintal ou sacada e de alguma forma... Seu coração para!

O que você deixaria para trás? O que você não terminaria?
Já parou para pensar o que as pessoas falarão de você? 
Do que ela sentirão falta? Você deixará alívio para trás?
Você disse tudo que queria? Ouviu tudo que queria? 
Vai me dizer que você deixou para amanhã a coisa mais importante de toda sua vida?
Sabe aquela pessoa que está do seu lado? Teu pai ou mãe... Teu marido ou esposa? Teu filho? 
Você deixou claro para eles o que sentia?
Qual foi a ultima palavra que disse para eles? Qual seu ultimo telefonema? Você amou?
Amou? Mesmo?
Terminou?
Pode ir tranquilo?

Eu não posso ir ainda, por isso...

Peraí, já volto!


Sem Passaporte


Eu descobri que meu maior "Coringa" na vida é algo que posso levar onde eu for. É algo que nenhum detector pode barrar e pessoa alguma pode proibir.

Alias, através desse coringa, já fiz inúmeras viagens e conheci as pessoas mais interessantes de toda minha vida e eu nunca tirei passaporte!

Nunca paguei por isso!

Essa minha "Carta na manga" me ajuda a passar o tempo e me distrai dos eventuais problemas. Através dela já desenvolvi textos, posts, crônicas, contos e um livro e meio.

Ninguém pode me proibir, pois ninguém nem fica sabendo que eu estou usando essa minha "Arma", só eu.

Aliás, estou usando ela agora mesmo e acredito que vocês já descobriram do que estou falando... 

Estou certa?

30 pesa mais?

Eu nunca pensei que um número pudesse mudar tanto minha vida ou o que esperam de mim.

Estou com 29 anos agora e dia 23 de agosto partirei para a casa dos 30, os temidos ou amados 30 das mulheres, depende de cada uma.

Confesso que não estou com medo e nem com neura de que estou velha e tal, mas o fato é que já percebi que algumas regras começaram a se formar ao meu redor!

Hahaha achei essa vovozinha muito fofa e foi só para ilustrar
como a maioria das mulheres se sentem velhas aos 30 anos.


Não ter uma profissão de fato me incomoda demais e já me peguei pensando: "Já tenho 30 anos preciso dar um rumo na minha vida". Pesa mais agora mesmo?!

Será que depois dos 30 se eu não me encontrar profissionalmente serei uma candidata aos planos de governo para pessoas necessitadas?

Não ter namorado gera cobrança em mim às vezes, mas tenho tantos planos e anseios e ando me sentindo cada dia melhor sozinha e esse é um assunto que levo numa boa, mas as cobranças começaram a vir principalmente de pessoas de fora.

 Amigos também participam dessa, tenho amigos que a qualquer problema ou reclamação eu faça já me lançam logo o tão famoso: "Você está precisando arrumar um namorado!" Tenho pavor dessa frase, como se namorado fosse resolver meus problemas.

Não! Eu não posso esperar que outra pessoa me faça feliz, não mais! Eu já caí nesse e me dei mal, então agora preciso ser feliz por mim mesma e esse é meu plano, as pessoas deveriam respeitar mais a escolha das outras!

Mas será que se eu fizer 30 anos e estiver solteira morrerei sozinha?!



Acontece que tenho que lidar hoje com assuntos mais sérios, mais financeiramente desastrosos e não sinto que darei conta. Os 30 anos nos é apresentado com muito peso à vida toda e quando olho para mim e vejo tudo igual ao que era antes me assusto pensando que algo está faltando.

Porque não tenho marido? Nunca precisei me preocupar com crianças indo à escola, ou o preço da fralda ou quem sabe festa de aniversários de crianças.

Será que isso que me falta é realmente obrigatório para todas aos 30 anos?! Eu não sou normal é isso?! Eu não posso fazer a minha própria regra?

Porque eu realmente quero levar uma vida diferente e não estou sendo rebelde. Meus 30 anos vieram com planos, sonhos e descobertas. Eu serei uma escritora! Não está bom?!


Preciso ser uma escritora casada, com uma casa própria com jardim na frente e um casal de gêmeos dormindo em seus berços coloridos para estar tudo certo?

É pesa mais sim, mas quem faz isso não sou eu, me olho no espelho e sou exatamente igual de quando fiz 22 anos, nem rugas eu tenho ainda, mas definitivamente meus cabelos ficaram mais brancos, eu tenho mais dúvidas, mais sonhos e menos dinheiro!


Essa formula não está balanceada, mas quando teremos formulas perfeitas na vida?! Aos 50?!


Sim, nós sabemos!

Acredito que no fundo todos nós sabemos o que é necessário para nos darmos bem.
No fundo, mesmo que seja BEM lá no fundo mesmo, nos já conhecemos a saída.


A consciência da gente é algo fora do padrão, tem voz própria e não depende de nada. Ela grita o tempo todo.

Não mate: E não é porque existem leis para isso e sim porque a consciência da gente sabe o que vai acontecer, ela entende que ficaremos preocupados e nos sentindo monstros.

Estude: Não para mostrar para os outros que você é melhor, mas porque ela sabe que daqui uns anos, você irá estar cansado e precisará de uma aposentadoria boa para enfim, descansar.

Evolua: Não porque Darwin ensinou que o ser mais adaptado é o que sobrevive, mas sim porque sua consciência já percebeu que se você não crescer irá sofrer em dobro.

Então, se mexa! Você sabe o que fazer.

Quando eu estava na pior, dentro de um relacionamento falido e furado eu sabia exatamente o que fazer, mas fui para o psicólogo, tive incontáveis conversas com amigos, pais e sei lá mais quem.

Tentei milhões de caminhos, mudei meu modo de viver, minhas paixões, meus costumes e no final fiz exatamente o que minha consciência havia gritado no primeiro dia de duvida: CAI FORA!

Eu sempre soube, estava ali, mas eu tinha medo de ficar sozinha, tinha medo de nunca mais conseguir alguém para ficar junto, medo de admitir que apostei TODAS minhas fichas em algo que já começou terminado, vergonha, insegurança, pena de mim mesma e no final, perdi 5 anos da minha vida negando um conselho que eu mesma estava me dando!


Se você passa hoje por algo que vem te torturando, pare por uns minutos no mais completo silêncio e escute os gritos histéricos de sua consciência, provavelmente irá te poupar um tempão.

Não busque fora sem antes procurar dentro. Aprenda a se escutar, a se conhecer a se entender.
Como você funciona? O que faz você mudar de verdade? Até quando você aguenta essa situação. Acredite, chega uma hora que as opções acabam e só te resta mudar...
Mesmo que seja para poupar a grana do psicólogo!


Você já conheceu um psicopata?


Claro que você não ia saber, eles não andam por aí com uma tarja na testa dizendo quem são, mas provavelmente você já se deparou com algum.

Eu estou lendo um livro que chama Perfil de uma MENTE CRIMINOSA e não consigo parar de pensar nisso. Porque esse assunto chama tanto a atenção?! No livro além de mostrar traços típicos de um psicopata, conta vários casos conhecidos e alguns até viraram filmes.


O curioso é que todos eram pessoas normais, inteligentes e tranquilas. Nada que chamasse muito a atenção, mas todos escondiam dentro de si algum trauma, ou medo muito grande. Todos sofreram algum tipo de agressão, mesmo que psicológico na infância.

Eles estão entre nós e são nossos vizinhos, são amigos dos nossos filhos, são colegas na escola, pode ser qualquer um.


Mas sabe o que mais me chamou a atenção. Os maiores culpados de hoje existiram psicopatas são os pais sabiam?! Eles que criam os monstros dentro das crianças, eles que despertam a fúria que todos nós temos, mas que controlamos durante a vida toda. Eles que deixam de dar a base necessária a essas pessoas.

Quem poderia dizer que um goleiro famoso e popular se mostraria um psicopata um dia?! Quem poderia prever que uma mulher aparentemente normal picaria o marido e colocaria em malas só porque descobriu uma traição? 

Dexter - O psicopata mais amado do mundo! 

Quem acreditaria que ao levar um não da namorada, um garoto entraria em seu apartamento e a mataria em frente às câmeras do país todo?! Esses são os psicopatas, pessoas comuns que não sabem diferenciar o certo do errado, que não medem consequências, que não pensam como nós.

O que me levou a pensar que a educação mais uma vez se mostra a coisa mais importante do mundo! Além de um psicopata acabar com a vida de outras pessoas ele acaba com a sua também, são muitas histórias destruídas pelo relaxo na educação!


É um assunto sério esse! Eu estou aprendendo demais lendo esse livro, mas já me peguei pensando mil vezes, será que já conheci um psicopata?!


Dexter deseja a você uma semana de matar!!!

Limites


As pessoas não calculam o quanto provocam uns aos outros.
Ninguém sabe exatamente até que ponto o outro aguenta quando pressionado. Cada um tem uma reação e alguns não possuem tolerância. Você já sentiu algo que fosse levemente mais forte do que você?

E se esse "algo" fosse um pouco mais forte ou mais intenso? E se prorrogado por muito tempo? Você acha que conseguiria controlar?

As pessoas chegam ao seu limite com diversas situações, nem todo mundo tolera a mesma coisa. Existem níveis para tudo.

Qual nível você está?!

Quem pode dizer quanto falta para você chegar ao seu limite? Quanto falta para o meu? E para a pessoa ao seu lado? Você teria coragem de provocá-la agora?

Então você critica o homem que deu um tiro no vizinho por causa do lixo, comenta o quão bárbaro é o mundo hoje em dia, mas não pensa um minuto sequer no tamanho da tolerância desse homem. 

Será que seu limite já foi colocado a prova?

Quantas pessoas você teria agredido se isso não fosse um "pecado divino"? E se fosse permitido?
Quanto lixo de vizinhos, você aguentaria? 

Agora aí sentado tranquilamente no seu trabalho ou na sua casa minhas palavras podem parecer absurdas ou irrelevantes, mas experimente ler novamente depois de uma calorosa discussão no trânsito! As coisas mudam de parâmetro!

Qual o seu limite? Você já chegou perto dele?


Dia dos namorados para quem está sozinho com gostinho de Pão com açúcar!


E bem nesse dia eu te pergunto:

O que faz você feliz?
Você feliz o que é que faz?
Você faz o que te faz feliz?
O que faz você feliz você que faz.


É sim, é você que faz e não precisa de um namorado. Se tiver legal, mas se não tiver também tá valendo. Dá pra ser feliz sozinho, eu garanto.

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?




Você duvida? Já tentou ficar sozinha (o) por algum tempo? Tentou conhecer essa pessoa que você vê no espelho toda manhã?

Você pode ser o que alguém está procurando também, mas por enquanto eu sugiro que seja feliz. Porque você nunca sabe onde encontrará essa fórmula da alegria!

Tem em tantos lugares sabia?

E se a felicidade voa num balão
Tão alto onde já não se enxerga mais
Mas só ela pode lhe tirar do chão
Pra ser feliz o que é que você faz?


Dá para sorrir sozinho, dá para munir-se de amigos, dá pra viver em festa.

Não que isso não dê certo para quem está namorando, também dá, mas ao contrário do que todos dizem, dá pra ser feliz sem ser casal.

Todo mundo procura a felicidade em outra pessoa, mas esquece de olhar para aquele tal reflexo que eu falei. Sim aquele que você vê toda manhã no espelho.

É tão fácil e não precisa de nada a não ser vontade.

A felicidade está por dentro
Mas não vai sair no raio x
Você provoca os próprios sentimentos
O que você faz pra ser feliz?




Eu procurei em todos os lugares, pensei ter encontrado durante um tempo.

Até que do nada ela foi embora, terminou comigo!

Daí eu pensei: - Não, a felicidade não pode terminar comigo!

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?


Eu entendi então que eu precisava provocar esse sentimento em mim. Eu precisava descobrir ele todo só por mim e sem ninguém ao meu lado.

Não posso depender da boa vontade alheia para ser feliz compreendem? Daí eu entendi:

Longe perto, dentro, tanto faz
Quem quer felicidade corre atrás
E, às vezes, ela está debaixo do nariz
O que você faz pra ser feliz?


Eu me faço feliz! Eu sou mais interessante. Eu fiz isso pra mim pra ser feliz!

E agora eu te pergunto:

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?


Feliz dia dos namorados, mesmo que você esteja namorando aquele lá sabe? Aquele mesmo! O reflexo que você vê toda manhã!




O que realmente importa?

Então você trava batalhas homéricas...


Mata um leão por dia no seu serviço, aguenta "bucha grossa" do patrão, passa por cima de opiniões contrárias as tuas. Vai no banco e escuta um monte de baboseira sobre suas finanças. Morre de vontade de comprar um milhão de coisas. Paquera roupas na vitrine, sonha com livros das prateleiras da bibliotecas.

Leva teu carro para consertar, mesmo ele não sendo o que você sonhou, é o que tem. Você sonha com um novo, mas pechincha com o mecânico. Discute com o vizinho, resolve brigas dos filhos, discute com empregados e... 

Algo bem pequeno acontece! 

Algo que você nem pensava, nem esperava e nem ligava. 
Algo que estava guardado em um lugar bem seguro no seu subconsciente e BUM! Você cai! 

Daí você se sente menor que um poeira e aquele leão do seu serviço que você costuma matar todos os dias parece bem mais feroz, seu patrão apresenta as mesmas opiniões, mas agora parecem pior que tudo no mundo. 


Uma simples conta com os centavos diferentes do que estava no seu orçamento já serve para aquele restinho de graça que você tinha conseguido guardar se “escafedesse” de vez e você explode com o coitado o mecânico, quase dá um tiro no seu vizinho (sorte que não tem porte de arma) e ainda coloca seus filhos de castigo por... Porque mesmo?!


Não é tempestade em um copo d´ água como mostra a figura... É a gota que faltava para o copo cheinho transbordar. Quem nunca se sentiu assim?

Quem nunca se viu perfeitamente gravando aquele filme UM DIA DE FÚRIA? Eu poderia fazer aquilo!

Então se você está assim hoje, relaxa. Vai passar.

Desmarque teus compromissos e vai escutar uma música boa, vai ler um livro bacana ou ver um filme - menos UM DIA DE FÚRIA tá?!

Eu estava assim semana passada e hoje estou bem! Tudo passa!

Bom final de semana! \o/



***


Já conferiu resenha completa da série LOST no cultura viciante?
Clique AQUI e aproveite!


Quando o tempo passa...


Se você é do tipo que gosta de ler eu recomendo que continue o post, porque vale a pena demais ler isso.

Esse texto foi trazido para cá diretamente do BlogEntrelinhas do querido Will e definitivamente é um dos textos mais belos que já li aqui na blogosfera. Portanto não farei considerações, ele fala por si só e qualquer coisa que eu disse ficará sobrando! Aproveite e se delicie com as palavras desse nosso amigo brilhante!


Você acorda cedinho, depois do banho se olha no espelho e diz: 40 anos...
Percebe que a vida não mudou tanto, até gostaria que mudasse mais. Imagina como vai ser daí pra frente.
Uma discreta neve começa a trazer um delicado inverno aos cabelos, o metabolismo do intestino tem estado mais lento, os joelhos sutilmente já reclamam após uma corrida matinal.

Nota uma sensação de juventude perdida: livros não lidos, filmes não vistos, amizades que se apagaram, mulheres que não amou, show do Caetano que não foi, romances escritos e não publicados, e concorda com Hipócrates: “A vida é curta, a arte é longa. A ocasião fugidia...”

A memória que sempre foi prodigiosa começa a pregar peças: conversa por minutos a fio com uma conhecida na fila do mercado, despede-se, sabe quem é, mas não se recorda o nome dela. Ingrata memória, às vezes você esquece até os mandamentos ou um amor do passado...

Outras vezes, a memória se redime quando você vê uma reportagem na tevê com o Zico, lembra-se como se fosse ontem que, garoto, você acordou cedo em 1981 para vê-lo levantar a taça de campeão do mundo pelo Mengão. É quando a memória se põe mancomunada com a saudade e inunda você de ausências. Aí você se lembra do jagunço filósofo Riobado: "Toda saudade é uma espécie de velhice". E conclui: o que é a memória, senão um espelho coberto que por vezes fica nu para nos seduzir ou nos envergonhar...

Reencontra um velho amigo e o acha tão acabado, mais tarde se lembra que ele tem a mesma idade que você. Estranha, quando aguardando para uma consulta médica de rotina, um garoto lhe chama, é o médico.
Começa a entender no espelho o texto sagrado, quando o sábio rei Salomão refletindo sobre a brevidade da vida constatou ter se divertido, alcançado riquezas, gozado realizações, tido todas as mulheres que um homem poderia desejar, mas depois abaixou a cabeça e concluiu desiludido: “... era ilusão, era como se eu estivesse correndo atrás do vento”.

A vida começa a falar com você de forma misteriosa.

O livro que está lendo (‘Risíveis Amores’) diz a você na noite anterior: “Atravessamos o presente de olhos vendados, mal podemos pressentir ou adivinhar o que estamos vivendo. Só mais tarde, quando a venda é retirada e examinamos o passado, percebemos o que vivemos e compreendemos o sentido do que se passou”. Touché, amigo Milan Kundera.

O rádio toca uma canção antiga: “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe, só levo a certeza de que muito pouco eu sei ou nada sei... Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, um dia a gente chega e no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”.

Então, desconfia que a vida é uma travessia, onde por volta dos quarenta olha-se para a metade percorrida e gostando ou não, se dá conta de que com sorte só terá a outra metade para virar o jogo ou continuar ganhando e perdendo.

Percebe, então, que a vida não é só um fenômeno biológico, um bater de coração ou uma onda cerebral, mas um desígnio sobrenatural que se firma na busca e na oferta da felicidade.

Compreende que a essência da vida se alimenta dos sutis perfumes de um lindo jardim de amizades, da luz do sorriso de um filho, da confortável delicadeza de uma palavra amiga (dita ou ouvida), da chama de um encontro esperado, do calor e do encaixe do corpo da pessoa amada revelado no doce desejo apaixonado, da textura dos cabelos de uma garota bonita entrelaçando seus dedos enquanto ela toca as estrelas na infinitude do amor...


Excelente semana!

Afinal... Estamos sozinhos no planeta?

Deixemos a religião e os dogmas de lado, para quem não acredita leve isso como uma brincadeira apenas...

Vocês já pararam para pensar como o mundo é cheio de mistérios sedutores?

Portanto, vamos adotar por um minuto que os cientistas estão certos e que somos todos, uma evolução de pequenos organismos unicelulares! 

Que deles se formaram alguns microrganismos e que com a evolução passaram de anfíbios para pequenos répteis, partindo para grandes dinossauros... Um Big Bang e pronto!


Nós somos um braço pequeno na evolução, dos mamíferos se fizeram os divertidos macacos que com sua esperteza aprenderam a se comunicar e mais tarde se uniram para formar comunidades, adotando uma voz mais ativa e nítida... 

Construímos tudo ao nosso redor, mudamos paisagens, criamos subterfúgios e finalmente conseguimos criar outros seres complexos como nós. Certo ou errado, evoluímos ao máximo!


Nem por isso temos direito de destruir tudo! Não é assim que a brincadeira funciona! Outros organismos se formaram conosco, peixes, aves, plantas... Aprendemos a dominar e só, mas eles vivem com a mesma intensidade que nós!

Esse vídeo mostra que em apenas 1 minuto que não estamos sozinhos nesse plante! É para pensar não é mesmo?!




Para quem gosta de cultura, queria deixar um convite aqui para que visitem meu Blog literário chamado Cultura Viciante. Será um prazer enorme contar com sua visita por lá!
Clique AQUI e confira as resenhas de livros, filmes, séries e muita novidade!

Uma reflexão apenas...



Hoje é dia 11 de setembro e só de ler a data podemos ver a atmosfera ficar mais triste e todos sabem por quê.

Na radio logo cedo já se podia ouvir homenagens ao grande país que é os Estados Unidos e desabafos (agressão verbal digo) a Extremistas Muçulmanos Assassinos. (Foi o que eu ouvi)
 

Certo, foi horrível o que houve, mas não se pode, ou não se deve generalizar uma raça toda por uma facção e antes que gritem que sou Anti Norte Americanos vou logo dizendo, também sou contra tal ato. Atentados terroristas são injustos e servem para que? Para criar pânico em pessoas que nada poderiam fazer.

Ver aqueles aviões se chocarem contra as maiores Torres do mundo me deixou abalada, mas quer saber o que me deixa abalada também?

- Pessoas se explodindo matando centenas e milhares ao seu redor.

- Países invadindo territórios para conquistar petróleo.

- Países denegrindo toda uma cultura para impor o que "pensa" ser o mais certo.

- Pessoas morrendo de fome quando milhões de Big Mac´s são lançados no lixo por mero capricho...

Isso também me deixa abalada.

Eu poderia ficar falando de milhões de pontos positivos que os Estados Unidos têm. Na verdade eu moraria lá com certeza. Adoro a língua, os costumes, os filmes, a comida, as pessoas, a geografia... Mas o país conta com pontos negativos enormes também que não podem ser esquecidos jamais.

Meus pêsames para as famílias que perderam entes queridos nessa tragédia. Sinto muito mesmo. Muita gente inocente e de bem morreu nesse atentado, mas não vamos transformar toda uma nação em potenciais terroristas porque não é isso que acontece. Aquele povo sofre demais e de diversas formas.

Temos terroristas aqui no Brasil também sabiam?! Ah e nos Estados Unidos também!
 
 

O fio da vida

Como é difícil ver alguém que amamos debilitado em uma cama de hospital.  Eu sei que a idade avançada trás problemas de saúde,  mas ninguém está preparado para passar por isso.


Estou falando de quem esta fora, olhando para o problema, mesmo que este esteja envolvendo alguem muito amado, mesmo assim estamos fora. Agora me pergunto,  e que vive isso? O que é ter 92 anos de idade e se ver doente em um hospital?


O que conta nessa hora? Ideologias, crenças, o passado? O que é mais importante o que fizemos aos outros ou o que nao fizemos? 


Fico pensando o que sente uma pessoa que nao acredita em Deus em uma hora dessas! Ou quem sabe uma pessoa que nunca nem parou para pensar nisso, existem as que nao sabem se acreditam em algo ou nao!


Como se sente um idoso sabendo que esta no fim do caminho, como ele olha pra vida? Como eu irei olhar para minha vida?


Alguem deseja de verdade morrer? Mesmo acreditando em minha religião e tendo certeza do que vai me acontecer, ja achem aqui dentro de mim a maldita duvida: E SE...


E se for tudo diferente?
E se eu estiver errada?
E se meu vizinho ateu estiver certo?
E se minha fé ainda for pequena demais.
Quem se arriscaria de verdade nessa viagem sem certezas e sem volta?
Vai doer? Eu nao quero ir...


Nao tenho medo de morrer...
Tenho medo de descobrir que estou errada!

E você? O que pensa dessa inevitável passagem?

Pessoas descartáveis


Esse post esta pronto em minha cabeça há muito tempo e também inclui outra categoria de pessoas além das descartáveis: PESSOAS QUE DEVEMOS APRENDER A DESCARTAR.

Vai por mim, hoje é sexta e você tem tempo, então libere alguns minutos para ler esse texto que sei que irá se identificar com pelo menos uma frase.


Logo de impacto pode parecer desumano taxar pessoas de descartáveis e desde já eu digo que estas não são necessariamente desagradáveis. Pelo contrario, costumam ser atraentes e divertidas, mas assim como um suculento DOCE têm prazo de validade.

Conheço uma pessoa que vejo apenas uma vez por ano e a cada visita nos divertimos muito, falamos de tudo, saímos para dançar e curtir. Essa pessoa promete mandar emails quando se for, promete enviar objetos de presente, promete documentos, agrada, diz que não quer perder contato, blá blá blá ...

E no fim sei que tudo será esquecido e que assim que o avião decolar com a tal pessoa dentro tudo que foi prometido e combinado será imediatamente jogado no lixo da amizade provisória.

Sim digo provisória porque ano que vem vamos nos encontrar e faremos tudo de novo porque a "droga" da pessoa é legal. Só esclarecendo, eu faço minha parte, tento manter contato, mando emails, mas não posso fazer tudo sozinha certo?

Como proceder? Já fiquei bastante chateada com essa situação, pensei em cortar relação de amizade e até ignorá-la já passou pela minha cabeça, mas nãosou assim. Não gosto de jogar boas risadas fora e acredito que isso iria me chatear ainda mais. Caminhei na dúvida até que aprendi que posso sim descarar essa mágoa se eu rotular essa pessoa como DESCARTÁVEL, que é nada mais, nada menos do que BAIXAR MINHAS ESPECTATIVAS. Nossa isso é saudável demais.


Não quero incentivar ninguém aqui a rotular os outros, isso é ma separação que faço dentro da minha cabeça. Aqui dentro desse cérebro COMPLICADO DEMAIS existem repartições e cada uma delas leva um nome, eu coloca cada pessoa em seu "quadrado" assim posso agir da melhor forma possível. Alguns eu sei que posso contar sempre, são 100% confiáveis e ficam no quadrado FAMÍLIA E AMIGOS - Esse é meio vazio devo dizer. Algumas pessoas são meras conhecidas, outras são apenas divertidas e as de que falo hoje que são as descartáveis, só isso!

Mas é sério, porque algumas pessoas simplesmente não conseguem se comprometer. Amizade requer cuidados, reciprocidade e doação, parece muito, mas é legal fazer isso aos outros. Gostaria muito de mudar essa pessoa de setor dentro do meu cérebro, queria passa-la para o "Quadrado dos amigos permanentes que ligam toda semana e perguntam como você está", na verdade queria extinguir os tais descartáveis por que eles me fazem falta quando se vão!

Se você leu até aqui e percebeu que talvez alguém possa estar te rotulando como uma amizade descartável pare e repense nas suas atitudes, a culpa não é do outro e sim sua!

O post ficou extenso, sei que muita gente vai me “esfolar” por que eu acabei de dizer que rotulo as pessoas (mesmo que somente em pensamento) então vou deixar para falar sobre o outro compartimento semana que vem!

Ok já podem me denunciar por pensamentos de bulling!

Amigos e amores

A verdade é que a amizade e o amor são bem parecidos, mas a meu ver este segundo aparece para nós de maneira mais simplificada.

Vejo inúmeras pessoas falando sobre esse sentimento tão contraditório que nasce no nosso coração e não consigo evitar um pensamento: Mas é tão mais fácil ser amigo, será que realmente esses sentimentos são iguais?


Para começar, nem um nem outro seria tão pleno e puro se viesse sozinho. Amar é sentir companheirismo por outro lado para ser um Bom amigo (com B maiúsculo) é preciso uma dose de amor.

Já ouviram aquela frase: “Amigo não se faz, amigo se encontra”. Eu não sei quem a inventou, mas para mim é um gênio! Ninguém acorda e decide: “Hoje farei um amigo” – e muito menos: “Hoje encontrarei o amor da minha vida” – Bem seria fantástico isso né?!


O fato é que quando conhecemos alguém que se tornará especial, seja ele amigo ou algo mais, sentimos bem lá no fundo uma certeza. Algumas pessoas têm a capacidade de entender isso e sofrem menos, outras não ligam para o que dizem os sinais interiores que temos e passa a vida tentando e sofrendo. Confesso que sou das que sofrem!

Amar é bom, mas por se tratar de um sentimento complexo e por não ser entendido facilmente por todas as pessoas recomendo que vá tentando aprender a amar com seus amigos. Eu faço isso diariamente e agradeço por todos meus amigos, pois os amo demais. Essa é minha forma de treinar, já que o outro sentimento ainda me assusta!

Como anda sua gaveta?


Então há muito tempo atrás conheci uma pessoa no MSN que usava como frase: Limpando Minhas Gavetas! Depois de conversar por um tempo com ela acabei perguntando qual o sentido dessa frase e foi aí que aprendi uma lição que lembro até hoje e que veio de uma pessoa que eu havia conhecido há tão pouco tempo.


Ela me disse que com o passar do tempo iriam inevitavelmente passando pela nossa vida todo tipo de sentimento acumulando assim sensações e impressões e como se não bastasse todos eles seriam trazidos por pessoas das mais diversas maneiras o que aumentaria as dificuldades.

Destas pessoas algumas ficariam para sempre ao nosso lado, contribuindo para nosso crescimento e trazendo alegrias diversas e até sofrimentos, mas outras teriam prazo de validade.

Também me lembro de ouvi-la falar que ninguém passaria pela minha vida sem contribuir com algo. Seria como se cada pessoa que eu viesse a conhecer me trouxesse um "presente" no qual eu usaria por um tempo ou para sempre, mas que deveria guardar na minha "gaveta".

Foi legal ouvir alguém dizendo isso porque nunca pensamos dessa forma, principalmente quando estamos prestes a ver alguém indo embora. O sentimento de posse nos impede de enxergar o tal presente que a pessoa nos deu e ele fica lá, esquecido, sem propósito e pior, sem ser aberto.

Mas se recebemos presentes dessas pessoas que guardamos como aprendizado ou lembrança porque é que ela estava limpando toda essa gaveta? Quando faço isso em casa jogo fora tudo que não me importa mais ou que já está estragado, mas presentes são presentes e aprendi que não devo jogar fora.

Então ela me abriu os olhos falando que nem sempre ganhamos presentes bons e que possamos aproveitar e também que nós seres humanos temos a enorme tendência de colocar nessa gaveta todo e qualquer sentimento que apareça e isso inclui tristezas que passamos pelo caminho, mágoas de pessoas que nos traiu, raiva de situações e por aí vai, esses deveríamos jogar fora.

Depois desse bate papo tão esclarecedor com essa pessoa sai do MSN e fui analisar "minha gaveta" e pude ver que nela havia tudo isso mesmo. Claro que acumulei coisas boas, mas uma grande parte já não me servia mais. Arrumar nossos "presentes" pela primeira vez é difícil, mas depois se torna um hábito, faço isso de tempos em tempos.

Essa pessoa foi das que passaram pela minha vida, não a vejo mais a muito tempo, mas o presente que ela me deu está guardado no fundo da minha gaveta e não tiro ele de lá nunca mais.

E você? Como anda sua gaveta?

Você acredita em tudo que te falam?

Algumas pessoas têm uma facilidade imensa de mentir. Sendo bom mentiroso ou não a questão é: Você crê em tudo que ouve?


Tenho um professor que conta cada coisa na sala de aula, faz todo mundo morrer de rir, mas turma toda já desconfia que uma boa parte seja mentira, ou pelo menos que a história foi "aumentada" umas 3 vezes de tamanho e periculosidade. Você já passou por isso?


Conheço pessoas que vivem um sonho de vida, na internet é fácil fazer isso, mesmo assim olhando de perto fico pensando será que é real? Quer dizer, que vida é perfeita hoje em dia? Lembrei-me de uma blogueira, (calma não é das ativas aqui do blog, aliás, acho que ela nunca me visitou então provavelmente não é pra você que está me lendo que estou falando...).

 Continuando, essa blogueira tem uma vida perfeita, marido lindo, romântico, sarado, caseiro, alegre, feminista e bajulador! Uma filha inteligente, educada, linda, antenada, popular! Uma casa perfeita em um bairro perfeito numa cidade perfeita e turística. Ela vive reclamando que está gorda e coloca suas fotos no blog e na verdade ela é linda (não é perfeito isso) e chove comentários "pagapauzences".


Porque eu leio o blog dela ainda? Porque as idéias dela são ótimas, tirando a marmelada da vida perfeita lá é muito inteligente. Porque eu não falo nada pra ela? Porque isso não se faz, simples assim.

O que fazer numa situação dessas? Olhar friamente para a pessoa e dizer: - Fulano, pode parar, sei que é tudo lorota o que você está falando...  Ahhh não tenho coragem disso, alguém ai tem?

Por isso seguimos em frente e deixamos todos mentindo descaradamente, mas os “Pinóquios” de plantão ai precisam saber:

Nós não acreditamos em tudo!

Algumas pessoas até ganham dinheiro com isso, mas uma hora ela vai cair, como dizem mesmo?

Mentira tem perna curta...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...