Mostrando postagens com marcador Verme!. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Verme!. Mostrar todas as postagens

[Lançamento] Royal 47 – Jim Carbonera

Ah, que feliz que eu estou em anunciar mais um lançamento do meu amigo Jim Carbonera.
Eu o acompanho (e ele me acompanha também) desde o primeiro livro Divina Sujeira e sei bem o quanto essas obras foram trabalhadas.

Jim Carbonera e seu cabelão lindo!

Jim Carbonera é o tipo de escritor que te transporta para aquele lado boêmio que todos temos, sabe? Tem aquele tipo de escrita que te faz confundir personagem com autor e isso é delicioso demais. O mistério em torno dessas obras e o tom despojado que ele dá em cada linha é seu grande diferencial.



E é com enorme prazer que eu anuncio aqui o lançamento do terceiro volume que conta a vida de Rino Caldarola. Dá uma olhadinha na sinopse e na capa:

Royal 47


Sinopse: Nesta obra, Jim Carbonera mantém sua narrativa infame e vil dos livros anteriores. Nomeia cada capítulo como se estivesse homenageando-os e transforma Royal 47 em um romance feroz e corrosivo. Seu protagonista, Rino Caldarola, deixa de morar com os pais e muda-se para um ambiente conturbado e efervescente. Uma nova visão sobre o mundo está prestes a nascer das teclas de sua primeira máquina de escrever que, além de auxiliá-lo em seu novo objetivo — de escrever um romance datilografado —, se transforma em sua principal companhia. Rino, sem receio algum, mantém-se o bon vivant inconsequente de outrora e utiliza-se da insensatez como válvula de escape para enfrentar os desígnios da vida. Jim Carbonera expõe explicitamente um personagem que desdenha a sobriedade civil, inspira-se e deleita-se em tudo que o cerca e, definitivamente, utiliza a sociedade como seu espelho transgressor.

E para quem está no Rio Grande do Sul, não deixe de prestigiar o lançamento do livro. Estão todos convidados e o convite está logo abaixo:



Apareça! Tire fotos! Divulgue!


[Livro} VERME! do escritor Jim Carbonera

Eu não sabia, mas esse livro VERME! é o segundo volume de uma tetralogia e, felizmente, eu já li o primeiro, que se chama DIVINA SUJEIRA. Resenha AQUI.

A obra toda gira em torno da vida e do aparente crescimento de Rino, um homem boêmio que almeja ser escritor.

Em Verme! Rino volta a morar com os pais na Zona Norte de Porto Alegre e sofre com a falta de inspiração. Sua família é bem característica e mostra claramente o modelo de família desestruturada.

Pais separados vivendo juntos por conveniência. Uma filha que vive a vida dela sem participar muito e Rino que vamos conhecendo aos poucos. No livro anterior ele vivia na Zona Sul da mesma cidade, então já deu para notar que o autor vai fazer um tour pela capital do Rio Grande do Sul, o que eu acho ótimo.

Não posso deixar de citar outro escritor que também gosta de contar histórias que se passam em lugares reais aqui no Brasil: André Vianco. Ele escreve suspense e terror (vampiros) e a maioria das cenas se passa em Porto Alegre e Osasco, onde ele mora hoje. Jim Carbonera está fazendo isso. Queria conhecer mais dessa cidade do sul para me encontrar melhor na história, isso é superdivertido.

Enfim, Rino busca inspiração ao lado de amigos (alguns bem barra pesada) e amores ou casos rápidos e sem muita importância. Ele gosta mesmo é de viver tranquilamente, mas sua rotina e também o lugar que está não estão ajudando muito em sua empreitada literária.

O livro tem um final que nos deixa pensando e por isso fui atrás do escritor para saber se teria uma continuação, E TEM!!! Mais dois volumes \0/

Enfim, com base nisso tudo, resolvi fazer umas pequenas perguntinhas para o Jim Carbonera que é um cara muito bacaba, porque acho legal conhecer o escritor e identificar o que existe dele na obra. Lá vai:

Jim Carbonera em sua Noite de Autógrafos
1- Quanto de você existe no Rino, seu personagem principal.

Gosto de dizer que somos diferentes. O Rino tem a vida dele, sua personalidade, seus questionamentos, etc., e eu tenho a minha, muito mais recatada. Literalmente, o Rino gosta de fazer um strip-tease diante do leitor, diferente de mim, que me mantenho mais sóbrio no meu dia a dia. Sendo mais objetivo, meu protagonista é uma personificação de muitos desejos conscientes e inconscientes meu. Mas a real semelhança se dá, principalmente, no cenário em que ambos vivem e pela sociedade que nos cerca.

2- O Rino já vem te acompanhando faz tempo, desde outras obras e parece que ainda terá um futuro. Como foi sua criação? Já pensou em criar uma protagonista mulher?

A ideia surgiu em criar um alter ego, porém, com o tempo, o personagem ganhou vida própria, com seus próprios anseios, ambições e objetivos. Sobre criar uma protagonista mulher, acho que seria um desafio bem graúdo, ótimo para me aprofundar em pesquisas relativas ao sexo feminino. Esses dias escrevi um conto em primeira pessoa, e a narrativa se deu através de uma mulher. Acabei cogitando de num futuro criar uma "Rina", quem sabe.
     
4- Quais são os escritores que te inspiram?

Entre tantos, vou citar apenas um, que é meu ídolo e herói em termos de literatura: Pedro Juan Gutiérrez. Escritor cubano e autor dos magníficos Trilogia Suja de Havana e Animal Tropical.

5- A música faz parte da sua criação ou você prefere o silêncio para escrever? (Deixe alguns exemplos do que escuta)

Ah, ótima pergunta. Sempre escrevo escutando blues, porém, em dado momento, estou tão concentrado na história que não absorvo mais absolutamente nada do que está tocando. Muitas vezes a música já terminou há uma cacetada de tempo e nem notei.

6- Como um escritor independente, você acabou criando um selo chamado Boêmia Urbana (que por sinal eu faço parte com minha primeira obra). Outras pessoas podem te contatar para publicar também? Deixe seus contatos para os interessados.

Quando criei o selo, minha ideia principal era poder me tornar 100% autônomo em relação as minhas obras, sem me obrigar a estuprar meus livros para me curvar diante do mercado editorial. Porém, nunca pensei em publicar outros livros a não ser os meus. Mas sem dúvida, se aparecesse algum escritor interessado em lançar sua obra através do Boêmia Urbana (como foi no seu caso), sem dúvida colocaria o selo à disposição para ajudar no que fosse preciso.

Aproveito o espaço, Camila, para agradecer sua gentileza em divulgar o meu trabalho. E gostaria de convidar aos leitores que tiverem interesse em conhecer um pouco mais do Jim Carbonera, para acessar: www.jimcarbonera.com, lá encontrarão minha biografia, livros, contos, fotos, redes sociais, etc.

*****

E como nenhuma parceria passa despercebida aqui no Blog, o Jim Carbonera disponibilizou um exemplar – autografado – para sorteio! YEAH \O/


Regras Básicas:

1 - Seguir o blog é essencial e primeira regra do sorteio.

2 - Responder o e-mail que eu enviar no prazo de 48 horas. Após isso haverá outro sorteio.

3 - Deixar um comentário neste post, nem que seja para me dar "ALOHA". Não precisa deixar e-mail. 

4 - Leitores de fora do país também podem participar. O prazo de entrega de vocês é maior, obviamente.

5 - Preencher o formulário abaixo o máximo que puder! (Coloquei o máximo de chance possível, aproveite!)

a Rafflecopter giveaway

Boa Sorte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...